Timetoast.

RESUMO DA ETAPA 2 - GRUPO 34

  • INÁ

    O elemento que escolhi para compartilhar foi Avaliação. Os referencias de qualidade para EAD divide esse item em dois subitens: avaliação da aprendizagem e avaliação institucional. Destacarei a avaliação institucional. No site da UAB encontramos resumidamente o objetivo da avaliação dos polos e os aspectos avaliados.
  • IVONETE

    O elemento que escolhi foi "equipe multidisciplinar" - Uma equipe que tem como função planejar, implementar e fazer a gestão dos cursos a distância. São três profissionais responsáveis pela qualidade do ensino à distância: os docentes, tutores e pessoal técnico-administrativo. Cada um com suas competências referente a sua qualificação.
  • ELISIANE

    ELISIANE
    Em EAD, o material didático é uma ferramenta imprescindível. Ofertado em diferentes mídias, sua elaboração exige uma equipe interdisciplinar formada por professores conteudistas, revisores linguísticos, programadores, designers e etc. Como exemplo cito os Audiovisuais que podem ser produzidos com objetivos específicos ...
  • FREDERICO

    FREDERICO
    Eu escolho o elemento: Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem. Acredito que um projeto pedagógico claro e de como será o ensino é fator extremamente importante na concepção de um curso à distância, pois é através deste projeto que se desenvolverão os outros processos (processos de produção do material didático, de tutoria, de comunicação e de avaliação, etc).
  • ORGAL

    O Elemento que escolhi é “Sistemas de Comunicação”. Cito como exemplo os “Fóruns”. Esta simples, mas, fantástica ferramenta oferece mesmo de forma assíncrona condições para maior interatividade entre professores, alunos e tutores, possibilitando a pesquisa e o diálogo e com isso construção de seus próprios e coletivos conhecimentos.
  • KARLA

    Eu escolho o Sistema de Comunicação: A comunicação e interação entre os atores envolvidos na Educação a Distância é uma condição para que os objetivos sejam alcançados. Existe uma variedade de meios e formas para essa comunicação, telefone, fax, Correios. Mas escolho me ater no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA permite que você se comunique com seu professor / tutor, consulte documentos, receba informações gerais sobre o curso, envie as atividades realizadas, acompanhe seu aproveitamento,
  • LENILDA

    Eu escolho o Elemento Gestão acadêmico-administrativa. Acredito que todas estão interligadas de forma a uma não caminhar bem sem a outra, mas vejo gestão acadêmico-administrativa como o grande organizador dessa estrutura complexa. É a logistica bem empregada que permite com que tudo caminhe bem.
  • LILIAN

    LILIAN
    Eu escolho o Material Didático, na EAD, o material didático impresso, apesar de todas as tecnologias existentes, ainda possui um papel importante.E que as instituições ao elaborarem seus materiais, busquem integrar as diferentes mídias (material impresso, de informática, de videoconferências) dentre outros, favorecendo assim a interação e aprendizagem.
  • LEACIR

    Escolhi a "Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem". É claro para todos nós que não existe um processo educacional sem um Projeto Político Pedagógico bem elaborado. Porém no Ensino à distância, por ser uma forma relativamente nova com ferramentas e métodos diferentes e que se modernizam constantemente, exige dos responsáveis e de todos os envolvidos clareza dos conceitos de educação mais amplos.
  • FERNANDA

    FERNANDA
    Escolhi tecer um comentário sobre o Ideb. O Ideb é uma forma de avaliação que mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas com base na nota da Prova Brasil e dos índices de reprovação. Ele atribui uma nota a cada escola, assim como às redes municipal e estadual, que precisam cumprir metas bienais para melhorar seus índices... As instituições, assim como nós, somos dotados de peculiaridades que devem ser levadas em consideração em pesquisas qualitativas e em profundidade.
  • FRANKLIN

    FRANKLIN
    Escolho Infraestrutura de Apoio, ao se querer ofertar um curso a distância este é um item super importante, já que mesmo sendo a distância e que uma das características daquele que vai usufruir desta modalidade de ensino seja a autonomia, isto não significa que o mesmo não precisará de suportes para auxiliá-lo. E como suporte entram um local adequado para o mesmo se dirigir quando precisar, pessoas preparadas para auxiliá-lo ou seja, não somente ambientes virtuais, mas físicos também.
  • JOÃO

    Apresento a Sustentabilidade Financeira como item de importância.É primordial perceber que a implementação de um curso a distância é onerosa e envolve custos iniciais elevados.Talvez o senso comum defenda que a criação de um curso de EaD seja de baixo custo, pois não ocorrem os "gastos materiais" com espaço físico. A manutenção do curso, igualmente, carece de investimentos significativos.
  • JORGE

    Escolho a opção Sistema de Comunicação por acreditar em uma maior possibilidade de interação, pesquisa, ensino e aprendizado. Mais ferramentas nos possibilitam criar, aprender, educar e oferecer aos alunos novas experiências.
  • LEONARDO

    LEONARDO
    O elemento que escolhi foi “Equipe Multidisciplinar” especificamente o Tutor. Este profissional tem uma função importantíssima no processo ensino-aprendizagem, pois ele é a ponte entre o conteúdo e o aluno. Também tem a função de ser o elemento que dinamiza as atividades provocando os educandos e despertando a interação entre os cursistas assim garantindo a qualidade e o sucesso do curso.
  • GUARACY

    GUARACY
    O elemento escolhido foi infra-estrutura de apoio, pois norteia o uso de equipamentos para aprendizado e comunicação. Atenta para a disposição da estrutura física, como centros de informação e demais recursos na sede da instituição e nos polos.
  • IGOR

    Eu escolhi o elemento Sistemas de Comunicação. Sou profissional graduado nessa área e lidou diretamente com Sistemas de Comunicação, para atender as exigências da qualidade, é necessária uma boa interação entre plataforma, tutores e alunos. Visto que com a evolução das TICs uma ferramenta muito utilizada é a internet, as condições como velocidade sinal e interface amigavel são fortemente solicitadas, tornando-se de forma estratégica uma ferramenta propulsora para a aquisição de conhecimento e a
  • ITALO

    Escolhi o elemento: Sistemas de Comunicação. Sobre este elemento, para sua plena compreensão, é indispensável conhecermos duas ferramentas de comunicação: Ferramentas Assíncronas e Ferramentas Síncronas. Ferramentas Assíncronas: as interações podem acontecer em tempos diferentes. Ex.: fórum de discussão. Ferramentas Síncronas: A interação com essas ferramentas acontece com tempo real e as dúvidas dos alunos podem ser esclarecidas no mesmo instante. Ex: Chat ou bate-papo.
  • IZADORA

    O elemento que eu escolhi foi "Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem", porque é o Projeto Político Pedagógico que detalha todo o processo educacional; sofrendo avaliações contínuas e reestruturações sempre que necessário. Conforme o texto, ele apresenta “claramente a opção epistemológica de educação, de currículo, de ensino, de aprendizagem, de perfil do estudante que deseja formar.”
  • JULIA

    O tópico Infraestrutura de apoio, pois são tantas postagens, mas foi esse o tópico que escolhi. Um curso mesmo sendo a distância precisa dispor de uma estrutura física na sede da instituição e para o apoio aos estudantes. Destaco então o apoio aos estudantes que é o Polo de Apoio Presencial, o próprio Referencial de Qualidade para Educação Superior a Distância o define através da portaria normativa 02/2007 como sendo a unidade operacional para desenvolvimento descentralizado de atividades pedagó
  • ELEN

    ELEN
    Escolhi o referencial de Tutoria Presencial. Mesmo com a possibilidade de estudar à distância, o recurso de tutoria presencial é essencial para o desenvolvimento e sucesso dos cursos em geral. A tutoria presencial precisa conhecer o projeto pedagógico e interagir com alunos, tutores à distância e coordenadores de disciplina...
  • FLÁVIA DE FÁTIMA

    FLÁVIA DE FÁTIMA
    O elemento que escolhi foi o material didático, penso que este é muito importante, pois deverá ser um facilitador da aprendizagem e por ser um curso à distância o mesmo deverá ser dinâmico e atraente,sendo eles textos, vídeos, paginas WEB, objetos de aprendizagem, e além disso garantir uma interação entre os mesmos.
  • GUSTAVO

    GUSTAVO
    Minha escolha sobre os referencias, diz respeito a sustentabilidade financeira das instituições de ensino.Hoje muito se fala em sustentabilidade mais ficamos pensando somente na área ambiental, e contudo podemos analisar que o termo sustentabilidade pode ser implantado em qualquer âmbito.
  • HIANY

    HIANY
    Escolhi para minha postagem o sistema de comunicação, apesar de perceber que todos são importantes para a qualidade da educação superior à distância. Cada um dos elementos têm a sua contribuição para a fomentação da interação do grupo para que se concretize a aprendizagem a distância. A minha escolha foi motivada por estar experimentando no PIGEAD a aprendizagem através dos fóruns propostos e tendo momentos de interatividade e interação com os colegas de curso e com a tutora ...
  • MÁRCIO

    MÁRCIO
    SISTEMAS DE COMUNICACAO: COMUNICABILIDADE Critério de qualidade relacionado com: •Expressar bem a intenção e a lógica de design dos produtores do sistema •Permitir ao usuário expressar bem a sua intenção de uso •Responder às expressões do usuário com comunicações úteis e adequadas ao contexto de uso. Recursos que Favorecem a Comunicabilidade: • Uso de analogias, simbolismos • Oferecer mais informação conforme a demanda • Fornecer ajuda de fácil acesso.
  • HILTON

    Métodos Avaliativos: Segundo Haydt(2002) avaliar é atribuir um julgamento ou apreciação de alguma coisa ou de alguém com base em uma escala de valores.Apontar erros e acertos dos alunos e professores não traz qualidade ao ensino, é preciso agir com interação, dinamismo e qualificação.
    Em minha opinião o chat e a videoconferência são possibilidades síncronas que trazem uma solidificação para o processo de aprendizagem...
  • HELEN

    Sem dúvida o material didático é muito importante, mas o talento do tutor é quem faz a diferença.