Tecnologias na Educação

  • 40,000 BCE

    Pinturas Rupestres

    Pinturas Rupestres
    40000 a.C. - 30000 a. C. Uso de instrumentos de pedra. O aperfeiçoamento de ferramentas criadas pelo homem,como facas, levou as primeiras formas de arte e a educação . Na educação as
    pinturas rupestres eram usadas para mostrar aos jovens estratégias sobre caça.
  • 30,000 BCE

    Artes

    Artes
    30000 a.C. - 10000 a.C. Desenvolvimento da arte com o uso do sombreamento e perspectiva nos desenhos, escrita pictórica , que consistia em representar as ideias pelos desenhos. Novas formas de conhecimentos surgem , o homem passa a perceber o abstrato e a subjetividade.
  • 10,000 BCE

    Técnicas de plantio e criação

    Técnicas de plantio e criação
    10000 a.C. - 6000 a.C. Novas ferramentas e surgimento de técnicas de plantio e de criação. O surgimento de aldeias , facilitou o desenvolvimento da comunicação e os ensinamentos para novas gerações.
  • 5000 BCE

    Armas de Metal

    Armas de Metal
    5000 a.C.- 4000 a.C. O homem adquiriu conhecimento de fabricação de novas ferramentas e de armas de metal.
  • 4000 BCE

    Surgimento da escrita

    Surgimento da escrita
    Surgimento da escrita. Ainda não existiam professores e a educação continuava voltada para sobrevivência e para desvendar os fenômenos naturais. A escrita garantiu os registros dos pensamentos e conhecimentos.
  • 2000 BCE

    Surgimento dos meios de transportes

    Surgimento dos  meios de transportes
    Surgimento dos primeiros meios de transportes , estes auxiliaram na expansão de novas ideias e conhecimentos.
  • 469 BCE

    Sócrates

    Sócrates
    469 a.C , Os educadores da época se voltavam para o homem , objetivando a formação das elites dirigentes. Sócrates diferenciava por defender o diálogo como o método de educação,acreditava que era uma das maneiras para o nascimento das ideias.Em relação a tecnologia o ferro era destaque naquela época, em 400 a.C surgem as primeiras catapulta usada para fins de guerra.
  • 200 BCE

    Uso do rolo de pergaminho

    Uso do rolo de pergaminho
    Rolo de pergaminho era usado para guardar informações, facilitou a comunicação e o aprendizado. Na educação romana a criança até seus sete anos ficava a cargo da mãe e depois desta idade a cargo do pai, objetivando ressaltar os ideais coletivos e os valores culturais.
  • AD 1

    Cristo

    Cristo
    Era de cristo prevalecia o ensino tecnicista, onde a vida era centrada na religião, no trabalho e sobrevivência. Técnicas de construção e arquitetura se desenvolveram.
  • 95

    Substituição do rolo pelo códice

    Substituição do rolo pelo códice
    O códice era mais fácil , barato , com vários pergaminhos para guardar informações. Os cristãos usavam para fazer e distribuir a bíblia.
  • 476

    Início da Idade Média

    Início da Idade Média
    476 d. C. Escolas associadas as instituições religiosas. Durante a idade média , grande revolução tecnológica com avanços científicos , como técnicas de fabricação de vidros , guindastes, entre outras.
  • 859

    Primeiras universidades

    Primeiras universidades
    Primeiras universidades - Ano 859 d.C. Universidade de Al-Karaouine em Marrocos, fundada por uma mulher Fatima al-Fihri , universidade que se destacou em relação as ciências naturais.
    Na Europa em 1088 d.C. a primeira universidade foi na Itália, por ser muito cara , era voltada para elite.
  • 1300

    Renascimento

    Renascimento
    1300 Mudanças na sociedade e na educação, o homem passa a refletir sobre a sua existência e a igreja perde seu espaço. Educação elitista, Obras nas áreas da engenharias e arquiteturas.Construção de máquinas automáticas por Leonardo da Vinci.
  • 1398

    Primeira máquina de impressão

    Primeira máquina de impressão
    A primeira máquina de impressão desenvolvida pelo alemão Johannes Gutenberg .Importante para educação na produção e reprodução de livros.
  • 1453

    Idade Moderna

    Idade Moderna
    Época das grandes navegações, surgimento da caravela e catequização dos índios , pelos jesuítas no Brasil
  • Início da Idade Contemporânea

    Início da Idade Contemporânea
    Revolução Francesa , surgimento da enciclopédia.Debate sobre a questão da intervenção do Estado na educação. A imprensa teve um papel fundamental na época , surgimento de muitos jornalistas.As escolas infantis usavam ardósias como material de uso escolar por serem mais baratas e não sujavam , como as penas de tinta. Os adultos substituíram as penas de gansos pelas de metal.
  • Século XIX

    Século XIX
    As salas de aula eram usadas mesas inclinadas com tinteiros fixos, aperfeiçoamento das canetas tinteiros fim do século.Se pregava na sala de aula o controle, disciplina e organização.
  • Segunda Revolução Industrial

    Segunda Revolução Industrial
    Descoberta da eletricidade ,desenvolvimento dos meios de transportes e especialização do trabalho, esta refletiu na educação, que era mais voltada para atender os interesses das indústrias. A escola preparava mão de obra para o uso das novas tecnologias.
  • Terceira Revolução Industrial

    Terceira Revolução Industrial
    Surgimento de computadores e robôs industriais.No início , como os professores não estavam preparados para o uso nas novas tecnologias, muitas caíram em desuso.Uso de recursos audiovisuais nas escolas.
  • Década de 80 até os dias atuais

    Década de 80 até os dias atuais
    Computadores móveis ,crescimento do ensino a distância (EAD) nas universidades.