Images

Forum 1- grupo 26

By ledapar
  • Edison

    Ao explorarmos a criatividade na elaboração dos materiais didáticos, atividades como fóruns e chats entre outros, possibilitamos um maior estimulo e motivação ao aluno, porem no EAD estamos mais atados do que na sala de aula presencial, uma vez que o maior investimento cabe a Instituição
  • Ariston

    Apesar deste contexto vejo muita criatividade para tornar as aulas mais atraentes e cativantes para incentivar os alunos
  • Aline

    " cabe a instituição ofertar alguns recursos, porque com aulas mais interativas estimula a aprendizagem e o interesse do aluno"
  • Edison

    "há necessidade do educador fazer uso da criatividade para tornar as aulas mais atraentes e principalmente envolver e transmitir o conhecimento, uma vez que cada aluno tem seu tempo e forma para aprender, me preocupa a forma de incentivo ao educador, uma vez que cada um pode ter a sua visão de qualidade e isso ser um limitador da criatividade, tornando-o simplesmente um professor preocupado em somente transferir informações para atingir as metas. "
  • Edjane

    “Design:é a arte de escolher formas e conteúdos com o objetivo de encantar alguém que deseja aprender algo”(pág. 3). Achei poética essa conceituação."
  • Ana

    Não há receita.
    Mesmo quando o professor precisa usar determinado material, depende dele mesmo e de seu modo criativo de lidar com ele (o material pré preparado - um livro, por ex), que fará com que seu alunos aprendam de modo significativo.
  • Catiane

    " tanto para quem estuda como para quem tutoria o ensino a distância exige mais autonomia e disciplina. Eu mesma posso dizer que nunca li tanto e pesquisei como tenho feito aqui no curso do Lante."
  • Adriana

    “penso que design didático se relaciona com a capacidade de agir regendo varias faces do conhecimento- o fazer interdisciplinar, ou até transdisciplinar (numa perspectiva arborescence), pensar e manipular o belo a favor do processo ensino aprendizagem, favorecendo a problematização.”
  • Giovani

    De acordo com o vídeo de Ken Robinson, considero que o material didático e seu design, não podem cessar a criatividade de quem o lê, ao contrário, deve despertar o interesse pela leitura e a consequente criatividade. Fazer-nos navegar, criar, esgotando-nos na imaginação.
  • Carla

    Nossa educação tradicional vai podando nossa criatividade ao longo dos anos e acho que esse é o desafio da educação atual, como estimular e valorizar essa criatividade e incentivar novas descobertas e um aprendizado mais prazeroso. Nesse sentido, acredito que o design didático pode contribuir para essa aprendizagem mais dinâmica englobando diferentes areas do conhecimento e novas tecnologias.
  • Carlos

    O design didático em Ead deve envolver todas as tecnologias, multimídia, hipermídia, redes, vídeos, para que as habilidades cognitivas dos alunos se desenvolvam, facilitando assim o seu aprendizado em um curso a distância. Alguns materiais que analisei possibilitam um fácil acesso a seu material didático pelos alunos.
  • Flavia

    Acredito que em EAD o Design tenha papel fundamental na atração do interesse dos alunos, sem ele os cursos tornar-se-iam desinteressantes e densos. E fundamentalmente, tudo deve estar interligado, ou seja, ser multidisciplinar e acessível, no sentido de o acesso aos conteúdos ser intuitivo. Isso estimula a autonomia, elemento fundamental deste perfil de aluno
  • Andrea

    O que vemos na educação até então é a busca de um padrão único que não estimula a criatividade, que não dá asas a imaginação. E como Ken comenta, não aceita o erro, crucial para o acerto muitas vezes
  • Cleide

    É que a mudança exige esforço, sair da zona de conforto dá trabalho e não são
    todos que estão dispostos a isso. Sabe-se que daquele jeito não está bom, mas também não querem mudar.
  • Evelyn

    O desafio como professora é estimular a criatividade inata do aluno, promovendo sua individualidade dentro de todo o contexto de uma sala de aula.
  • Camila

    E estamos colhendo o fruto dessas escolhas equivocadas: um número absurdo de profissionais formados nas mais diversas áreas mas que não se diferenciam, não criam, não produzem, não inovam. Apenas possuem o diploma
  • Jonathan

    09- Jonatan Para os autores, o design didático é uma questão de garantia da qualidade.
  • Jefferson

    Hoje, temos facilidades como podcasts que permitem a gravação rápida de pequenos trechos de áudio e a disponibilização quase que multiplataforma. Assim, uma mensagem pode ser passada, seja de boas vindas ou uma apresentação conceitual, por exemplo. Basta usar a criatividade.
  • Carla

    Para que a criatividade seja explorada é essencial o trabalho colaborativo, a troca de ideias e opiniões com o outro, a interação e muitas vezes na escola o que vemos é que o bom professor é aquele em que os alunos estão sentados, enfileirados, com conteudo na lousa e em silencio.
  • Edjane

    Falar da importância da criatividade e do Design Didático, como fator transformador de cursos de forma dinâmica, por meio da elaboração dos materiais didáticos específicos e utilização de recursos que estimulem os estudantes nos dias de hoje, resulta positivamente na autonomia do aluno no aprofundamento dos seus estudos na EaD.
  • Fernando

    a educação a distância é necessário que seja inovadora e com muita criatividade, para os alunos estarem num ambiente confortável.