-
"Ao adotar o uso da Tecnologia da informação (TI) em sua disciplina, segundo Lucena (1994), o professor deve estar preparado para utilizar programas que estimulem o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos oferecendo-lhes situações que permitam a transferência de conhecimento visando a solução de problemas”.
-
Acredito que tudo pode melhorar, basta cada um de nós fazer um pouquinho. Estou implementando projetos de jogos matemática em minha sala de aula, está dando certo
-
Não é bem um projeto, mas eu já conseguir levar os alunos ao laboratório e jogamos um jogo matemático no "racha cuca", acredito que todos gostaram mas nas ultimas vezes que marque horários a internet estava distante, um forte abraço a todos
-
Atualmente, fiz a formação continuada que nos motiva a usar os recursos tecnológicos.
-
Eu participo de um projeto da Firjan no ciep 239,onde temos uma sala multimídia montada com lousa digital ,um laptop para cada aluno.Eu já comecei usar essa sala mais a internet ainda não chegou ,estou aguardando ansiosa e meus alunos também. Mais já vejo a diferença no ânimo de meus alunos para estudar matemática só porque é nesta sala.
-
No ano passado fomos contemplados com a sala SESI Matemática. O projeto tem como objetivo aliar jogos matemáticos, desafios e conteúdos. Neste segundo semestre pretendemos colocar em prática essa importante ferramenta.
-
Esta sala de Matemática da Firjan é um projeto excelente. Bom seria se todas as escolas públicas fossem contempladas. O uso dos jogos pode ser uma forma inovadora de motivação para os alunos se interessarem pela Matemática. Parabéns para todas as escolas que possuem esta sala e que os professores tenha sucesso neste projeto.
-
[...] mas estamos em busca de novas maneiras para tentar mudar essa situação, sei que é difícil disputar com o avanço tecnológico, mas temos que tirar proveito disso, uma vez perguntei a um aluno o porque que usa tanto o celular em sala de aula, e ele me respondeu " porque é proibido, e eu gosto de fazer o que é proibido". Tive que ficar quieto, pois não podemos fazer nada.
-
Concordo com você, é realmente um sonho! mais enquanto isso não acontece ,vamos trabalhando com o que temos, nós somos criativos!
-
NA escola que atuo em São Gonçalo com minhas duas matrículas abriga um NTE. Este núcleo funciona em três salas da unidade e entre outras funções recebe professores de qualquer escola da rede oferecendo cursos de aperfeiçoamento. Eu já participei de alguns no contra turno, mas os OTs ( orientadores tecnológicas) são sempre solícitos com nossas dúvidas. No início do curso da Formação Continuada solicitei várias vezes a ajuda deles, e me senti contemplada com esta fonte tão perto de mim.
-
Um projeto que me chamou muito a atenção foi o de uma amiga que transformou suas aulas de Língua Portuguesa em uma revista em quadrinhos produzida anualmente pelos próprios alunos no laboratório de informática. A cada encerramento de conteúdo ela levava os alunos e pedia que criassem uma história em quadrinhos falando do assunto (com o auxílio de um software previamente instalado por ela). Era bem interessante e deixava-os muito animados. Fora a oportunidade de perceber o que foi realmente apren
-
Estou trabalhando em um projeto no Ciep 432 onde oriento as turmas que trabalho num projeto que esta envolvendo toda a escola. Alguns alunos vieram e me perguntaram se poderiam realizar um vídeo sobre os temas abordados (terra, água, ar e fogo). Disse que sim e que seria uma ótima idéia. Gostaria de aproveitar para sugerir um site que sempre menciono para as turmas que leciono Matemática que é o www.somatematica.com.br. Este site uso desde que fazia o curso de Matemática. Fica aí a sugestão.
-
Onde trabalho é muito difícil implementar projetos que tenham por fim o uso da informática como instrumento de ensino. A infraestrutura é muito insipiente ainda, e muitos colegas acabam por resistir à tentativa por esbarrar em muitos problemas estruturais. Não acho que seja resistência pura e simples a uma nova ferramenta, tipo "medo da novidade" mas apenas reflexo de tantas boas iniciativas frustradas. No entanto, iniciativas como as desse curso são importantes aliados para revertermos esse qua
-
Sabemos que o computador não é a salvação, mas sabemos também que não podemos mais ficar no "cuspe giz". Então temos que mediar tudo, para que as coisas fluam melhor.
-
Realmente inovar sempre faz diferença, fechar o conteúdo com um "marco" deve ajudar muito na fixação do mesmo. Vou pensar em algo desse tipo, pois apenas testes e provas não empolgam as turmas, adorei a idéia.
-
Estou lendo o texto "História da Informática Educativa no Brasil". Percebi o quanto é recente e de uma forma ou de outra podemos colaborar para que ela se desenvolva com mais rapidez e se consolide da melhor forma possível para a nossa educação ainda tão influenciada pela nossa política da época das cavernas. Claro que, como já mencionei, mudanças são muito necessárias, mas sem suprimir as experiências que já deram certo e sim adaptá-las às novas demandas.
-
É claro que o novo tem que vir. E que venha de forma ordenada e organizada. O ensino é muito melhor com a tecnologia e é claro que não podemos mais ficar no cuspe giz e nem no caderninho amarelado não é?