-
Nesse ano começa o período chamado "Jesuítico". Chegaram os primeiros jesuítas no Brasil com o objetivo de propagar a fé católica e realizar um trabalho educativo.
-
Período de iniciativas educacionais dos Jesuítas.
Objetivo de colocar a educação para servir aos interesses da fé cristã. -
A obra jesuítica se estendeu de Salvador ao sul e, 21 anos após a sua chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
-
Neste momento, os jesuítas foram expulsos por Marquês de Pombal e o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos.
-
Nesse momento chega ao fim o "Período Jesuítico" e inicia-se o "Período Pombalino".
Pombal cria, neste ano, as aulas régias de Latim, Grego e Retórica, além de também fundar a "Diretoria de Estudos". Essa última só passou a funcionar após o afastamento de Pombal. Cada aula régia era autônoma e isolada, com apenas um professor e uma não se articulava com as outras. -
Período de iniciativas educacionais de Marquês de Pombal. Ato de supressão de Pombal à educação jesuítica. Objetivo de colocar a educação para servir aos interesses do Estado.
-
Portugal, percebendo que a educação no Brasil estava estagnada, instituiu o "subsídio literário" para manutenção dos ensinos primário e médio. O “subsídio” era um imposto, que incidia sobre a carne verde, o vinho, o vinagre e a aguardente. Mesmo assim, o professores ficaram longos períodos sem receber seus vencimentos.
-
Em 1808, com a chegada da Família Real, foram inauguradas Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e a Imprensa Régia por Dom João VI. Inaugura-se o "Período Joanino".
Das iniciativas inauguradas, a Imprensa Régia foi a mais importante no aspecto de mudança, pois permitiu que os fatos e as idéias fossem divulgados e discutidos, preparando terreno propício para as questões políticas que permearam o período posterior da nação. -
Período de iniciativas educacionais de Dom João VI.
Objetivo de estruturar a educação para atender às necessidades de sua estadia. -
Período de iniciativas educacionais de Dom Pedro I.
Objetivo de colocar a educação para atender às necessidades do novo império. -
É instituído o Método Lancaster, ou "ensino mútuo", onde um aluno treinado (decurião) ensinava um grupo de dez alunos (decúria) sob a rígida vigilância de um inspetor. Isso foi feito na tentativa de se suprir a falta de professores.
-
Com o retorno de D. João VI para Portugal, seu filho D. Pedro I proclama a Independência do Brasil e, em 1824, outorga a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a "instrução primária é gratuita para todos os cidadãos".
-
Um Decreto institui quatro graus de instrução: Pedagogias (escolas primárias), Liceus, Ginásios e Academias.
-
Neste ano, um projeto de lei propôs a criação de pedagogias em todas as cidades e vilas, o exame na seleção de professores para nomeação e a abertura de escolas para meninas.