Logo small

Forum da semana 5 - PIGEAD

  • Marinalva

    Ação: Na sua opinião, qual é a maior dificuldade pra se promover uma interação forte entre os alunos em um fórum virtual? Elabore ao menos uma contribuição apresentando integralmente uma dificuldade.
    Réplica: Comente o post de um colega sugerindo uma maneira de se lidar com a dificuldade apresentada e, se possível, ultrapassá-la.
  • Period: to

    Forum semana 5

    Como promover a interação entre os alunos?
  • Lenilda

    As dificuldades de se estudar à distância são muitas, como também surgem no sistema presencial.
    Quando o fórum traz um assunto atrativo os alunos conseguem driblar as dificuldades para participar.
  • Iris

    Iris
    A netiqueta é importante neste ambiente pois há uma diferença fundamental na linguagem escrita e a falada que se misturam nas interações do forum.
  • Elisiane

    A falta de planejamento na organização do tempo é dos entraves da EaD. Acredito que para resolver a falta de tempo o aluno deve planejar e organizar seu tempo,listar prioridades. reservar pelo menos uma hora diária para navegar na plataforma e cumprir com as atividades propostas em tempo real.
  • Fernanda

    Uma dificuldade que visualizo e que foi apontada no texto desta unidade está relacionada ao fato de fazer com que o aluno responda ao que foi solicitado. Alguns não conseguem responder se atentando para o foco da questão. Fogem do que foi perguntado e não respondem diretamente ao que foi proposto.
  • Marinalva

    "Não responder as questões do fórum" Essa é uma situação que preocupa muito os tutores, pois são as respostas que desencadeiam novas discussões.
    Quanto trata-se da resposta à ação encontramos meios claros de "provocar o aluno", agora quando o aluno não responde aos questionamentos do tutor ou de um colega, a situação fica um tanto delicada.
  • Orgal

    Em minhas tutorias tomo o cuidado para que minha fala não iniba a participação do aluno, pois, prefiro que ele não responda ao que foi questionado do que deixe de participar.
  • Elane

    Dificuldades para promover integração dos colegas em fórum podem ocorrer por: inibição ou dificuldade do aluno em expor suas opiniões (conversa face a face), por falta de experiência com o ambiente de aprendizagem (técnicas), falta de tempo para acompanhar o ritmo das aulas , falta de interesse sobre o assunto em questão (motivação), enfim. Nada que não possa ser mudado, afinal o ambiente virtual nos proporciona “aprender a aprender” e diante da oportunidade, não tenho medo em tentar.
  • Jorge Paulo

    Inibição, dificuldade para expor ideias, falta de tempo e também uma boa preparação nas séries iniciais. O resultado da má preparação escolar terá grande influência em sua escrita, no raciocínio, na interação e relacionamento com os colegas e tutores.
  • Frederico

    Acredito que a maior dificuldade para se promover uma interação forte entre os alunos num fórum virtual esteja em fazer o aluno manter o foco nas questões que são discutidas no fórum. Não deixar o aluno discutir assuntos que estejam fora da ideia principal do fórum, e isto só conseguido através da mediação do tutor.
  • Lenilda

    Depois de conhecer a Netiqueta fiquei mais crítica a respeito do que eu posto e do que leio.
  • Marinalva

    Em EAD, diante da proposta autônoma de estudo, é importante termos uma rotina bem organizada e um plano de estudo ou de tutoria que favoreça o aprendizado.
    Este em especial, além das leituras, podemos recorrer as nossas próprias experiências e a maneira como resolvemos alguns desafios na interação. Então, recorrer as nossas vivências pode ser o agente motivador da participação. O que acham?
  • Marinalva

    A análise do perfil e a formação de agrupamentos produtivos são ótimas propostas para conhecermos os alunos e intervirmos considerando o que sabem e o que precisam avançar.
  • Júlia

    Se o professor fizer a tomada de turno na hora certa o dialogo fluirá bem, com algum comentário e uma "deixa" para os alunos participarem, para esclarecer alguma dúvida e acrescentar alguma informação importante para o debate e a reformulação para dar um fechamento no fórum, para sintetizar as falas dos alunos com o objetivo de unificar ou extrair a essência de um debate.
  • Ivonete

    Outra coisa que o tempo prejudica é participar sempre, ter que ser participativa requer um tempo diário que as vezes temos que invetar esse tempo! Mais foi o curso que escolhi fazer, estou adorando tudo até o momento e aprendendo muito com tudo isso!
  • Elisiane

    Uma das formas de resolver a falta de interação nos fóruns é um acompanhamento assíduo e ativo do tutor com questionamentos e convocações. Por outro lado a autonomia de um aluno em um Ava não é algo dado, mas construído. É necessário criar laços de aproximação e de confiança entre Tutor / cursistas e para que isso aconteça é preciso o comprometimento de ambos.
  • Flávia Cristina

    Acredito que para um curso EAD o tempo é essencial e por isso o cursista deve se organizar de uma forma que possa participar mais ativamente.
  • Flávia de Fátima

    Acredito que o conhecimento prévio sobre o assunto pode se tornar uma dificuldade. Nem todos os alunos são da mesma área, portanto proporcionar uma discussão com participação de todos, é necessário que o tutor use de clareza, adequação da linguagem e textos que sanem lacunas. E deve também instigar o aluno a pesquisar, buscar informações que auxiliem nessa compreensão e que permitam o diálogo com os colegas.
  • Júlia

    Nossos professores ainda se apegam a metodologia do presencial e poucos acompanham a realidade virtual, buscando novos conhecimentos.
    O importante é estar preparado para uma espécie de aula-sanfona, que vai do presencial para o virtual e volta para o presencial de acordo com o ritmo do grupo. ”(MORAN, in SILVA, pg. 49, 2003).
  • Elisiane

    As respostas aos fóruns é a única maneira que o tutor possui para saber se o aluno está ou não no caminho certo, sem a sua participação ele jamais saberá. Uma forma de lidar com essa situação é entender o motivo do silêncio desse aluno, o porquê de sua ausência. O tutor pode para resolver essa situação estimular o aluno com mensagens convocativas e motivacionais.
  • Helen

    O processo de ensino e aprendizagem tornou-se dinâmico com o uso das novas tecnologias de comunicação e informação e o desconhecimento por parte dos alunos sobre as potencialidades destas ferramentas.
    O professor deve estar preparado para não ser mais o centro do saber e sim o mediador de novos conhecimentos.
  • Marinalva

    O preparo do professor em EAD siginifca abrir mão de práticas tradicionais de ensino, em detrimento de práticas de construção de aprendizagem colaborativa.
  • Hiany

    Concordo que o mais díficil é estabelecer esse vínculo com o tutor, pois qualquer relação sempre é muito díficil.Mas para se resolver isso deve haver o interesse dessa proximidade de ambos os lados para que esta relação se consolide, o silêncio virtual extremo que até impossibilita o tutor de ajudá-lo e no AVA.
  • Jorge Paulo

    Conhecer o perfil do aluno, suas dificuldades e também as características dos polos de apoio são sempre válidas. Conforme a realidade do aluno, podemos direcioná-lo ao polo mais próximo para realizar suas atividades.
  • Franklin

    Muitas vezes o conhecimento que se tem sobre a evolução tecnológica e suas possibilidades acabam sendo superficiais, fato devido à rapidez com que surgem novas ferramentas e se aprimoram as já existente. Como isso pode afetar a todos, é preciso que estes sempre busquem se atualizar e ter a curiosidade inerente às crianças de fuçar e descobrir funções novas.
  • João

    Quando efetuamos uma ação no fórum nosso pensamento está focado em atender à demanda solicitada; ao sermos instigados ao diálogo o “tempo” passado não nos permite retomar o pensamento com os referenciais que motivaram aquela ação.
  • Edvan

    Sobre a "falta de tempo", que incluo na fala, tento exercer esse pensamento: "Faça o necessário, depois o possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível"
  • Edvan

    Precisamos julgar as postagens se é realmente necessário para o fórum, pois há comentário que deve ser feito em particular, utilizando outros mecanismos.
    Outra questão e o cuidado com a poluição visual... principalmente cores das escritas.
  • Danilo

    Acredito também que o feedback por parte do tutor seja a principal estratégia para o aumento da interação nos fóruns, entretanto, acredito que a organização de grupos menores e propostas de fóruns a partir de recursos iniciais para a discussão, como um vídeo, uma charge , uma música, possam enriquecer este processo
  • Marinalva

    Sobre a responsabilidade... importante lembrarmos que quando nos inscrevemos em um curso ou disciplina ficamos cientes da carga horária de estudo. Planejar é preciso. E esse planejamento deve iniciar antes de nos matricularmos, avaliando nossa disponibilidade e organização para o estudo.
  • Franklin

    Pode-se criar dentro da plataforma um ambiente onde todos sejam estimulados a falarem sobre o que quiserem uns com os outros (respeitando a netiqueta), a trocarem contatos quando se sentirem à vontade e com quem se sintam assim. Algo que acontece de forma natural dentro de uma sala de aula.
  • Italo

    às vezes, até em um Fórum há uma certa preocupação com o uso de termos linguísticos que podem ser mal interpretados. Conforme a região, quando o aluno diz "sinaleira", no Sul representa o que conhecemos como semáforo em São Paulo. Bom, este é um breve exemplo, mas em um curso a distância, há que se ter cuidado com o uso de termos regionais, pois podem não ser compreendidos.
  • Jorge Paulo

    Também sou a favor da personalização deste e outros tipos de feedbacks que envolvam atitude, atenção e mudança de comportamento. Até mesmo porque, no lugar do aluno (empatia), seria uma experiência desagradável ser posto em tamanha evidência.
    Empatia e afetividade caminham juntas na elaboração de um bom feedback.
  • Elaine

    As mais diversas disponibilidades de tempo quase sempre não permitem que temhamos um sincronismo nas postagens, não possibilitando que os eles aconteçam no auge do comentario, e sim quando disponibilizamos de tempo para estudar.
  • Iná

    Como comentou nosso colega Ítalo a questão do tempo é um fator que dificulta essa interação, mas acredito que a maior dificuldade que podemos encontrar para a intereção entre os alunos no fórum vistual é a capacidade de promover uma convergência na conversação, ou seja, que as postagens se relacionam umas com as outras. Muitas vezes, percebo que não há uma continuidade nos fóruns.
  • Marinalva

    É importante que alunos e tutor mantenham foco na discussão. E quando o assunto começa a "fugir" o tutor pode delicadamente resgatar o assunto. Isso pode acontecer por meio de comentários ou questionamentos.