Resumo Semana 1 - G.37

  • MARIA DE NAZARÉ

    Sabemos que o papel do tutor é fundamental para o caminhar de um curso a distancia e que ele é a chave da porta que dará oportunidades para que várias pessoas tenham sucesso, pois o ser humano não desenvolve isolado do seu meio cultural e, partindo desse princípio o tutor, certamente fará essa intervenção no processo de desenvolvimento do aluno.
  • ROSIANE

    De acordo com a leitura do material da semana, as mudanças significativas do professor online são as formas de atuar, o professor passa a ter o papel de mediador entre o conteúdo estudado e os alunos, ele orienta e direciona, incentiva e explica de forma simples e direta a dúvida do educando, ele é o facilitador da interação...
  • OSEAS

    O Papel do tutor em um ambiente EAD se encaixa como organizador, dinamizador e orientador da construção do conhecimento do aluno e até da sua auto-aprendizagem. Sua importância é potencializada e sua responsabilidade social aumentada.
  • ROMILDO

    Sabemos que de fato o surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deram um novo rumo e impulsionaram à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento e cada dia que se passa as pessoas colocam mais credibilidades nesse sistema ...
  • ROSANGELA

    o tutor em EAD tem a função informativa, a qual é provocada pelo esclarecimento das dúvidas levantadas pelos alunos, e a orientadora, que se expressa ajudando nas dificuldades e na promoção do estudo e aprendizagem autônoma. Dessa forma na EAD a aprendizagem do alunado é de sua inteira responsabilidade, pois é autônoma.
  • ROSICLEIDE

    As mudanças referente a postura do professor on-line estão intrinsecamente ligadas ao fazer-aprender (Perrenoud, 2000), o professor tutor media, facilita, incentiva a construção do conhecimento discente.
  • CARINA

    ...o papel do tutor vai muito mais além, ou seja, ele tem de estar atualizado e ter conhecimento das novas tecnologias da informação, aprender a aprender sempre para que possa repassar seus conhecimentos, ser o gestor de suas atividades, focar nos alunos e manter a motivação deles, e etc.
  • ELVIS

    Com as diversas mudanças da EAD o processo de tutoria também vem se modificando. Mas o verdadeiro papel do tutor as vezes não é conhecido por esses profissionais. O papel de intermediar o aprendizado e não de ser o professor não é bem aplicado e podem confundir os alunos.
  • MARIA ODILENE

    ... nas atividades docentes o educador online assume a postura de orientador e mediador do conhecimento esclarecendo as possíveis duvidas dos alunos e desta forma direciona o foco da aprendizagem, através da comunicação virtual procurando incentivar os alunos a adquirirem autonomia nos estudos.
  • REINAN

    ... o trabalho que o tutor realiza e vital pelo elo de intercomunicação dos elementos (professor-tutor-aluno) e intervêm direto na qualidade da ead e os dois gargalos citados são pontos a serem discutidos no processo.
  • WAGNER

    O grupo de tutores desempenha papel de fundamental importância no processo educacional de cursos a distância. Aliados a diversos recursos tecnológicos, que podem ser audiovisuais, impressos e/ou on-line, suas atividades desenvolvidas a distância devem contribuir para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e para o acompanhamento e avaliação dos discentes.
  • LUCIRENE

    As mudanças mais significativas na prática do professor- online é o novo papel que ele passa a desenvolver dentro do processo ensino aprendizagem que é organizar as idéias, dinamizar a aprendizagem e orientar a construção do conhecimento pelo aluno. Uma vez que no ensino presencial na maioria das vezes a sua função é passar conteúdo.
  • NAJARA

    Conforme o conceito de ensinar foi adquirindo novos significados, o significado de tutor também foi evoluindo, passando de uma pessoa que “guia”, para alguém que atua diretamente na educação proporcionando que o curso tenha o foco no aluno. O tutor vem ganhando seu espaço a cada dia e é peça chave no processo ensino aprendizagem.
  • RONDINELE

    O tutor, na educação a distância, tem um papel muito importante, uma vez que através dele o processo de aprendizagem é facilitado, pois como sabemos o tutor não ensina, mais apenas deixa o caminho da aprendizagem mais inteligível.
  • GLAUTIER

    ...os saberes docentes são importantes para viabilizar uma melhor interação entre o processo de se ensinar e aprender, essencialmente quando se trata dos professores autores para a modalidade EaD... O tutor de um curso Ead tem de estar motivado para que assim consiga motivar os alunos.
  • PAULO

    Levando em consideração o texto da semana e o livro de João Mattar, Tutoria e Interação em Educação a Distância, um tutor tem que ter vários papéis, tais como: papel administrativo e organizacional, papel social, papel pedagógico e intelectual e um papel tecnológico.
  • ROSIANA

    Este profissional deve apresentar, ainda, alguns atributos, tais como: possuir clara concepção de aprendizagem, estabelecer relações empáticas, dominar o conteúdo, facilitar a construção do conhecimento.
  • DANIELLA

    ... ter um professor que atua como mediador e orientador do aluno, incentivando a busca de informações, e provocando a reflexão sobre processos é de suma importância e essencial para a aprendizagem dos discentes, vale ressaltar para que isso ocorra é preciso que as instituições invistam na formação desse profissional.
  • IZAIAS

    TUTOR deve ser pessoa, cuja competência pessoal e técnica sempre terá que adicionar a estas características, boa capacidade de comunicação e boa articulação nas ideias oriundas dos alunos e alinha-las ao conhecimento a que o curso se propõe.