FORUM 2- SISTEMAS

By Naida
  • TAISY

    TAISY
    O tutor que apresenta essa qualidade(CRIATIVIDADE) instiga o interesse dos discentes, contribuindo, assim,para o sucesso de seu trabalho.
  • SILMARA

    SILMARA
    Aquele velho ditado que diz a primeira impressão é a que permanece, nos ajuda a entender que a cordialidade é fundamental para que o aluno se sinta á vontade e confiante sem medo de um tutor rígido demais, autoritário ou dono da verdade.
  • WELLINGTON

    WELLINGTON
    No caso da aceitação vejo que o tutor tem papel importante principalmente no fato de que ele precisa fazer com que o aluno se sinta participante do processo.
  • FATIMINHA

    FATIMINHA
    O que levaria a um fracasso de um mediador em EAD é quando o aluno se sente isolado, não recebe assistência e quando há pré julgamentos.
  • REJANE

    REJANE
    Ao abrir o fórum com a comanda e orientações para participação o tutor faz seu primeiro contato com os participantes e é a partir daí que se percebe se esse é cordial com os alunos do curso e então estabelece a empatia ou a antipatia
  • JOICE

    JOICE
    As características que levariam ao fracasso,seriam a falta de sensibilidade para lidar com determinadas situações ou o tutor achar que sabe tudo, não sabendo escutar seus alunos.
  • CLAUDIA DOS SANTOS

    CLAUDIA DOS SANTOS
    Com toda certeza um tutor que não é cordial pode conduzir ao fracasso o seu trabalho, pois não sendo cordial ele inibe seus alunos a procurarem sua ajuda. Da mesma forma, com um mediador que não age com cordialidade, os alunos não se sentem respeitados.
  • FRANCISCO

    FRANCISCO
    ◦Entendo que a falta de empatia, a não aceitação e a falta de cordialidade pode estar relacionada com "falta de experiência, a falta de treinamento, a falta de conhecimento e a sobrecarga de trabalho" do mediador ao atuar na EAD;
  • ADRIEN

    ADRIEN
    O mediador ou tutor deve estar atento para o aspecto da multiculturalidade. Deve ser sensível à heterogeneidade dos seus alunos, das suas culturas. Não pode sofrer de daltonismo cultural, que leva a admitir que todos os estudantes são idênticos, com saberes e necessidades semelhantes.
  • ALZIRA

    ALZIRA
    O comprometimento do tutor garante ao aluno maior responsabilidade, pois se o tutor não estiver sempre presente, aluno perde o interesse pelo assunto.
  • GILDA

    GILDA
    a falta de competência pedagógica pode trazer insegurança e afetar emocionalmente o tutor e se este tiver dificuldade nas relações interpessoais ficará ainda mais difícil contornar os conflitos que podem surgir durante o processo de ensino aprendizagem.
  • CAROLINE

    CAROLINE
    a honradez que viabiliza a clareza nas relações interpessoais, "jogando limpo" obtendo uma relação madura e inteligente entre o docente e o aluno... é de grande importância que o professor exponha aos seus alunos os seus objetivos e métodos para originar uma confiança dos alunos para com ele obtendo assim uma relação harmoniosa, segura e socializável compreendendo uma relação de igual para igual, onde também o professor aprende com os seus alunos!!
  • CLAUDIA SILVA

    CLAUDIA SILVA
    HONRADEZ - o tutor que tem esta característica significa que tem uma postura honesta, não sendo o dono da verdade, mas aquele que faz parte do processo para se obter o crescimento dos alunos tanto quanto dele mesmo,
  • OSVALDINO

    OSVALDINO
    ...até o momento não vi qualquer menção sobre a humildade.
    Que acha desta qualidade fundamental para um mediador que faz seu trabalho com honra, porém, atento ao que possa acontecer e com humildade para assumir seu erro ou ser solidário caso o erro seja da disciplina/curso.

    Também com humildade para assumir o que não sabe e buscar aprender para repassar aos discentes ou mesmo aprender com estes. Já que o ensinar/aprender é uma via de mão dupla.
  • MARLENE

    MARLENE
    A honradez selará um relacionamento sério sem vaidades e injustiças trazendo ao trabalho tranquilidade e confiança.
  • IVANI

    IVANI
    Empatia: Desenvolver uma afinidade recíproca para que haja interação entre as partes envolvidas no processo, respeitando o tempo e o espaço de cada um, assim como o conhecimento que cada educando traz.
  • ANDERSON

    ANDERSON
    Vou discorrer sobre Cordialidade e Empatia.
    Acredito que estas duas virtudes conversam entre si, pois todos gostamos de ser tratados com cordialidade, assim ao sermos empáticos colocaremos em prática o exercício de sempre oferecer o que gostaríamos para nós, assim a cordiialidade estaria sempre presente.
  • LEYSA

    LEYSA
    O desenvolvimento dessas qualidades(cordialidade e aceitação), coloca em prática a importância das relações humanas possibilitando um processo educativo onde haja uma relação emocional de confiança e amizade.
  • JOSÉLI

    JOSÉLI
    Outra questão é que se o aluno não se sentir respeitado, confortável e perceber que o mediador se importa com ele o nível de evasão do curso só aumentaria, colaborando para o fracasso.
  • SIRLEI

    SIRLEI
    Atuando desta forma(com empatia), é possível identificar o que o aluno sente ou necessita , quais são suas expectativas e assim ter condições de proporcionar uma mediação efetiva. Outro ponto positivo que destaco na atuação com empatia, é a condição de valorizar as diferenças existentes entre os alunos.
  • LUANA

    LUANA
    Quando falamos em honradez, além de "não criar expectativas falsas sobre o que se pode oferecer", é importante também ser minucioso, no sentido de adequar as propostas pedagógicas, dentro dos parâmetros do curso EAD, deixando claro não somente as expectativas, mas se atentar para o lado explicativo, auxiliando o aluno, no manuseio do AVA, bem como das propostas reveladas nos trabalhos individuais
  • VALTER

    VALTER
    Dentre as qualidades do tutor, destaco: a agilidade e o raciocínio rápido. Parece que essas qualidades ajudam o tutor a ter algumas das competências primordiais para o seu trabalho: a mediação objetiva, dinâmica e eficaz e, também, a capacidade de instigar e, simultaneamente, mediar possíveis conflitos.
  • PATRICIA MURIEL

    PATRICIA MURIEL
    ...(Na empatia) o fracasso acontece se o tutor julgar as postagens do aluno baseado no seu referencial e na sua maneira de pensar, sem se colocar no lugar do otro e tentar entender o que se passa com cada aluno.
  • MICHELE

    MICHELE
    Por exemplo, imagine um aluno precisando de informações para fazer um trabalho sem saber onde procurar. O tutor, ao perceber essa angústia que o aluno está vivendo e se imaginar na mesma situação, poderá sentir a mesma angústia do aluno e ajudá-lo na busca de informações, agindo de maneira mais humana, afetiva, sem desvalorizar o sentimento do aluno. Esse comportamento expressaria a afetividade, o respeito ao aluno, criando um clima de cumplicidade e confiança.
  • PATRICIA CRISTINA

    PATRICIA CRISTINA
    é importante saber como nos comunicar na escrita e como “traduzir” em palavras o gesto ou expressão facial, ou seja, nossos sentimentos nas entrelinhas das frases.
  • NEIRIMAR

    NEIRIMAR
    ...a concientização de si como pessoa é o caminho principal que levará o homem a se colocar no lugar do outro, e a falta de empatia com certeza levará ao fracasso o trabalho de um mediador Ead.
  • DEBORAH

    DEBORAH
    O profissionalismo é condição essencial para qualquer atividade[...] se tivermos professores sem comprometimento com aquilo que fazem, o curso será considerado um verdadeiro fracasso. Além disto, a falta de dedicação com a arte de educar também levará ao fracasso...