-
A interface possibilita trocas, interações, agregações,associações e significações como autoria e coautoria, integrando várias linguagens como sons, texto, fotografias vídeos...Algumas interface mais conhecidas são chats, fórum ,blog, sites, AVA.
-
...acredito que para uma interface ser útil tanto para o professor quanto para o aluno deve ser, entre outras: características objetivo - atrativo e interessante prender a atenção - seletiva e organizada facilidade de assimilação do conteúdo - simplicidade, equilíbrio e harmonia transmitir credibilidade - incentive a navegação motivar autonomia através da navegação simplificada.
-
... conhecer o usuário é fundamental para a definição de estruturas de organização, nomenclaturas, formas de navegação e mecanismos de busca acessíveis e compreensíveis, além disso, o usuário tem uma resistência na leitura, a velocidade de leitura na tela é de 25% menor em relação a leitura de um documento em papel.
-
A interface precisa ser amigável, ou seja, com processos mais práticos e dinâmicos. Além disso deve possuir ferramentas assíncronas e síncronas que possibilitam a interação do aluno X aluno, aluno x Professor, Professor x aluno e professor possa utilizar as ferramentas adequadamente.
-
...as interfaces podem auxiliar o professor em relação aos ajustes e aperfeiçoamento do material que se disponibiliza aos alunos. A interface auxilia a inserção e visualização do material didático a ser disponibilizado, assim pode-se destacar que material quando possui uma boa estrutura de interfaces este é melhor compreensível pelo aluno.
-
... o design deve atentar-se às novas necessidades dos alunos, e que o ensino esteja à dispor do aluno e não o contrário. O desafio das interfaces - AVA, plataforma, etc - é trazer o aluno para o ensino, isto é, adentrar na vida do educando, possibilitando uma interação aluno -professor ou tutor, em qualquer tempo e espaço.
-
As interfaces são um grande veículo de comunicação, através dela textos, artigos, idéias, propagandas são transmitidos diariamente a vários usuários localizados nos mais diversos lugares do mundo. Essa comunicação pode ser feita de diversas formas: com textos, imagens, sons, combinações de cores entre outras.
-
A interface é um meio: que pode frustar e irritar; que pode facilitar ou dificultar a aprendizagem; que pode ser divertida ou chata; que pode revelar relações entre informações ou deixá-las confusas; que pode abrir ou excluir possibilidades de ação efetiva-instrumental ou comunicativa.
Para uma máxima funcionalidade e legibilidade, a interface do ambiente deve ser construída com unidades modulares que possibilitem a consistência de um padrão visual... -
É preciso que o uso destes mecanismos seja feito para aproximar cotidiano e informação e esta é uma ação que deve ser planejada por quem confecciona o material.
-
A interface é um meio de movimentação entre uma ou mais ferramentas no uso do sistema de informações, portanto o professor pode usá-las em forma de imagem, som, vídeos, textos, fotografias, isto é, um complemento para integração de linguagens. Ajuda na organização da informação dada no ambiente virtual.
-
A interface precisa ser clara e objetiva caso contrario irá desmotivaram o educando que sempre em seu sub consciente busca aprender com prazer.
-
A meu ver, assim como diversas ferramentas e métodos educacionais não se deve trabalhar/utilizar de modo diferenciado a ação mediadora e o meio que a torna possível, para um bom desenvolvimento é necessário que se trabalhe ambos de forma complementar... as ações mediadoras é o que torna capaz a utilização do mesmo de forma criativa e dinâmica.
-
O professor deve disponibilizar interfaces com bastante clareza, simplicidade e objetivos para o aluno. Dessa forma, o aprendiz se sente mais à vontade e tira proveito de todas as suas funcionalidades de forma prática e prazerosa.
-
USABILIDADE! Que apesar de pouco percebido em nosso dia-a-dia, é fundamental no desenvolvimento de ferramentas de tecnologia, para que sites e sistemas sejam mais interativos. A usabilidade na web consiste em adaptar a informação ao site de forma eficiente, garantindo praticidade em seu uso. E, na educação a distância, isso é fundamental.
-
Técnicas para uso de interface
o Organização da informação;
o Simplicidade e credibilidade
o Eficiência e consistência
o Legibilidade e Layout
o Consciência sobre o uso da cor, desenho do conteúdo;
o Imagem, vídeo e audio
É preciso um planejamento pedagógico para que o aluno fique estimulado em aprender. -
Uma interface poderá auxiliar o professor a disponibilizar informações de uma forma interessante para o aluno, se no momento de sua construção a usabilidade seja aplicada, bem como a simplicidade, a organização, a coerência e a objetividade, para que assim o aluno possa realizar a leitura e o estudo do conteúdo com facilidade.
-
... as caixas de ênfase, caixa de conexão com outras mídias, os vídeos, os fóruns, enfim, todos esses elementos aplicados, que estão interligados num mesmo objetivo, completam de forma significativa a compreensão do tema/assunto abordado na aula.
-
Se as informações são lançadas de forma organizada, dinâmica, bem pensada, com imagens, sons, dentre outros elementos que venham a enriquecer a demonstração, numa linguagem (não só a escrita) agradável, acessível, condizentes aos objetivos do curso, visando o aprendizado efetivo, tudo tende a colaborar para o progresso das participações.
-
Segundo Wertsch (1993), texto Ambientes Virtuais de Aprendizagem, está na sua integração; as soluções de design didático devem ter embutidos: os aspectos teóricos relativos ao modo como as pessoas aprendem, os tipos de linguagem usadas na aprendizagem e as questões relativas as suas interfaces.
-
...interfaces precisam estimular o aluno, quando o material disponível é mal projetado, faz com que o aluno perca o interesse em se aprofundar no assunto, mas quando o material é de boa qualidade, bem estruturado, faz com que o aluno busque mais informações a respeito do tema tratado.
-
...a interface de aprendizagem virtual deve ser desenvolvida com foco na aprendizagem do aluno. Deve ser desenvolvida utilizando todos os recursos disponíveis para que se promova a máxima interação possível entre professor, tutor e aluno e o conteúdo a ser desenvolvido.
-
Acredito que a interface pode ajudar o professor no processo ensino-aprendizagem utilizando a organização de conteúdos de modo que harmonize os elementos e os deixe da forma mais didática possíve