Fórum Temático 2

By careca
  • Marcia Fitaroni

    Marcia Fitaroni
    O tutor [...] tem como papel central o apoio docente a um professor. Além disso, tem por tarefa o encaminhamento de dúvidas dos alunos aos professores, promovendo maior interatividade entre os mesmos, e com o corpo docente. Atua, ainda, no esclarecimento de dúvidas dos alunos através de e-mail, fórum, telefone ou pessoalmente, no recebimento e

    controle de entrega dos trabalhos.
  • Markus

    Markus
    Neste contexto, surge o tutor, responsável por estimular a interação com seus aprendizes e entre eles com os objetos de estudo, destacando-os como sujeitos participativos e protagonistas na construção do seu próprio conhecimento e aprendizagem.
  • Mariana

    Mariana
    Saber para quem o curso é oferecido, qual a proposta do mesmo e quais os objetivos a serem alcançados pode nos ajudar a pensar, organizar e elaborar melhor o sistema de tutoria que melhor se adeque à educação pretendida. Afinal, se o tutor atua como esse intermediário entre professor, material didático e aluno, é realmente "fator determinante para o êxito do projeto".
  • Natalícia

    Natalícia
    o tutor que conhece com propriedade o conteúdo, consiguirá passar a devida responsabilidade ao aluno de seus compromissos enquanto estudante. Mesmo sabendo que a motivação do aluno a meu ver, passa pela necessidade do aluno se apropriar do conteúdo, tornando a sua participação ativa e com maior flexibilidade de horários...
  • Lidiane

    Lidiane
    a mediação do tutor é fundamental nesse processo de ensino-aprendizagem.Acho também importante a troca de saberes e nessa troca a produção de conhecimento entre os alunos dos cursos EaD, pois mesmo que o sistema de tutoria seja o "Estar Junto Virtual" se não houver participação ativa dos alunos e do tutor, a aprendizagem fica deficitária.
  • Maria Virginia

    Maria Virginia
    Embora esteja subentendido, pouco se comenta que, para além da competência pedagógica e técnica, a empatia (elencada no âmbito das competências socioafetivas) pode ser um facilitador ou um impecilho para o bom desempenho do aluno, conforme esteja presente ou ausente, respectivamente.
  • Luciana Santiago

    Luciana Santiago
    observo que o mais motiva a participação do aluno, é a realimentação de discussões de forma equilibrada e a igualdade de feedback na mediação do tutor em fóruns de discussão.
  • Marília

    Marília
    Destaco a relevância da dimensão Tempo – o tutor deve ter a habilidade de controlar seu tempo, uma vez que é impraticável sua disponibilização em tempo integral para os alunos. O tutor não sabe se o aluno assistirá à próxima tutoria ou se voltará a entrar em contato para consultá-lo; assim, aumentam a responsabilidade e o risco da sua ação.
  • Mara

    Mara
    Exatamente... o tutor precisa atuar de forma coerente com a proposta pedagógica do curso e, neste sentido, ele não é apenas um facilitador, um animador ou um motivador...
  • Lígia

    Lígia
    Existe o "acolhimento". Neste meio, muitos que nunca fizeram nenhum curso a distância tendem a desistir se não forem "inseridos neste meio". O papel do tutor é fundamental. Precisamos incentivar este aluno, mostrar a ele os caminhos, motivá-lo.
  • Marla

    Marla
    as intervenções do tutor são realmente importantes para o trabalho de tutoria, na medida que em EaD, a interação entre tutor e aluno é essencial no processo ensino-aprendizagem. Assim, o tutor deve conhecer bem a dinâmica do ensino a distância.
  • Luciene

    Luciene
    Dentre as competências a serem desenvolvidas pelo tutor, destaca-se a necessidade de resolver conflitos entre os grupos de forma coerente, promovendo uma maior interação entre os acadêmicos, além de encorajar e incentivar os mesmos para que possam vencer as dificuldades encontradas no percurso do curso, em que, dessa forma, ele desenvolverá certa autonomia.
  • Monica Pereira

    Monica Pereira
    Ainda sonbre a importancia da formação do tutor considero questão também é importância é o olhar do tutor para cada aluno no contexto que está ocorrendo o processo de construção de conhecimento. E dentro dessa linha gostaria de destacar abordagem de Aretio que ressalta que o tutor deve também desenvolver uma escuta do que o aluno escreve. O aluno fala, dialoga através de suas postagens.
  • Marco

    Marco
    Sem duvida que também temos que estar sempre buscando a qualificação para desenvolvermos uma prática pedagógica sem ignorar especificidades e peculiaridades dos sujeitos no processo de ensino aprendizagem.
  • Maria Aparecida

    Maria Aparecida
    o tutor/professor precisa deixar fluir a autonomia. Incentivando a construção, a descoberta...
  • Moacir

    Moacir
    Portanto a própria socialização entre aluno e tutor pode produzir o estímulo necessário para transceder ideias desconexas ou simplistas, principalmente, em educação.
  • Liliane

    Liliane
    o tutor trabalha como dinamizador da inteligência coletiva, ele ajuda/auxilia, na construção/reconstrução do conhecimento, no ambiente virtual o tutor deve ser ativo, facilitador, estrategista e um arquiteto cognitivo
  • Luciana Siqueira

    Luciana Siqueira
    Um Tutor para desenvolver um bom trabalho, deve motivar a interatividade e para isso tem que usar todas as ferramentas que sejam pertinentes ao assunto ou que venham melhorar a interação do grupo num determinado momento, chat, blog. e-mail, além do fórum.
  • Maria Luiza

    Maria Luiza
    O mais importante, é que juntos num trabalho colaborativo e interativo, coordenadores de disciplinas e tutores possam lançar um desafio, buscando ampliar e desenvolver uma aprendizagem significativa e interativa para seus alunos.
  • Maria Cristina

    Maria Cristina
    A expressão "cuidado de não parecer apenas um animador que apóia ou estimula, mas, que também é conhecedor do tema" é muito pertinente. Mostra com clareza que ser tutor inclui questionar e sugerir a ampliação do conhecimento, com sugestões de materiais e ações que subsidiem a construção do conhecimento dos alunos.
  • Louraine

    Louraine
    Como mediador, neste processo, o tutor assume papel relevante, atuando como coadjuvante do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e, ao mesmo tempo, participando da avaliação da aprendizagem.
  • Maria Salete

    Maria Salete
    O tutor não pode confiar que terá sempre os alunos presentes, precisa aproveitar a oportunidade que conseguir para que os alunos compreendam e aprofundem o tema discutido, sem correr o risco de uma informação incompleta. A entrada de alunos pode ser fugaz e cabe ao tutor potencializar essa presença.
  • Fatima

    Fatima
    E acho que gerar alunos autonomos, curiosos e solidários é nosso maior horizonte!
  • Marcela

    Marcela
    a necessidade de formação do professor/tutor com o conhecimento específico de sua área, pois não é qualquer saber que qualifica o professor/tutor para o exercício da docência, mas é possível afirmar que o exercício da escuta aberta a outros saberes, a outras formas de racionalidade, possibilita interações outras com o mundo.
  • Luciana Morais

    Luciana Morais
    “o tutor, respeitando a autonomia da aprendizagem de cada cursista, estará constantemente orientando, dirigindo e supervisionando o processo de ensino-aprendizagem[...]. É por intermédio dele, também, que se garantirá a efetivação do curso em todos os níveis”.
  • Jefferson TD

    Jefferson TD
    “Para atuar de forma dinâmica na aprendizagem e interferir eficazmente no desempenho dos alunos o tutor deve possuir algumas competências essenciais ao exercício de suas atividades...e as competências sócio afetivas, que capacitam ao tutor a manter uma interação positiva de incentivo ao aluno, mediando, assim, as atividades, de forma a torná-las interessantes e, dentro deste contexto, desenvolver um relacionamento de empatia com o aluno, que poderá facilitar o desempenho desse último no curso".
  • Period: to

    Fórum temático 2