Fórum Temático 1: Como fazer isso numa aula para EAD?

  • AÇÃO - INTERAÇÃO FACE A FACE

     AÇÃO - INTERAÇÃO FACE A FACE
    Acredito que o mais difícil de se transpor para o ensino a distância é a interação face-a-face. Um professor presencial expõe o conteúdo de acordo com o momento e está altamente sujeito às intervenções dos alunos e do ambiente.
  • AÇÃO - DÚVIDAS NA EAD

    AÇÃO - DÚVIDAS NA EAD
    [...] esclarecer dúvidas que venham a surgir sobre o assunto trabalhado [...]
  • RÉPLICA - CLAUDIA

    RÉPLICA - CLAUDIA
    Acredito que o contato com os tutores presenciais e a distância supram a necessidade de interação face-a-face [...]
  • AÇÃO

    AÇÃO
    O que eu valorizo muito na educação presencial é o fato do professor sanar dúvidas existentes do aluno no tempo que ela ocorre, ou seja, a resposta imediata. Isso também proporciona discussões dinâmicas sobre o que for proposto.
  • RÉPLICA - VERA

    RÉPLICA - VERA
    Minha sugestão quanto ao aula à distância para suprir tal carência é o uso de fóruns de debates como este, que criam possibilidades interativas e criativas, com certeza. E também trabalhos em grupo, em que parte da dinâmica possa ser feita com ferramentas de comunicação síncronas, como chats e skype, permitindo o "face to face", que dá humanidade às interações.
  • AÇÃO

    AÇÃO
    Creio que a questão que mais me afeta numa aula presencial seja a possibilidade de interação imediata entre o professor e alunos. Numa aula bem conduzida, até as digressões são bastante instrutivas e enriquecedoras.
  • AÇÃO

    AÇÃO
    Podemos pontuar vários itens que não podemos transpor de uma aula presencial para uma aula à Distância, como as discussões e resoluções de conteúdos ao mesmo tempo, a interação humana, embora haja a interação online, mas não tem a mesma proporção, porém o que julgo ser o item mais importante que não pode ser trasposto, é o contato face a face.
  • AÇÃO

    AÇÃO
    Acredito que o mais difícil de transpor de uma aula presencial para a EAD seja a convivência diária com os colegas. Essa convivência presencial favorece bastante as relações interpessoais e fortalece vínculos de amizade entre alunos e professores, proporcionando o desenvolvimento de afetividades que também podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem.
  • RÉPLICA - NATHALIA

    RÉPLICA - NATHALIA
    Penso que talvez, a celeridade em sanar dúvidas seja uma característica dos encontros presenciais. Contudo, são as possíveis dúvidas e dificuldades que podem conduzir o aluno ao caminho de busca, gerando maior crescimento e autogerência do aprendizado [...]
  • RÉPLICA - NATHALIA

    RÉPLICA - NATHALIA
    Para minimizar esta pequena desvantagem, a equipe organizadora do material didático deve primar por um material bastante claro, indicando textos complementares que possam solucionar as possíveis dúvidas [...]
  • AÇÃO

    AÇÃO
    Existe algo que eu gosto muito na educação presencial, mas que ainda não ocorreu (a mim) no EaD que é a formação de grupos entre os colegas para a realização de tarefas também em grupo.
    Acho que a formação de grupos estimula um maior aprofundamento das relações interpessoais dentro e fora da sala (ou AVA).
  • RÉPLICA - ANTÔNIO

    RÉPLICA - ANTÔNIO
    Como discutimos muito na disciplina anterior, realmente há uma dificuldade em se fortalecer vínculos afetivos entre os alunos de cursos a distância. Concordo com você quando indica o trabalho em grupo. Este parece ser um instrumento simples de se pôr em prática para contribuir com este fortalecimento de vínculos, afinal o ser humano é um ser social.
  • AÇÃO

    AÇÃO
    O que valorizo na interaçao da educaçao presencial é a emoção, o que a intonação de voz pode provocar, a feição tanto por parte dos discentes quando compreendem ou não o conteúdo e do docente quando afeta ou não o educando.
  • RÉPLICA - NATHALIA

    RÉPLICA - NATHALIA
    Eu acrescento ainda a importância de que o autor desse material didático mantenha um caráter dialógico no desenvolvimento dos temas, fazendo uso de linguagem objetiva e clara, para que haja uma boa compreensão do texto.
  • RÉPLICA - JONATHAN

    RÉPLICA - JONATHAN
    Jonathan nos mostrou ferramentas de interação com os alunos na EaD. Algumas que ocorrem de forma assíncrona (fóruns de debates) e outras síncronas (chats e Skype). Eu ainda indico, como um meio de suprir a forma de resposta imediata que temos em sala de aula, a utilização de videoconferências ou teleconferências previamente marcadas.
  • RÉPLICA - JONATHAN

    RÉPLICA - JONATHAN
    apesar de não estarmos o tempo todo em comunicações síncronas, as interações acontecem e as digressões também, de forma menos acentuada, mas colaborando para uma aprendizagem significativa. Como a Cláudia bem colocou em um comentário, por nos colocarmos mais formalmente, através da escrita, acabamos refletindo mais em nossas colocações, o que também favorece o aprendizado e nos mantém mais atentos.
  • RÉPLICA- NIDIA

    RÉPLICA- NIDIA
    sem dúvida a tecnologia nos proporciona formas de minimizar essa dificuldade através de chats, fóruns e outros meios de comunicação que possibilitem uma convivência maior, mesmo que não seja pessoalmente. Embora eu acredite que mesmo a distância, podemos sim desenvolver sentimentos e ter nossas próprias percepções de todos os que fazem parte do nosso grupo. E acredito que isso fica evidente nas interações nos fóruns e ficará ainda mais conforme vamos avançando...
  • RÉPLICA - ANA LÚCIA

    RÉPLICA - ANA LÚCIA
    quando se refere à organização de resposta dos [...] tutores/professores. Não sei quanto às suas experiências anteriores, que você já disse não terem sido muito boas, mas vejo que a resposta dos tutores têm, a cada dia que passa, se tornado mais rápidas. Já fiz outros cursos em EaD e vejo que, com o passar do tempo, as coisas estão sim melhorando[...]
  • RÉPLICA - NIDIA

    RÉPLICA - NIDIA
    Também acredito não haver maneiras de substituir as interações presenciais. As relações acabam sendo predominantemente profissionais. O desenvolvimento de relacionamentos pessoais é um elemento motivacional importantíssimo para os cursistas. Fóruns sobre assuntos informais, debates sobre temas da atualidades, teleconferências e tantas outras ferramentas interacionais amenizam o problema, mas não acredito que as tecnologias de comunicação consigam uma solução.
  • RÉPLICA - ANTÕNIO

    RÉPLICA - ANTÕNIO
    não tenho uma experiência muito boa porque em outro curso em EaD que fiz, fomos divididos em grupos de 5 e devíamos interagir entre nós sobre um determinado tema. Desses 5 apenas 2 interagiram intensamente, além de mais 1 que participou apenas no início do trabalho, o que empobreceu deveras a construção coletiva. Acredito que o trabalho em grupo seja uma estratégia interessante e motivadora, mas depende muito do compromisso e da responsabilidade dos outros participantes ...
  • RÉPLICA - LUCIANA

    RÉPLICA - LUCIANA
    A Emoção é de fato um fator de fortalecimento na relação professor aluno.No texto devemos usar todos os recursos disponíveis que a ortografia nos dá e outras ferramentas como os "emoticons" como por exemplos as carinhas com suas expressões.
  • RÉPLICA - LUCIANA

    RÉPLICA - LUCIANA
    Os laços emocionais realmente são bem mais intensos no ensino presencial. A entonação da voz, as digressões bem humoradas e as reações faciais são realmente intransponíveis, com intensidade somente presencialmente. As comunicações síncronas podem amenizar esse problema. Infelizmente, ainda não tivemos nenhuma interação síncrona no curso, seja através de chat ou teleconferências. Fica a dica para a administração do curso.
  • RÉPLICA MARIA DAS DORES E JONATHAN

    RÉPLICA MARIA DAS DORES E JONATHAN
    este "tocar" o outro com visualmente falando é extremamente importante, onde uso como exemplo o pensador Wallon que [...]vincula a afetividade ao ato de aprender. E o "calor humano" citado pelo Jonathan estimula e agrega mais esta relação interpessoal. Do mesmo jeito que concordo com o uso dos chats e skype, afinal a plataforma é on-line, e não é o que fazemos com o facebook ou instagram? Fazer com que estas ferramentas tecnológicas girem a favor da aprendizagem.
  • RÉPLICA - NATHALIA

    RÉPLICA - NATHALIA
    ´...concordo que a leitura mais acessível e sem rodeios agregue muito mais valor ao conteúdo que se esteja apresentando, mas voltando ao texto da aula 2, me pergunto, como fomentar esta curiosidade ao tema e principalmente não findar a temática ali, e fazer com que este indivíduo saia com a tal "pulga atrás da orelha", ávido por mais detalhes ou por compartilhar com o grupo seu conhecimento? Ex. como o que ocorre no facebook, uma ideia que além de "curtir" quero dividir com as pessoas que gosto.
  • COMENTÁRIO LIVRE

    COMENTÁRIO LIVRE
    O que valorizamos em um ensino a distância, que seria difícil de transpor para a modalidade presencial? Acho que um ponto muito positivo é o de todos terem tempo de exercer o direito - por meio de um dever, mas isso não importa neste caso - de se colocarem. No presencial, alguns alunos mais eloquentes acabam por 'tomar a cena', deixando os mais tímidos acanhados, guardando suas dúvidas para si.
  • RÉPLICA - VERA

    RÉPLICA - VERA
    O texto dialógico é o mais indicado para a prática de material didático na EaD. (Ana Lúcia)
  • AÇÃO - ANA LÚCIA

    AÇÃO - ANA LÚCIA
    [...]Os professores/tutores devem ser mais organizados no intuito de responder o mais breve possível aos questionamentos dos alunos EaD , evitando assim o desinteresse destes na participação do programa[...]
  • RÉPLICA - DANIELA

    RÉPLICA - DANIELA
    Confesso que não havia pensado como a comunicação assíncrona pode se valer da possibilidade de um melhor embasamento para a resposta, por parte de quem é chamado a interagir. De fato, a resposta escrita posterior é mais refletida e pode em muito enriquecer a discussão.
  • RÉPLICA

    RÉPLICA
    Para a proposição de dinâmicas de aproximação talvez possamos pensar em recursos extra-AVA como as redes sociais, ou construção coletiva de uma WIKI, proposta como uma tarefa a ser desenvolvida ao longo de todo um módulo. O material impresso poderia apoiar a divisão dos temas entre os grupos...
  • AÇÃO -

    AÇÃO -
    [...] sensação de que você explicou algo e ninguém entendeu, mas também ninguém tem coragem de dizer que não entendeu. Aí o professor dá uma dica, fazendo uma analogia com coisas que os alunos estão mais acostumados e eles acenam com a cabeça e sorriem.
  • RÉPLICA - LUCIANA

    RÉPLICA - LUCIANA
    Gostei da sua sugestão quanto à afetividade, o tal "calor humano" que podemos estimular com os chats e skype. Acrescento mais uma ferramenta: a apresentação de pequenos vídeos. Seria uma forma divertida e interativa para ter maior aproximação com os alunos, estimulando-os ao conhecimento autônomo.
  • RÉPLICA - ROBSON

    RÉPLICA - ROBSON
    Creio que de fato, a proximidade e envolvimento diários, às vezes, tornam muito fortes os vínculos. O cafezinho no intervalo ou o chopp (para os que gostam) após as aulas são insubstituíveis. Mas já fiz um curso à distancia em docência do ensino superior, com pessoas de outros estados que geraram encontros interessantes. Sou do Rio, havia uma prova presencial na PUC-RS e um encontro bem caloroso e interessante lá, uma vez por semestre.
  • RÉPLICA - CLAUDIA

    RÉPLICA - CLAUDIA
    [...]aqui o saber de cada um colabora com o saber do outro, favorecendo a aprendizagem colaborativa e significativa. E todos acabam participando dessa construção através do trabalho, como você bem colocou.
  • AÇÃO

    AÇÃO
    Acredito que os vínculos de amizades que costumam ser criados em uma aula presencial são impossíveis de serem reproduzidos em uma aula a distância. Os momentos de descontração que costumam ocorrer durante as aulas presenciais, que às vezes passa do ponto, são essenciais para o desenvolvimento de uma relação de amizade. Os vínculos criados na EaD são mais profissionais que pessoais. Já ouvi diversas sugestões para amenizar esse problema, mas acredito que seja impossível de saná-lo.
  • RÉPLICA - DÚVIDA

    RÉPLICA - DÚVIDA
    Quantas vezes o aluno tem uma dúvida que não sabemos responder? Pelo menos já aconteceu comigo. Eu tive que esperar até a aula seguinte para sanar essa dúvida de forma correta, a fim de não acarretar mais dúvidas. Ninguém sabe tudo o tempo todo. E assim como no presencial, a EaD também tem um tempo de resposta, de feedback.
  • RÉPLICA - DANIELA

    RÉPLICA - DANIELA
    Também percebi essa diferença entre as modalidades, no entanto, as redes sociais podem ser grandes aliadas na construção de um vínculo entre os colegas de turma e troca de ideias.
  • RÉPLICA - MARIA DAS DORES

    RÉPLICA - MARIA DAS DORES
    Concordo, na verdade sempre defendi que uma sólida construção de conhecimento se faz de uma sólida relação entre o docente e o discente, pois esta troca é feita face a face, com exemplos e vivência, onde o aluno fica a vontade para conversar e colocar sua dificuldade, fazendo com que o professor, em uma rápida dinâmica consiga interferir em seu modo de visualizar o que foi conceituado.
  • RÉPLICA - JONATHAN

    RÉPLICA - JONATHAN
    Concordo que seja possível criar amizades em um curso à distância, mas, por experiência própria, os laços criados em cursos presenciais são mais fortes. Provavelmente, um dos maiores desafios das tecnologias de comunicação seja propiciar interações à distância mais próximas das relações presenciais.
  • RÉPLICA - CLAUDIA

    RÉPLICA - CLAUDIA
    Muito interessante a inversão que você fez em seu post livre, pois leva a reflexões surpreendentes. Eu mesmo, pensando nisso agora, passo a observar como o EaD é interessante e possui qualidades próprias difíceis de reproduzir no presencial.
  • AÇÃO

    AÇÃO
    O que eu valorizo numa aula presencial são as atividades realizadas através de seminários, onde os alunos exercitam o falar em público, proporcionando o desenvolvimento da comunicação oral. Na minha opinião, essa atividade seria muito difícil transpor para uma aula na modalidade a distância.
  • RÉPLICA - FEEDBACK TUTOR

    RÉPLICA - FEEDBACK TUTOR
    Fico contente que existam instituições que orientam, cobram, avaliam e oferecem um resultado do trabalho do tutor, pois na realidade, o EAD, tem sido um "mercado" que tem crescido muito, mas muitas vezes sem preparo.
  • RÉPLICA

    RÉPLICA
    No caso da EaD, o material didático tem uma função importante, que é suprir essa ausência do contato presencial com o professor. Para isso ele deve ser bem elaborado, com uma linguagem clara e contextualizada, objetivos definidos e claros, e com atividades que possibilitem a construção do conhecimento. Como exposto na aula 2, o material deve tirar o aluno do lugar comum e estimulá-lo a ir além, buscando, na troca com os seus semelhantes...
  • rÉPLICA - CLAUDIA

    rÉPLICA - CLAUDIA
    É muito enriquecedora esta dinâmica de oscilarmos nossa reflexão entre as duas modalidades de ensino. Ora, compreendo questões e limitações de uma, ora de outra. Creio que na questão que propôs, Cláudia, o papel do professor evidencia-se como fundamental, pois é quem deve ter o olhar apropriado para discernir seus alunos e tirá-los da "zona de conforto", criando desafios e oportunidades. Percebo que tais compreensões fazem parte das atribuições do tutor em Ead...
  • RÉPLICA CLAUDIA

    RÉPLICA CLAUDIA
    Na minha opinião, o EaD permite que se articule diferentes conteúdos de forma mais rápida e prática, por exemplo, durante a troca no fórum trazemos videos, imagens e conteúdos extracurriculares que em uma sala de aula nem sempre é possível.
  • RÉPLICA - CLAUDIA

    RÉPLICA - CLAUDIA
    Na minha opinião, o EaD permite que se articule diferentes conteúdos de forma mais rápida e prática, por exemplo, durante a troca no fórum trazemos videos, imagens e conteúdos extracurriculares que em uma sala de aula nem sempre é possível.
  • COMENTÁRIO LIVRE

    COMENTÁRIO LIVRE
    [...] em minha sala de aula existem alunos que se destacam por sua eloquência, o que de certa forma ofusca outras opiniões ou possibilidades para uma mesma indagação. Desta forma a EAD também dá voz e vez aos tímidos que possuem grandes ideias, e que somente no reservado consegue se expor.
  • AÇÃO

    AÇÃO
    Na educação presencial acredito que a atuação do tutor/professor seja mais individualizada longos espaços, enquanto na EAD 'compartilhada' a inúmeras intervenções.
  • RÉPLICA - DENISE

    RÉPLICA - DENISE
    Concordo com a sua colocação, mas me parece que a questão da atenção mais individualizada do professor na educação presencial é de certa forma compensada pela interação individualizada entre os alunos.
    Por exemplo, eu agora estou dando uma resposta individualizada para as suas colocações.
  • RÉPLICA - DENISE

    RÉPLICA - DENISE
    Acho que no EaD as interações se dão de forma multi-direcional enquanto que no presencial as interações têm o professor no centro, num bate e rebate que aumenta as interações professor/aluno, mas reduz as interações ENTRE os alunos.
  • RÉPLICA - NIDIA

    RÉPLICA - NIDIA
    Para alguns pesquisadores como Cunha, Silva e Bercht (2008), eles consideram que o tutor precisa ter atributos afetivos importantes para desempenhar seu papel desafiador como comunicabilidade, pontualidade, comprometimento, criatividade e iniciativa. Sendo assim, contribuem para ambiente amigável, com discussões que facilitam a aprendizagem, promovendo a colaboração e a interação.
  • RÉPLICA - DENISE

    RÉPLICA - DENISE
    Concordo com você no aspecto em que o Tutor da EAD precise ter atributos afetivos para incentivar e amenizar a distância estabelecida por esta modalidade de ensino. É fato que algumas relações humanas podem ser estabelecidas virtualmente, e que uma plataforma de estudos interativa minimiza a falta deste contato, mas podemos destacar que embora haja um bom ou mal relacionamento virtual entre os alunos, e mesmo do alunos com os tutores e professores, estas relações podem ser meramente cordiais...
  • Ação

    Ação
    Em uma aula a distância, é muito difícil aplicar a interação que há em uma sala de aula presencialmente, pois no momento em que se expõe um conhecimento pelo mediador, é descoberta sempre uma forma de sincronizar o que se quer passar, com as dificuldades exposta pelos alunos, com olhares e vivências diferentes. Em um momento de não entendimento, o professor cria uma forma de exemplificar um determinado conceito, para uma absorção melhor do que está sendo exposto..
  • RÉPLICA- ALEX SANDRO

    RÉPLICA- ALEX SANDRO
    Na réplica que escrevi para a Denise observei que no ensino presencial os debates têm sim o professor como um mediador, quase sempre no centro das interações. No EaD as interações são multi-direcionais, se dando diretamente entre os alunos. Dessa forma, o aluno do EaD acaba colhendo múltiplos esclarecimentos para suas questões e a partir de diversos pontos de vista, compensando de certa forma a sincronia das resposta do ensino presencial.
  • AÇÃO

    AÇÃO
    Em aulas presenciais, gosto muito de oferecer feedback aos meus alunos no momento em que estão fazendo suas atividades, e logo após também avaliá-los. Digo isto, me referindo a atividades práticas, acho essa questão de tempo muito complicada em EAD aplicadas em cursos que existam habilidades essenciais para gerarem competências específicas.
  • RÉPLICA - JONATHAN

    RÉPLICA - JONATHAN
    [..]Um dos objetivos da tutoria, ao meu ver, principalmente a tutoria oferecida presencialmente, é ensinar o aluno a buscar por informações, estimulando-o a ser independente do professor ou tutor.[...]
  • RÉPLICA - JONATHAN E VERA

    RÉPLICA - JONATHAN E VERA
    Realmente esta ação presencial imediata com os alunos é fundamental, até para um debate, e também uma forma de dinamizar um assunto exposto, concordo também que temos ferramentas síncronas que podemos estar também estimulando estes debates, como o Skype citado, o Hangout entre outros [...]
  • RÉPLICA - ELIZABETH E ANTÔNIO

    RÉPLICA - ELIZABETH E ANTÔNIO
    Se me permitem, uma vídeo conferência ou o uso do Skype ajudaria muito nesse sentido de diminuir a distância entre os alunos, tutores e professores. Além disso essas ferramentas também possibilita uma comunicação síncrona!
  • COMENTÁRIO LIVRE

    COMENTÁRIO LIVRE
    O PIGEAD vem proporcionando a todos nós uma experiência interacionista intensa e inédita para muitos. Seria possível que os cursos presenciais seguissem esse mesmo modelo ? Como seria uma aula, ou melhor, um encontro interacionista presencial ? Alguém já teve alguma experiência parecida ?
  • AÇÃO

    AÇÃO
    Creio que a relação física, o olho no olho, a avaliação visual que fazemos na modalidade presencial seja algo bem difícil de se fazer, a não ser se utilizarmos mídias ou aplicativos que nos permitam ver em tempo real ou quase real a recepção das informações por parte dos alunos, tais como vídeo conferências, Skype, etc. Esta é uma relação de que gosto muito!
  • RÉPLICA - JHONATAN E VERA

    RÉPLICA - JHONATAN E VERA
    Realmente a EAD a princípio não tem este "calor humano" mais dependendo da proposta da atividade conseguimos criar esta "teia" de conhecimento. Estou cursando a fase do TFC que acontece em grupo e nunca nos vimos pessoalmente mais temos um entrosamento fora de série onde um ajuda o outro. A ferramenta Skype junto ao WhatsApp ajudam muito neste processo.
  • RÉPLICA - ANTÔNIO

    RÉPLICA - ANTÔNIO
    ...concordo com sua colocação, o aluno mesmo com esta multi-visão é preciso ser mediado e conduzido a uma melhor compreensão, para que não se perca nas dúvidas expostas pelos envolvidos.
  • RÉPLICA - ALEX SANDRO

    RÉPLICA - ALEX SANDRO
    concordo com sua colocação, o aluno mesmo com esta multi-visão é preciso ser mediado e conduzido a uma melhor compreensão, para que não se perca nas dúvidas expostas pelos envolvidos.
    [...]
    O PIGEAD mudou muito minha forma de perceber o ensino. Recentemente comecei a fazer um curso presencial e era tão expositivo que só consegui assistir a primeira aula !
  • RÉPLICA - VANUSA

    RÉPLICA - VANUSA
    O feedback é um estímulo de suma importância para que o cursista de aula presencial ou de modalidade a distância sinta-se motivado e assim consiga progredir. Ao fazermos um feedback, devemos apontar questionamentos a serem melhorados, mas precisamos mostrar os pontos positivos e o desempenho dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Esclarecer, valorizar, questionar e sugerir melhorias são formas de avaliar um trabalho de pesquisa. Ao sugerimos melhorias, conduziremos os cursist
  • RÉPLICA - ELIZABETH

    RÉPLICA - ELIZABETH
    Não me parece difícil reproduzir um seminário no EaD. Pode-se gravar um vídeo e postá-lo no fórum, por exemplo. Todo o desenvolvimento da oratória se reproduz dessa forma, faltará é claro, o desenvolvimento da capacidade de falar em público, como você citou.
  • RÉPLICA - ANTÔNIO

    RÉPLICA - ANTÔNIO
    Concordo com você quando diz que podemos gravar um vídeo, mas esse trabalho será feito sozinho, sem a colaboração e participação dos colegas. No seminário todos participam juntos, além de ter que apresentar o trabalho em público, assim você consegue perceber as expressões faciais, o domínio do conteúdo e o principal que é a troca de experiência e o aprendizado na construção do trabalho.
  • RÉPLICA-ROBSON

    RÉPLICA-ROBSON
    O colega Robson relata sua crença na impossibilidade de sanar essa distância física, mais emotiva que não conseguimos ter na EAD. Realmente sanar essa falta de contato, essa falta do ouvir a voz do outros, das impressões na entonação das palavras é algo impossível, mas creio que podemos diminuir um pouco esse hiato, que parece incomodar muitos de nós, pelas postagens que li.