Síntese da Feira de Recursos de Aprendizagem - FT3 - Grupo 29 - UFF/ LANTE

  • Ábaco virtual

      Ábaco virtual
    o site é bem organizado, com seus ícones separados e bem definidos, não há dificuldade em achar o que precisamos.É utilizado para trabalhar noções básicas de composição e decomposição de números
  • Quebra-cabeça do Mapa do Brasil Plugin: flash player

    Quebra-cabeça do Mapa do Brasil Plugin: flash player
    Esse recurso inova ao possibilitar, de forma lúdica, que o aluno analise a distribuição dos estados brasileiros, as fronteiras e conheça suas capitais.
  • Scribllar

    Scribllar
    É um serviço online utilizado para criar projetos em um sistema que lembra um pouco o do Power Point, além de escrever, desenhar, trocar documentos e até mesmo conversar, via chat ou voz. O programa permite o compartilhamento online de projetos para seu grupo de trabalho através de Webconferência. Serviço gratuito. É claro que os pacotes com maiores opções são pagos. O site está em inglês...http://www.scribblar.com/index.cfm
  • Geogebra – Software de ensino de matemática para todos os níveis da educação

    Geogebra – Software de ensino de matemática para todos os níveis da educação
    Com interface amigável e de forma dinâmica
    apresenta os conceitos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo e
    demonstra sua aplicabilidade em dupla janela. De um lado, mostra a álgebra, do outro
    lado, a geometria.
  • Webquests - “Dimensões da Cidadania no Oitocentos: oficinas de ensino de História”

    Webquests - “Dimensões da Cidadania no Oitocentos: oficinas de ensino de História”
    O projeto “Dimensões da Cidadania no Oitocentos: oficinas de ensino de História” foi pensado com o objetivo de discutir algumas possibilidades de realizar conexões entre o conhecimento produzido na universidade e aquele construído na escola, através da produção de propostas metodológicas – denominadas oficinas – que permitam ao professor trazer para a sala de aula questões abordadas pela historiografia recente.
  • Software Sebran é um programa de fácil manuseio que estimula o estudo de forma interativa e pedagógica.

    Software Sebran é um programa de fácil manuseio que estimula o estudo de forma interativa e pedagógica.
    Ensinar letras e números por meio de jogos que podem fazer com que as crianças realizem operações matemáticas, como a adição, subtração e multiplicação, para que eles possam aprender e se divertir ao mesmo tempo.
  • Website – Jogo de Biologia sobre Célula Animal.

    Website – Jogo de Biologia sobre Célula Animal.
    Ajudar no ensino da biologia, focando na Célula Animal através de jogo. O objetivo do
    jogo é aprender o nome de cada estrutura da Célula Animal. O usuário pode aprender e
    se divertir ao mesmo tempo.
  • Website – Linha Interativa sobre a História do Google

    Website – Linha Interativa sobre a História do Google
    O conteúdo que conta a história e evolução do google, o link é : http://onlinephd.org/evolution-of-google/ É possível ver como um empreendimento praticamente familiar se tornou uma grande potência.
  • Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica

    Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica
    Inserir este meio de comunicação no contexto pedagógico, já que o mesmo é muito utilizado no cotidiano através de redes sociais.
  • Websites – Videolog: Aula de Matemática

    Websites – Videolog: Aula de Matemática
    O Videolog tem como conteúdo principal os vídeos. Os vídeos são exibidos diretamente em uma página, sem a necessidade de se fazer download do arquivo.
    A utilização desta mídia tornasse as aulas mais atrativas, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos, em aprender novos conhecimentos. A equação do 2º grau apresentada na ilustração, foi transmitida de maneira dinâmica, tornando mais fácil o entendimento
  • Laboratório virtual. Utiliza diversas mídias como vídeo e softwares de interação.

    Laboratório virtual. Utiliza diversas mídias como vídeo e softwares de interação.
    O site “Idéias na caixa”, que apresenta um laboratório virtual, destaque-se quanto a criatividade por demostrar fenômenos e seus resultados, que por vezes são apresentados aos alunos apenas teoricamente ou por meio de uma representação gráfica estática. Esta limitação pode ocorrer devido a difícil simulação da realidade, como no caso dos fenômenos ópticos.
  • A roda do tempo (mudanças de valores e práticas sociais)

    A roda do tempo (mudanças de valores e práticas sociais)
    Animação/Simulação que apresenta cenas de uma família em diferentes décadas, com enfoque nas práticas sociais relativas à permissão dos pais para a filha sair de casa à noite e a modificação desse comportamento familiar ao longo dessas décadas.
  • Vídeo com roteiro

    Vídeo com roteiro
    De acordo com a interface hospedeira do vídeo selecionado, os objetivos apresentados para serem atingidos com a utilização da mídia são:
    1. Ensinar o que é criptografia;
    2. Dar exemplos de códigos;
    3. Ensinar a importância da criptografia até os dias de hoje.
  • Jogos: Jogo da forca e flashcards.

    Jogos: Jogo da forca e flashcards.
    Através dos jogos o aluno é capaz de ampliar o vocabulário e melhorar a ortografia das palavras em inglês.
  • Software educativo. Diversos Jogos educativos online.

    Software educativo. Diversos Jogos educativos online.
    Desenvolver, através dos jogos online, disponíveis no site, a capacidade cognitiva,
    coordenação motora, raciocínio lógico e matemático, memória, planejamento, resolução
    de problemas, etc., de acordo com o jogo escolhido.
  • Animação/vídeo de uma visita comentada ao Museu da República, situado no Rio de Janeiro.

    Animação/vídeo de uma visita comentada ao Museu da República, situado no Rio de Janeiro.
    Por meio de uma atividade interativa e lúdica o aluno será capaz de identificar a riqueza dos museus brasileiros e seus acervos.
  • Síntese ...

    Síntese  ...
    Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. [...} “sites aplicativos” visam uma integração mais eficiente com o usuário, com interfaces mais intuitivas. Acessar e utilizar deve ser um prazer e não uma tortura de cliques infinitos" Ao acessarmos, somos motivados a continuar... a abrir as gavetas do arquivo e a cumprir as tarefas. Achei o caso 4 muito interessante! Enfim, todos os recursos apresentados oferecem condições para realização de uma pesquisa e aprendizagem significativa, co
  • Vídeo, postado no Youtube (Web 2.0) – “Menina bonita do laço de fita”, autora Ana Maria Machado.

    Vídeo,  postado no Youtube  (Web 2.0) – “Menina bonita do laço de fita”, autora Ana Maria Machado.
    No Videocast há o incentivo para o aluno desenvolver seu conhecimento sobre o tema abordado, sendo também um reforço do conteúdo aplicado em sala de aula.
  • O software MECDAISY – recurso que transforma qualquer arquivo de texto em áudio.

    O software MECDAISY – recurso que transforma qualquer arquivo de texto em áudio.
    Possibilitar às pessoas com deficiência visual ou física acesso à leitura sob a forma de áudio e texto digital;
    Facilitar a produção de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado
  • Website que contem Jogos Educativos em diversas áreas, como português, matemática, ciências.

    Website que contem Jogos Educativos em diversas áreas, como português, matemática, ciências.
    Estimula por meio dos jogos disponíveis no site, a aprendizagem da matemática de forma lúdica e criativa, desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento matemático.
  • vídeo Ratinho escovando os dentes

    vídeo Ratinho escovando os dentes
    Com o vídeo é possível disponibilizar aulas, apresentar procedimentos e trabalhar conteúdos complexos, de forma a facilitar a aprendizagem.Incentivar as crianças escovarem os dentes e Estudar sobre como é importante à higiene bucal são alguns dos objetivos que podem ser alcançados com o vídeo.
  • A mídia escolhida foi o sítio do Laboratório Virtual de Física da USP, que possui ambientes multimídia diversos para o aprimoramento de projetos de Física voltados para a iniciação científica, simulação de problemas, fórum de debates, e compartilhamento d

    A mídia escolhida foi o sítio do Laboratório Virtual de Física da USP, que possui ambientes multimídia diversos para o aprimoramento de projetos de Física voltados para a iniciação científica, simulação de problemas, fórum de debates, e compartilhamento d
    O sítio possui uma interface simples e concisa que promove a interação do aluno com o mesmo, visando elucidar possíveis dúvidas através de ações do próprio aluno. Outro ponto inovador é o simulador que tem acesso por meio de applets - softwares que, entre outras coisas, exibem vídeos na Web que interagem com o usuário.