Online tutor bestbuyidea

RESUMO DO FÓRUM 1 - GRUPO 34 NOV.2012

  • ALINE

    ALINE
    a condução das situações e dos alunos é fundamental. Para isso a atividade de tutoria exige que o tutor tenha foco no conteúdo da disciplina, mas também "tato" para sua atuação como facilitador.
  • GIOVANA

    GIOVANA
    No meu ponto de vista, as mudanças mais significativas compreendem o novo papel do professor, do qual ele passa a ser um facilitador da aprendizagem e não apenas um mero transmissor do conhecimento. A prática do professor on line deve contemplar esforços no sentido de instigar o aluno a buscar conhecimento, a impulsioná-lo a aprender, motivá-lo, caminhar junto do aluno, colaborar para que os processos de ensino e aprendizagem sejam construídos de forma colaborativa, e não apenas centralizando es
  • ANA PAULA

    ANA PAULA
    Outra mudança que vejo é o rompimento dos preconceitos e paradigmas, desse professor, onde o saber não está mais centralizado nele, sua postura agora é de colaborador/mediador/parceiro na aprendizagem do aluno, ajudando-o no desenvolvimento de sua autonomia.
  • NEZITA

    NEZITA
    ...o professor online deve ter postura flexível e a sua primeira tarefa deve ser a de criar um ambiente de comunicação fácil e confortável, no qual o participante de uma comunidade virtual não deverá sentir-se isolado e sem interação com colegas, estabelecendo um modelo no qual as respostas são rápidas ... É necessário reconhecer e valorizar os comentários dos estudantes, evitando a sensação de que estão imersos em um vazio. Entretanto, é sempre bom lembrar que o gerenciamento de uma sala
  • TACIANA

    O professor habilitado como tutor de uma turma online e fruto dessa mudança social, ele tem um papel de mudança, ele e o apoio para o aluno que esta a quilômetros de distancia da sede de seu curso e muitas outras possibilidades presenciais para aprender. O tutor tem o papel de estimular o aluno dentro do ambiente virtual para que ele possa desenvolver suas habilidades, conduzindo ele de forma independente no seu aprendizado diário.
  • DENISE

    DENISE
    Acredito que uma mudança muito significativa à conduta do professor-online é relacionada a interação com o aluno, as intervenções do tutor na educação a distância. Além de ser necessariamente ágil... Fomentar a interação também influencia no sucesso da construção coletiva, tão desejada na educação. O feedback, a orientação e a advertência do professor-online (tutor), tudo a tempo é essencial a construção e reconstrução de conhecimento...
  • KAÊNIA

    KAÊNIA
    ...já sendo educação a distância é uma grande mudança na forma tanto de ensinar como na de aprender, as competências são muitas e os desafios também.Vejo como uma nova etapa na educação e os desafios são muitos e grandes para os professores como para começo de tudo ele deve estar sempre atualizado com as técnicas e tecnologias que são a base para a educação a distância e isso já é em si um desafio muito grande ...tem que aprender a dominar essas técnicas.
  • MICHELE

    MICHELE
    acredito que a maior dificuldade seria exercer o papel de professor, uma vez que ...o professor de EAD tem que dominar metodologias que atendam o perfil de seu grupo, ou seja, que extrapola o ambiente 4 paredes e que apresenta infinidades de possibilidade.
  • ALBERTO

    ALBERTO
    Acredito que a mudança mais significativa na prática do professor online, seja a autonomia do aprendiz, no curso presencial, o professor detêm todo o controle, na EAD, o professor deve "entregar" o conteúdo aos alunos e esperar a reação destes. Deve ter a sensibilidade de permitir um momento inicial para que os alunos degustem o material e a partir desse ponto, iniciar a interação, seja estimulando, questionando ou esclarecendo.
  • LEONARDO

    LEONARDO
    ...o Tutor deve promover ações que garanta maior participação dos alunos, ter um olhar diferenciado promovendo a interação de forma a engajar os alunos a todo o instante, garantindo a troca de idéias por meio do diálogo, vivências e experiências.
  • RAFAEL

    RAFAEL
    O docente na modalidade a distância deve proporcionar ao aluno as possibilidades e ele por sua vez ir em busca desse conhecimento. Faz-se necessário uma autonomia para o seu desenvolvimento, a relação professor - aluno nessa situação é de grande aprendizado e amplitude dos conhecimentos.
  • SIMONE

    Uma das mudanças na prática do professor online, citadas no texto base,,,foi a mudança no ritmo de processo. No ensino presencial o ritmo é ditado pelo professor, enquanto na EAD o aluno determina o ritmo dentro de seus próprios parâmetros. Desta forma, ao professor/tutor cabe o desafio de estar atento para os diferentes ritmos e de fazer as intermediações necessárias para que os objetivos sejam alcançados.
  • SEBASTIÃO

    SEBASTIÃO
    ...as treze sugestões apresentadas pelas autoras compreendem um conjunto estrutural das concepções que um profissional docente/tutor deve ter para desenvolver um trabalho profícuo, eficaz e eficiente na atividade de educação on line. Cada dimensão do sistema EaD tem sua especificidade, traduzida em formatos específicos para atendimento dos objetivos que cada aluno pode alcançar.
  • ANDRÉ

    ANDRÉ
    Talvez seja esse o verdadeiro papel do professor online: aquele que não admite nos ver desistir. Acho isso tudo muito mágico e, mesmo nessa minha longa jornada vinculado a Informática, cada dia vejo possibilidades ainda maiores em relação a Educação, que só ela é capaz de mudar a realidade desse País.
  • ANGÉLICA

    ANGÉLICA
    Penso que na EAD o conteudista e o professor online devem estar alinhados para conduzir o aluno ao objetivo da aprendizagem, sendo estes os facilitadores dela, porém podem também serem o fator motivador da evasão, quando isto não acontece.
  • ELAINE CRISTINA

    ELAINE CRISTINA
    Acredito que é a maior mudança que vem acontecendo é a crescente valorização do profissional de EaD com capacitaçõescada vez mais oferecida a estes. A importância cada vez mais crescente da EaD na educação.
  • ELAINE IZABEL

    ELAINE IZABEL
    O tutor é um professor, as diferenças que existem entre o professor (presencial) e o tutor (professor virutal/on line) tem a ver com as instituições de ensino em que lecionam. A questão do tempo, oportunidade e risco ocorre nos dois tipos de instituição e ensino, o que muda é a forma como deve ser administrado cada momento.
  • JOSIANE

    JOSIANE
    ...o tutor assumir uma posição de integrante e não de líder, regular o tempo das atividades em momentos diferentes, (instigando a curiosidade e participação) e por fim, mas não menos importante, a capacidade de planejar atividades onde o aluno proponha os próprios objetivos.
  • MAURO

    MAURO
    ...acredito que na EAD uma das principais dificuldades que o professor enquanto e que se torna um ponto de mudança é aquela referente a motivação do aluno. Na sala de aula normal existe aquele contato entre professor e aluno... Na EAD existe uma "barreira" que é essa falta de contato físico entre professor e aluno. Desta forma o profissional da EAD deve desenvolver posturas que sejam capazes de minimizar este distanciamento....
  • ROSA

    ROSA
    O papel do professor- tutor na EaD passa a ser o do gerenciador, coordenador da aprendizagem, um parceiro dos alunos na busca de interpretação das informações e o aluno se torna um agente do seu aprendizado, tendo que equilibrar as necessidades e habilidades pessoais com a sua participação no ambiente virtual.
  • ELIZÂNGELA

    ELIZÂNGELA
    Acredito que as mudanças mais significativas na prática do professor-online é a centralização da construção dos conhecimentos nos alunos, a prioridade que se dá ao diálogo tão fundamental ao processo educativo, ser um motivador constante, um avaliador permanente da atuação do aluno, percebendo suas necessidades e potencializando suas capacidades.
  • EVA

    EVA
    O professor se torna um questionador ... apresenta múltiplas perspectivas sobre cada tópico,.. propõe experiências de aprendizagem em vez de apenas apresentar conteúdos ... o professor passa de palestrante e oráculo para consultor, orientador e mediador ...há um rompimento das estruturas de poder entre professor /aluno,em vez de ter total controle do ambiente de ensino...
  • RODRIGO

    RODRIGO
    ...o tutor é um "personagem' imprescindível para o desenvolvimento acadêmico em um curso de EAD. A sua importância vai de encontro com suas funções, onde cada instituição de ensino estabelece atribuições conforme os objetivos do curso proposto em EAD. O texto base da etapa 1, descreve as principais diferenças entre o Professor e o tutor na tabela 1. Assim, podemos concluir que o tutor é o novo formato do professor on line para o AVA.
  • ADRIANA

    ADRIANA
    ...o tutor online deve ser flexivel, devendo criar um ambiente de comunicação coerente e claro, ou seja, bem explicitado.E este deve estar sempre com o objetivo de auxiliar o professor a estar melhor preparado para atuar em contextos virtuais.
  • CORINTHA

    CORINTHA
    ...a meu ver, e sob minha ótica, as mudanças mais significativas na prática do professor on line, na visão atual, seriam essa mudança de patamar com relação ao professor deixar de ser o foco, passando esse protagonismo para aluno; o professor/tutor ( segundo Edith Litwin - 2009:99), um bom docente será também um bom tutor.
  • KELLY

    KELLY
    ...o EAD requer instituições envolvidas que ousem mudar a rotina, disponibilizando novos espaços no campo de atuação para o professor, afetando diretamente no seu papel diante do processo ensino aprendizagem e fazendo ressurgir o conceito de tutor, profissional este que precisará se capacitar para atender as expectativas de seu público alvo...
  • SAMIRA

    SAMIRA
    ...as mudanças significativas dizem respeito às ações do professor enquanto, facilitador, mediador da aprendizagem dos alunos, utilizando adequadamente as tecnologias da informação.
  • VANESSA

    As mudanças mais significativas, a meu ver, são: a forma de contato com o aluno, que passa a ser pelo ambiente virtual, a forma de conduzir o aluno, pois não é passado um conteúdo, mas sim, uma forma para que o aluno construa seu conhecimento com base em sua autonomia. O professor passa então a ser um facilitador da aprendizagem.