AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO

  • VIVIANE

    “o design é uma atividade que mobiliza a criatividade” (Marins e Costa, p. 5)
  • Encerramento do Fórum Temático 1

    Vocês estão de parabéns, foi muito gratificante e enriquecedor o nosso debate dessa semana.
    Grande abraço,
    Carminha [TD]
  • ADRIANA

    [...] criatividade é nato,porém quando crescemos acabamos deixando de lado.Tanto na educação como em qualquer situação é preciso ser criativo e na EAD aprendemos a ser autônomos e criativos diante das tarefas propostas
  • BRUNO

    Gostaria de realizar uma explanação, baseado nos estudos do fantástico educador Libâneo. O mesmo aponta que a chegada dos meios tecnológicos ( vídeos, computador ) permitirá ao educador estimular a capacidade crítica dos discentes, através das pesquisas e informações que poderão ser encontradas e descobertas na WEB, facilitando dessa forma a busca pelo conhecimento e abrindo espaço maior para a tarefa criativa. LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educaciona
  • CELIO

    [...] o designer instrucional precisa, além de conhecer as técnicas já estudadas, desenvolver a sua criatividade de forma a atender as necessidades de cada um desses perfis, enfim, por meio de diversas ferramentas da Web 2.0, vídeos, gráficos, animações, etc. Buscando meios diversos de estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • EVANDRO

    O ser humano está sempre em busca de inovação, foi assim com a scholé grega, mas a nossa escola atual não estimula nem incentiva os alunos a usarem a criatividade, porém cada vez mais precisamos de pessoas com capacidade de resolver problemas, como foi muito bem exposto no vídeo pelo Ken Robinson.
    A EAD é um exemplo dessa inovação, pois foi a partir da necessidade que ela surgiu, as TICs utilizadas e o design instrucional tornaram-se um diferencial entre os cursos existentes.
  • KARLA

    “ a inovação é uma capacidade de a mente inferir significados inusitados a partir de informações aparentemente banais; produzir respostas divergentes e criativas; olhar a realidade convencional com uma óptica insólita; gerar, em suma, hipóteses, cenários e soluções diferentes de maneira quase casual, mesmo fora de uma lógica estruturada.”
  • RICARDO

    O acesso à informação on‐line, através do qual conteúdos podem ser encontrados, muda o referencial permitindo que as ciências possam ser escritas todos os dias, em um ritmo acelerado de aquisição de novas informações. O compromisso é um só, ensinar para um universo de alunos com olhares diferenciados pela sua subjetividade.
  • ADRIANA

    O design didático deve ser autêntico e crítico,na elaboração do material didático para um bom desenvolvimento das aulas,pois tem ao seu alcance as ferramentas necessárias para interagir de forma que os cursistas sintam o desejo de aprender cada vez mais.O design deve ser mediador e facilitador na relação entre aluno e professor.
  • GUSTAVO

    [...] observa-se importância de um caráter multidisciplinar na estruturação do design didático. É importante nessa multidisciplinaridade a participação dos componentes humanos, de informação e da administração para que se consiga a elaboração de um material didático com uma interface eficiente, que possibilite o seu uso de forma fácil, com criatividade e inovação.
    Além de serem essenciais na formulação do design didático, a criatividade e a inovação devem ser inc
  • VIVI

    Rostas&Rostas (2009, p. 139) apontam sobre a temática que acreditamos que muito mais do que o próprio ambiente, com interfaces e possibilidades de uso de diferentes mídias, o diferencial pode estar na postura assumida pelos participantes, considerando experiências, conceitos e significações, concepções sobre o que é ensinar e aprender, posicionamento crítico e reflexivo, enfim, a atitude diante do uso de tal tecnologia que influencia, significativamente, no processo de aprendizagem.
  • AUDENY

    A respeito do desenho didático, já vimos no material sobre a necessidade de ser inovador, criativo e diferenciado. Mas será que somente isso basta? Por exemplo: no texto da aula sobre desenho didático, a figura 1 mostra dois modelos de espremedor de laranja - um trdicional e o outro moderno, bonito aos olhos! Mas na prática qual usar? Será que o "moderno" supera também na eficiência o tradicional? Eu usaria o tradicional pelo fato de, mesmo com um desenho básico e até mesmo pouco atrativo.
  • CARLOS DE LYRA

    [...] o advento de novas tecnologias mudaram de vez o cenário educacional. Em EAD o compromisso com a manutenção do aluno em seus estudos trás grandes responsabilidades é necessário ser criativo e "laçar" o aprendiz de forma que os ambientes e materiais possam promover sua plena interação com o curso.[...] o design e a criatividade são duas ferramentas de suma importância para o alavancamento do processo de aprendizagem.
  • CLAUDIA

    Concordo com as colocações do colega Audeny , vivemos no sistema educacional uma dissociação entre o pensar e o fazer, a educação está direcionada para atender uma demanda profissional, favorecendo a ruptura entre teoria e prática, conceito e ação. A criança é um ser global, canta ao desenhar, representa enquanto fala, porém como apreciamos no vídeo ao longo do processo educacional “... à medida que elas crescem começamos a educá-las da cintura para cima.”
  • GUSTAVO

    O artigo "É facil fazer EAD?" discute que a mudança do paradigma da educação presencial, onde o conhecimento é algo pronto e acabado (prevalecendo a memorização e a reprodução de conceitos), exige um docente CRIATIVO e INOVADOR, além de provocador.
  • ALESSANDRA MACIEL

    [...] não fomos estimulados antes, na educaçao infantil, a sermos mais e mais criativos e inovadores. Isso fica muito claro para mim hoje em dia, especialmente trabalhando com educação! Acho que seria realmente interessante se fosse possivel esse brainstorming da infancia, aposto que as produçoes seriam riquissimas e muito criativas, pois acredito basicamente que esse medo de errar, de tentar algo novo vem da vida adulta.
  • KARLA

    Um AVA para conquistar seu aluno tem de ser objetivo, claro, colorido e organizado. Tem de ser um ambiente que aproxime, tem de ser um convite a participar. Com ferramentas que promova a cooperação entre sujeitos de diferentes saberes, estimulando a capacidade de análise e que estimule a aprendizagem autônoma e a construção do conhecimento.
  • LETÍCIA

    instituições, trabalhar o conceito de criatividade com os alunos é uma "perda de tempo", não "cai no vestibular" ou simplemente, não se encaixa em um determinado conteúdo. Trabalho em uma instituição militar, e o que mais vejo nas nossas instruções, são professores (instrutores) cada vez mais criativos e inovadores, em aulas que são muitas vezes, caracterizadas como bem teóricas. Quando fazemos algo com amor e dedicação, acredito que a criatividade aparece, é só uma questão de boa vontade.
  • BRUNO

    [...] observo hoje a Escola muito mais preocupada com a instrução e qualificação do indivíduo para o mercado de trabalho do que com a formação para o exercício da cidadania. Essa preocupação interfere diretamente na relação professor-aluno e na metodologia apresentada em sala de aula. Ao invés de termos uma relação horizontal e participativa, passamos a nos preocupar com as técnicas utilizadas para instrução, com o tempo disponível para as aulas e com os resultados finais.
  • CELIO

    O design instrucional não visa criar uma obra de arte a ser apreciada. De que adianta um leiaute e diagramação belos se não favorecerem o aprendizado?
    O mais importante é o conhecimento dos processos mentais envolvidos no aprendizado, a fim de se desenvolver algo que favoreça a aprendizagem significativa. Talvez nem precise ser tão belo, mas atrativo e instigante.
  • KARLA

    Um AVA para conquistar seu aluno tem de ser objetivo, claro, colorido e organizado. Tem de ser um ambiente que aproxime, tem de ser um convite a participar. Com ferramentas que promova a cooperação entre sujeitos de diferentes saberes, estimulando a capacidade de análise e que estimule a aprendizagem autônoma e a construção do conhecimento.
  • CLAUDIA

    “o design didático precisa avaliar todas as questões e escolher os melhores caminhos para se chegar aos alunos”, pois cabe ao educador selecionar ao longo do processo os recursos para uma prática pedagógica voltada à aprendizagem significativa do aluno."
  • DANIELLY

    Acredito que a criatividade nos diferencia e nos determina. Em todos os momentos de nossa vida aplicamos uma dosagem de criatividade.
    Nos ambientes virtuais não é diferente, quanto mais criativos somos, mais facilidade teremos em interagir com estes ambientes.
    Mas é sempre bom lembrar que o medo da novidade e do desconhecido pode tolher a criatividade.
  • FABIO

    O ato de criar permite que o aluno desenvolva seu pensamento com ideias e palavras, ao utilizar os simbolos temos uma figura linguistica importante que permite ampliar e criar o processo de ensino aprendizagem, deste modo o bom desenvolvimento do design contribue para a fixação do aluno junto a plataforma e ao seu aprendizado.
  • LEANDRO

    Acredito que a criatividade fundamenta o design, pois pela suas experiências e percepções visuais de mundo garantem uma modificação visual de elementos sem mudar suas essências, ou até mesmo, reforçando seus conceitos e ideias.
  • RICARDO

    Como contribuição, gostaria de partilhar a opinião de Nelson L. Pretto (2001): "A escola, conectada, interligada, integrada, articulada com o conjunto da rede, passa a ser mais um elemento vital do processo coletivo de produção de conhecimento. Diante dessa constatação, o Design Didático tem sido apontado como um dos elementos mais importantes no processo de planejamento de um curso"
  • JOSÉ OSÓRIO

    [...] entendo que o design didático é uma pincelada simétrica ao conteúdo do saber, para cada conhecimento a estrutura será um matiz dos tons do ensino em pauta.
  • GUSTAVO

    Os "designers didáticos" abusam da inovação e criatividade para formular um material completo e simples ao mesmo tempo, com referência a várias outros recursos, tornando a leitura e o aprendizado muito mais fáceis.
  • JOSÉ OSÓRIO

    "boa ideia" é a sacada que o designer precisa, desde que aliada ao trabalho de preparação de material didático segundo as "ideias" de Stuart (citado no material didático de Vânia Marins e Rosa Maria)
  • CLAUDIA

    Segundo Fayga Ostrower a criatividade é inerente ao homem, e a realização deste potencial uma das suas necessidades, portanto, como educadores precisamos buscar caminhos em que as atividades proporcionem a investigação, exploração, experimentação e ordenação levando o aluno a uma descoberta.
    “Nesse sentido podemos afirmar que toda descoberta é uma conquista cognitiva que implica invenção e criação.” (Texto estudado: Criatividade, Pesquisa e Inovação:o caminho surpreendente da descoberta)
  • LETICIA

    Lendo os textos e assistindo aos vídeos, chego a conclusão que o design didático tem que ter como objetivo principal uma transmissão de conteúdo eficiente, que alcance as necessidades do aluno, não só pela inovação ou criatividade, mas também pelo comprometimento de seus autores com o que está sendo passado através daquele material. Como exemplo deste comprometimento, destaco as aulas disponibilizadas na disciplina de Produção de Material Didático, pois possuíam uma linguagem simples e próxima.
  • ALESSANDRA MACIEL

    "10 atitudes das pessoas muito criativas", são elas:Curiosidade; Confrontar desafios; Descontentamento construtivo; Mente aberta; Flexibilidade; Suspensão do julgamento; Síntese; Otimismo; Perseverança e ser um Eterno aprendiz.
  • ALESSANDRA

    Citando Costa e Marins, sobre as características de um designer: “Eles têm uma insatisfação natural com as formas existentes de fazer as coisas; se esforçam para anularem as suas concepções pré-existentes e verem as situações como novas; veem o valor do desafio e da provocação como o motor da mudança”. Achei esse trecho pedagogicamente belíssimo (estimulante!), além de bastante significativo nessa construção coletiva de saberes que estamos vivenciando aqui no Fórum.
  • HILTON

    A criatividade é a melhor ferramenta do design didático e proporciona o desenvolvimento de um bom projeto, visto que essa criatividade outrora não foi trabalhada pois o objetivo da sociedade capitalista é nivelar e uniformizar o conhecimento para a manutenção do sistema, por isso o design didatico pode ser um fator de entropia para o sistema , dependendo de como é trabalhado no ambiente de aprendizagem.
  • ADRIANA BARBOSA

    ..aolevar em consideração a realidade do cursista, pois as condições que o aluno de EaD tem para ter acesso aos meios é sem dúvida o primeiro passo para que essa efetivação aconteça, visto que como você disse, através disso, todo design possa trazer a tona a criatividade para atender as necessidades que cada um, ou cada grupo precisa, dentro do que realmente lhe importa ser atraído e aprender, já que ao meu modo de ver, todo design e criatividade visa atrair o aluno para que não se desvie o foc
  • JOSÉ OSORIO

    [...] a criatividade é mãe de um design didático e este produto de "professores preparados...", conforme diretrizes da UNESCO. Logo, o design didático é uma inspiração, uma imaginação... que só ocorrem porque a capacitação pessoal é apta a "criar com coerência"!!!