Resumo das discussões da 6ª semana

Timeline created by facebooker_100003047584106
  • Érica

    Érica
    Quando fazemos uma pesquisa na internet para trazer algo de novo para os nossos alunos ou até mesmo quando eles fazem esse tipo de pesquisa, já estamos lançando mão dessas tecnologias, sabemos que, quando um vídeo é postado na internet e se torna popular, milhares de pessoas passam a conhecer e comentar, temos um exemplo clássico, que foi aquela família: Para a nossa alegria!!!. Se para assuntos simples é acessado porque não aproveitarmos esse gancho para usar na educação
  • Fabiana

    Fabiana
    Oi Vina Passando para elogiar como sempre o seu resumo, que eu adoro.
    Obs:Dando uma lida no material, depois volto.
    Bjs a todos...
  • Period: to

    Participações no fórum

  • Eliana

    Eliana
    Devemos contribuir para aprendizagens colaborativas com diferentes mídias onde a tecnologia transforma informações em conhecimentos para todos, mesmo sabendo de nossos problemas físicos e técnicos.
    Eliana.
  • Zuim

    Zuim
    Boa tarde cursista e tutora acredito que quando consiguirmos verdadeiramente lançar mão de ferramentas tecnologicas em massa para a Educação o avanço será sem limite, logico que tem que ser um conjunto completo docentes capacitados e dicentes com facíl contato com a tecnologia.
    Abraços
    Zuim
  • Tereza

    Tereza
    Oi,alexander e colegas. Concordo com voce,alexander:como é?:docentes capacitados e alunos também. Quando os nossos alunos(do Estado) terão na grade,aula de informática,com professores de informática.? Não estou fugindo,mas é muita coisa para o professor de matemática. É igual a terapia,a familia toda tem que participar. um abraço
    tereza
  • Ana Cristina

    Ana Cristina
    Olá Vina e colegasPara que esses recursos sejam implementados no cotidiano escolar, seria importante a criação na grade escolar de uma matéria específica, mostrando a importância desses recursos e a melhor maneira de utilizar, com profissionais preparados e possibilitando ao professor aperfeiçoar seus conhecimentos.Em função da nossa realidade,que é outra,precisamos criar meios para que isso se torne realidade, buscando inserir recursos tecnológicos para o desenvolvimento do nosso trabalho.
  • Janaina

    Janaina
    Bom dia Vina e demais colegas, Lançar mão das tecnologias em rede para educar melhor na era digital ,com certeza seria muito interessante tanto para alunos quanto para professores,mas vou ser sincera ,me sinto insegura diante desta situação ,precisaríamos de profissionais nos laboratórios de informática que pudessem nos ajudar em nosso trabalho.
    Janaina
  • Denilson

    Denilson
    Boa noite Vina e cursistas! A internet é uma mundo novo e vasto, de onde podemos tirar proveito de muitas coisas, para incentivar nossos alunos nas aulas. Blogs, redes sociais, sites de pesquisa e os sites direcionados a certos assuntos, podem servir de base ou apoio para o trabalho em sala de aula. Nossos alunos já nasceram na era digital, basta apenas que nós consigamos orientá-los para maximinizar essa utilização da rede em prol de uma melhor educação.
    Um abraço,
    Denilson
  • Patricia Ferreira

    Patricia Ferreira
    Tema: Blog na escola A professora de português da escola em que trabalho, também fez um blog para nossa escola, mas não está funcionando devido a falta de interesse por parte dos alunos e até mesmo dos professores. Tudo que está relacionado a matéria, até mesmo um jogo, se tem conteúdo no meio, os alunos não querem saber. Aí eu pergunto como fazer com que o aluno se interesse? Abraços Patricia
  • Jean

    Jean
    A tecnologia está presente na vida de todos nós. Nossos alunos acessam a Internet, em sua maioria, buscando as redes sociais.Uns três anos atrás conversando com uma turma de 8º Ano da Rede Estadual em Maricá, alguns alunos não sabiam o que era e-mail e outros nasceram na era digital. Precisam de um direcionamento para ampliar a ideia que fazem sobre a Internet e suas potencialidades. Cabe ao professor buscar os conhecimentos na área na área tecnológica e orientá-los.
  • Quedma

    Quedma
    Olá Vina,
    Sim o direcionamento do telecurso é esse, porém a meu ver algumas aulas podem ser aproveitadas no curso regular. Já utilizei esta aula com meu alunos do 9°ano, como se fosse uma seção "revendo o conteúdo" e gostei do resultado. Eles já tinham visto o conteúdo. O programa em si não utiliza ciber cultura , mas seu questionamento e o vídeo muito bom por sinal,me veio a indagação de que se acoplassemos o vídeo a uma outra atividade sim.
    Abraços
    Quedma
  • Kéllyda

    Kéllyda
    Bom dia Vina, Concordo com você temos que aprender a selecionar o que a cibercultura nos oferece de bom. Na educação, podemos aproveitar muito da internet para nos atualizar e buscar informações, tanto alunos e professores: pensando, refletindo, analisando, buscando e interagindo nas redes sociais. É de fato devemos conscientizar os alunos para que eles pensem sobre essas questões e procurem utilizar os recursos da melhor maneira possível.
    Um abraço
    Kéllyda