Livros

Semana 6 : Como incentivar a autonomia dos alunos

By nanci
  • Marcia Conceição De Brito Cardoso [APosa215]

     Marcia Conceição De Brito Cardoso [APosa215]
    "Uma das formas de redução da evasão pela não participação das aulas tutoriais presenciais Simone, é a preocupação e motivação que o tutor presencial pode oferecer. Essa preocupação e motivação do tutor presencial, ocorrer através dos meios de comunicação via e-mail, telefone, encontros, entre outros."
  • Mariana Goncalves Luccas [APosa215]

     Mariana Goncalves Luccas [APosa215]
    Dentro de um curso a distância é preciso que tutor desempenhe múltiplos papéis, pelo qual colabore para a aprendizagem do aluno e não apenas fique no suporte técnico. Esta é a função da equipe técnica.
  • Karine Verneque Vieira Klocker De Camargo [APosa215]

     Karine Verneque Vieira Klocker De Camargo [APosa215]
    Ótima observação. Dentre os múltiplos papéis apontados se encontram: a motivação dos alunos; o auxílio na utilização das ferramentas computacionais; a criação de um vínculo (de proximidade respeitosa); o oferecimento de novos caminhos de aprendizado e pesquisa; o fomento a atividades colaborativas.
  • Salvia Barbosa De Santana Santos [APosa215]

    Salvia Barbosa De Santana Santos [APosa215]
    Caro Marco, É sabido que a qualidade do tutor está muito ligada ao seu jeito de estimular a interação afetiva no ambiente virtual. Vejo que é possível desta premissa ser alcançada, mesmo com algumas barreira culturais e tecnológicas que temos em nosso país, por exemplo.
  • Tiago Alves Pessoa [APosa215]

    Tiago Alves Pessoa [APosa215]
    A presença física, nos permite trazer de forma direta os resultados de nossa pesquisa, favorecendo assim a socialização. Detalhe, o conhecimento no 'seu contexto', favorece a confiança mútua. Será que também, não teríamos um momento para identificar os tímidos, limitados, condicionados, reparar excesso de confiança?
  • Marco Antonio Do Carmo Rodrigues [APosa215]

     Marco Antonio Do Carmo Rodrigues [APosa215]
    Certo que o virtual, por muitas vezes, pode "transmitir" e "fazer sentir" o emocional, até mesmo mais do que um professor o poderia em sala de aula. Quanto a essa possibilidade pra mim está claro como o sol. Minha referencia a "interação emotiva" entre os alunos extrapola a relação bilateral tutor-aluno, quando se coloca o tutor mediando interação entre os alunos.
  • Paula Valéria Chaves Pereira Correia [APosa215]

     Paula Valéria Chaves Pereira Correia [APosa215]
    Concordo plenamente, os tutores a distância devem aprimorar o seu jeito de se comunica por escrito, pois é através dela que a comunicação na educação a distância se efetiva, portanto ele terá que escrever de forma que venha a transmitir a emoção como se estivesse numa conversa presencial em que podemos verificar as reações na fisionomia das pessoas, assim como numa boa leitura, quando podemos dar luz a imaginação.
  • Simone Afini Cardoso Brito [APosa215]

     Simone Afini Cardoso Brito [APosa215]
    Olá Tiago, Conforme o texto da semana (p.99) é função do tutor conhecer o aluno e ajudá-lo com o ambiente virtual, se for o caso. O conhecer o aluno fará com que o tutor use uma linguagem adequada, gerando uma comunicação efetiva e contínua. Também é papel do tutor estimular o trabalho em grupo, propiciando uma aprendizagem colaborativa e a participação do grupo que não se sentirá ameaçado ou inferiorizado (Teoria das Faces).
  • Thiago Espindola Freire [APosa215]

     Thiago Espindola Freire [APosa215]
    Salvia, as tecnologias cada vez mais tem tomado espaço em nossas vidas, fazendo com que o virtual, tenham impactos reais nelas.
    E no campo da educação a distância não é diferente. A figura do professor, a de quem prepara o material no ambiente EAD, nem sempre é demandada de um conhecimento sobre as tecnologias que serão utilizadas, até porque, nem sempre será ele quem acompanhará o aluno durante sua jornada acadêmica.
  • Iomar Barbosa Zaia [APosa215]

     Iomar Barbosa Zaia [APosa215]
    Bom dia colega Márcia e demais colegas.
    Realmente concordo com você quando diz que o professor presencial tem as mesmas funções do tutor mas a recíproca não me parece verdadeira pelo que o texto expõe, o tutor não produz conteúdo e não planeja aulas.
  • Tatiana Cabral Couto [APosa215]

     Tatiana Cabral Couto [APosa215]
    Bom dia colegas Márcia, Thiago e Iomar.
    Considero essas construções muito relevantes, já que evidenciam pontos de vista que não necessariamente chegam às mesmas conclusões. Será mesmo que precisamos estabelecer uma escala de importância para definir o papel do tutor presencial e do professor EAD? Talvez essa seja uma interpretação que dificulte nossa compreensão acerca da importância de ambos no processo de aprendizagem.
  • Geisy Anny Venâncio [APosa215]

    Geisy Anny Venâncio [APosa215]
    Olá Mariana .. uma das funções do tutor é sim ser capaz de identificar determinadas dificuldades e auxiliar os alunos da melhor forma possível, de forma a possibilitar que o aluno possa evoluir na construção do seu aprendizado.
  • Marcos Hideyuki Yokoyama [APosa215]

     Marcos Hideyuki Yokoyama [APosa215]
    Prezada aluna Mariana.
    Sua dúvida é muito pertinente e importante para o sucesso de um curso a distância. Acredito que cada instituição define o papel do tutor presencial e do tutor a distância. ... Sugiro a leitura de Mill et. al (2010), que faz uma discussão sobre o papel de cada ator dentro da educação a distância.