RESUMO DO FÓRUM TEMÁTICO 2

  • RESUMO DO FÓRUM TEMÁTICO 2

    "Como uma interface pode auxiliar o professor a disponibilizar informação relevante de forma interessante para o aluno, ou como fazer a integração proposta por Wertsch?"
  • CARLOS DE LYRA

    [...] o foco tem que ser sempre o usuário, e alguns elementos devem ser a base da construção das interfaces que objetivam os educadores e as instituições educacionais, entre eles, a facilitação do manuseio para o usuário, a possível padronização efetivando a usabilidade, e o design visual atrativo.
  • KARLA

    O Ambiente Virtual de Aprendizagem tem o papel de encorajar e dar suporte a “ reorganização do saber”. Para que essa atribuição seja eficiente penso que o AVA, deva promover o movimento, a ação, a provocação, na tentativa de chamar o estudante ao diálogo. Contrapondo-se ao modelo tradicional de ensino “transmitir-verificar-registrar”, muito menos ser um repositório.
  • BRUNO

    Acredito que para aguçar e instigar o aluno a se interessar por determinado assunto ou tema que será abordado em aula pelo professor é imprescindível haver na interação professor-aluno um diálogo, criativo, interessante e inovador, através de uma relação em em o discente possa ser sentir confortável e parte- integrante e construtiva do processo de ensino – aprendizagem expondo suas dúvidas e opiniões.
  • CELIO

    Tendo observado diversos sites e sistemas Web, creio que uma boa interface é aquela que apresenta facilidade de leitura e retém o foco:1. fontes em tamanho adequado para a maioria, talvez este tamanho que utilizei seja adequado; 2. uma boa combinação de cores, nada berrante nem lusco fusco; 3. uso de imagens coerentes com as ideias;4. transições de telas que chamem a atenção do aluno; 5. consistência, os mesmos botões ou ícones fazem sempre a mesma coisa.
  • EVANDRO

    A interface é o primeiro contato do aluno com o curso, e se de início as informações se apresentarem para ele de forma confusa, ele terá receio, pois quando se vê algo novo com informações confusas, textos grandes e mal diagramados o aluno terá receio, pois se antes do início ele nota que os recursos são mal aplicados, como disse Laurel o problema está formado.
  • ADRIANA CANDIDA

    Percebo que a interface é direcionada ao público alvo(aluno)e o professor tem que estar antenado na elaboração do material pois para prender a atenção do aluno,a página tem que estar interessante,ele deve visitar sites de qualidade tanto educativos como comerciais é a prática inicial recomendada ."Esta vivência educa o olhar"LUCENA(1999).Portanto a comunicação em EAD é uma via de mão dupla comunicação e interação.
  • GUSTAVO

    A interface é o meio de interação entre o professor e o aluno, é por meio dele que o professor irá expor o conteúdo que deverá ser assimilado pelo aluno e interagirá com estes.
  • CÉLIO

    A interface é o meio de interação entre o professor e o aluno, é por meio dela que o professor irá expor o conteúdo que deverá ser assimilado pelo aluno e interagirá com estes.
  • AUDENY

    [...] a interface entre o educador e o seu aluno tem que despertar a curiosidade. Seguindo o passo-a-passo na criação de sites, por exemplo, você vai chegar a um ambiente visualmente agradável, chamativo e bem organizado (regras que me pareceram bem similares com as de criação do material impresso); mas nesse processo, acredito que o educador tenha que trabalhar com o "fator a ser buscado", com um "algo a mais" que o aluno deverá perseguir.
  • BRUNO

    Na construção de um AVA ou de um site com fins instrucionais, avalio que seja pertinente a opinião de segmentos diversos em relação a interface que será apresentada. Dentro dos segmentos diversos incluo; alunos, visitantes, conteudistas, professores com ou sem experiencia em Ead, a participação creio que ajudará a realizar reformas em prol da melhoria do funcionamento do ambiente virtual e inclusive de novas visitações.
  • HILTON

    [...] a inovação e a criatividade devem ser baseadas em preceitos como : organização de informações, bons desenhos, uso adequado de cores que se mal usadas podem até prejudicar a saude, e acima de tudo consistência naquilo que esta sendo apresentado e inovado ,cuidando sempre da legibilidade.
  • LEANDRO

    ... é fundamental para ativar o nível de inteligência análise e síntese a associação entre um fato e outro[...] Desta forma, todo material utilizado que colabore para essa interação sendo: foto, tiras, mensagens ou links são essenciais para o desenvolvimento da busca pelo "o que vem depois", é o que efetivamente vai despertando o interesse pelo saber e motivando a criação. Assim, durante nossa vida as interfaces estão presentes e muitas vezes nome das "didática" por facilitar a nossa caminhada.
  • ALINE

    A interface pode auxiliar o professor a motivar o aluno a se envolver com o conteúdo pelos muitos recursos que proporciona (web 3.0), levando a uma aprendizagem dialógica, ou seja, participativa. O professor poderá ter sucesso no seu trabalho aliando criatividade, design didático e proposta pedagógica de aprendizagem num único conjunto com a interface, utilizando algumas técnicas de organização que são facilitadoras da leitura e da busca de informações.
  • ALESSANDRA

    A arte de criar um ambiente virtual, que será o meio pelo qual o aluno estará ligado à aprendizagem, deve ser objeto de árduo trabalho e constante cuidado. O texto "interfaces" nos traz o que Laurel ressalta, que o "projetista de sistemas interativos deve integrar habilidades de engenheiro, artista e psicólogo." É a união de três habilidades fundamentais para entender e atender bem o aluno.
  • LETICIA

    Quando penso em interfaces ligadas a aprendizagem em curso de EAD, acredito que por experiência própria, deve ser apresentado ao usuário uma plataforma prática e de fácil interação, onde a transmissão de comandos e procedimentos do sistema sejam elaborados e disponibilizados de maneira acessível e simples. Acho que isto é o ponto de partida para que as necessidades dos usuários sejam atendidas, pelo menos, em um primeiro momento.
  • JOSÉ OSÓRIO

    Para que a interface auxilie, é preciso que o professor esteja capacitado a trabalhar como facilitador, de tal forma que consiga planejar o design adequadamente didático e instigador para orientar o aluno na busca do conhecimento. Mas, esta busca deverá ser pautada no princípio da usabilidade, ou seja, a interface tem que ser de "fácil uso", onde a lógica de desenvolvimento e desenho não exija do aprendiz grande esforço no sentido de 1º desvendar a "interface" para depois aprender o conteúdo.
  • ANTONIO CARLOS

    Uma interface pode auxiliar o professor a disponibilizar informações de forma positiva quando o conteúdo está disponibilizado de forma organizada, contextualizada, sequencial e não fragmentada de modo que seja fácil para o aluno a assimilação do mesmo. Deve também levar em conta que o aluno na atualidade está envolto numa sociedade midiática e visual, por isso deve ser disponibilizado para os mesmos textos imagéticos que por si só têm informações condensadas.
  • CLAUDIA

    A interface é elemento fundamental para a organização das informações, pois se apresenta como mediadora entre o que se deseja comunicar e a quem se dirige, portanto, ao combinar com as mídias é necessário levar em consideração que na construção de conteúdos elas serão o suporte para os processos de ensino- aprendizagem.
  • DANIELLY

    os critérios para se elaborar uma interface que proporcione, de forma coesa e objetiva o acesso às informações essenciais para o desenvolvimento das competências exigidas em uma determinada formação/capacitação são o segredo do sucesso de um bom planejamento de itinerário de aprendizagem.
  • ADRIANA BARBOSA

    A interface seja ela qual for, para simplificar a relação entre professor x aluno, deve ser bem elabora, clara e precisa, pois dessa forma o aluno logo encontrará as informações nela disponibilizada...Um ambiente confuso, com muitas informações e muitos links, dificulta o andamento da relação entre ambos, prejudicando a aprendizagem.
  • CLAUDIA

    O vídeos disponibilizados nos convidam para construir um novo olhar em relação a imagem, o convite para visitarmos o MAC e o passeio na caverna de Lascaoux , nos faz refletir que a linguagem visual antecede a linguagem escrita, nos conduzindo as múltiplas possibilidades do uso da imagem como suporte a EaD em AVAs.
  • CLAUDIA

    No texto “Ambientes Virtuais de Aprendizagem” o exemplo de duas imagens diferentes, que tratam de um mesmo assunto nos conduz a diferentes leituras, portanto, a visualidade é um suporte que deve ser explorado.
  • CLAUDIA

    “Segundo Silva (2007), o uso da representação visual, interativa e mediada por computador amplia a cognição, ou seja, explora a capacidade de percepção do usuário, permitindo a interpretação e a compreensão das informações apresentadas (Dias et al., 2007).”