PLANEJAMENTO

By Naida
  • ETHEL

    ETHEL
    ...acredito que o material permanece em sua maioria voltado para um grande número de alunos, sendo preparado para atender a todos. Porém, as novas ferramentas tecnológicas, possibilitam uma interação na qual os alunos podem dar a sua opinião e demonstrar a sua aprendizagem individual.
  • ALINE

    ALINE
    ...o aluno não é um simples receptor de mensagens educativas e conteúdos planejados, produzidos e distribuídos por um centro docente, sem possibilidade de esclarecimentos e orientações. A atividade educativa, como processo de comunicação, é bidirecional, com o conseqüente feedback entre docente e aluno.
  • ANGELICA

    ANGELICA
    A individualização do aluno em cursos de EAD é a base[...] pois faz com que o aluno explore o máximo do seu potencial, através da iniciativa, da criatividade, do estímulo, a qualquer hora e lugar.
  • ELZA

    ELZA
    Na EAD o ensino é personalizado por oportunizar que o aluno participe de acordo com a sua motivação. Nessa perspectiva o aluno atua no seu tempo e de acordo com o seu interesse.
  • VANESSA

    VANESSA
    Cada aluno absorve o conteúdo individualmente, compartilha seu conhecimento com a turma e esclarece suas dúvidas com o tutor que analisa cada questão individualmente, permitindo uma "aproximação" que não é possível na educação presencial.
  • CARLOS

    CARLOS
    Na educação a distancia somos, com certeza mais individualizados. Até porque somos instigados a todo momento, participarmos mais ativamente dos assuntos propostos.
  • ILSETE

    ILSETE
    Esse processo de individualização com certeza é a base para os cursos em EAD, pois nosso aprendizado depende única e exclusivamente do nosso empenho. É claro que motivados pela equipe pedagógica através do material, links e contatos com o grupo...
  • HELLEN

    HELLEN
    Acredito que individualizam sim o ensino, pois através do ensino on line é possível atender o aluno e suas necessidades de aprendizagem, o que seria quase impossível para um professor presencial, pela questão do tempo.
  • ANGELA

    ANGELA
    ...penso que individualização na EAD tem um diferencial em relação ao ensino presencial, que é a valorização da participação de todos os alunos. Numa sala de aula presencial normalmente os alunos “falantes” é que participam expressando suas opiniões. Na EAD todos os alunos podem ser “ouvidos” através de seus comentários.
  • ADELAIDE

    ADELAIDE
    Vejo a EAD como uma porta que se abre a todos e bem sabe usufruir o “recurso das novas tecnologias da informação e comunicação”, que associado ao mundo educacional nos possibilite uma aprendizagem autônoma ligada diretamente a questão da individualização.
  • ERIKA

    ERIKA
    Na EaD o professor tem um feedback maior do aluno, apesar de ambos não terem contato direto, o tutor precisa da resposta do aluno diariamente, está em constante processo de avaliação.
  • JAILSON

    JAILSON
    ...minha autonomia como aluno foi muito mais estimulada, já que, tive de me organizar para estudar mais. Partilhar conhecimento era muito teórico para mim, ao entrar no universo EAD, passou a ser uma realidade prática e viável, com resultados bastantes positivos.
  • EDILAINE

    EDILAINE
    Os desafios do mundo moderno, nos leva a buscar soluções para lidarmos principalmente com o fator tempo, sendo assim a EAD nos proporciona um crescimento enorme, pois envolve um trabalho de equipe dentro de um espaço para a troca de infomações.
  • ANADIA

    ANADIA
    Acredito que a motivação veio por estar cursando algo que será de grande utilidade acadêmica (descobri que é o aspecto teleológico da motivação) e também pela estímulo que é contar com tutores que nos instigam e dialogam conosco durante este processo de ensino -aprendizagem.
  • CAMILA

    CAMILA
    Um ambiente virtual dinâmico torna o ensino mais interessante. Ocorrendo uma grande interação entre os participantes, através dos fóruns oferecidos. Dessa forma, os alunos elaboram textos e compartilham ideias sobre os conteúdos propostos, tornando assim, o processo ensino-aprendizagem mais eficiente e duradouro.
  • HASLA

    HASLA
    Acredito que que os "motivos combinados" (compostos pr uma combinação de motivos inatos e aprendidos.) acabam por nos ajudar a aprender em cursos como os oferecidos pela EAD. Contribuindo para o aprendizado mais individual.
  • ANDRE LUIZ

    ANDRE LUIZ
    Com a EAD é possível atender aos diferentes estilos de aprendizagem como cada pessoa é diferente das outras, cada uma tem as suas necessidades, seus objetivos, seu estilo cognitivo. Cada pessoa usa as estratégias de aprendizagem que lhe são mais positivas, ou seja, cada um possui um ritmo de aprendizagem específico e a educação a distância permite ao professor realizar essa tarefa.
  • CAMILA LACERDA

    CAMILA LACERDA
    O ensino distância é preparado pensando no aluno (na diferença cultural, no tempo, na disponibilidade e nas dificuldades que serão encontradas no decorrer do curso), sendo os nossos tutores estão preparados para nos receber, nos estimular e nos avaliar permitindo a interação entre os envolvidos.
  • ADRIANO

    ADRIANO
    A motivação para estudar e trabalhar com a educação a distância é a possibilidade de poder realizar um curso de qualidade que estimula o aluno, no meu caso particular estimula a desenvolver minha capacidade de escrita, participar das discussões nos fóruns e no caso deste curso que estamos realizando a clareza nas avaliações.
  • ELIZABETH

    ELIZABETH
    ...fiz uma graduação presencial e uma a distância, posso garantir que minha aprendizagem se deu principalmente na Ead, através de atividades que me impulsionaram a ler mais e buscar além do material didático disponível.
  • ANGGELICA

    ANGGELICA
    A Ead potencializa a capacidade de individualização uma vez que, como o aluno deve praticar sua autonomia, buscando um ritmo próprio de estudos, a sua aprendizagem ocorre dentro de seus limites de compreensão, podendo assim delegar mais ou menos tempo aos temas estudados de acordo com o grau de dificuldade que tenha encontrado. Outro item que colabora é a possibilidade de interação direta com o tutor, já que na educação presencial muitos alunos se sentem intimidados a se reportarem aos professor
  • VALQUIRIA

    VALQUIRIA
    em EAD o aluno vai se estruturando conforme as atividades que consegue realizar e assim internaliza o valor daquilo que lhe é ensinado.Penso que dessa forma o motivação vai aumentando, pois durante cada atividade ele consegue se superar e assim o AVA passa a ser uma agente motivador em seu desenvolvimento.