Timeline

História do Cead UFTM

  • Criação do Cead

    Criação do Cead
    Criado formalmente em março de 2010, o Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação tem como objetivo fomentar uso de tecnologias da Informação e Comunicação no ensino presencial e não-presencial na UFTM
  • Moodle institucional

    Moodle institucional
    Moodle institucional UFTMAssim que começou a funcionar, o Cead implementou a plataforma Moodle institucional, que está disponível a toda a comunidade acadêmica. Durante o primeiro ano de funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem, foram oferecidos treinamentos sob demanda para os professores da graduação e pós-graduação que manifestassem interesse em explorar os recursos da plataforma. Em 2011, havia 114 salas virtuais de graduação no Moodle, com 2098 usuários cadastrados. Três anos depois, esse número saltou par
  • Oficinas Moodle

    Oficinas Moodle
    As oficinas “Moodle : usando as ferramentas digitais em sala de aula” trataram, de maneira integrada, do uso de ferramentas tecnológicas e abordagens pedagógicas para a EaD. Ofertado aos docentes da UFTM, esse curso teve como objetivo preparar o professor universitário para criar e gerir atividades a distância, como complemento das atividades presenciais, dentro dos 20% não presenciais previstos em lei.
  • Curso "Linguagem Visual para Educadores"

    A linguagem visual subjacente às mídias digitais foi objeto do curso “Linguagem visual para educadores” que, em 20 horas de aula desenvolveu quatro tópicos: “o que é linguagem visual”, “elementos da linguagem visual”, “escola s de arte e estilos gráficos” e “análise e produção de peças gráficas”.
  • Projetos de pesquisa

    Paralelamente ao suporte técnico-pedagógico para uso do Moodle, o Cead desenvolveu ações de pesquisa e extensão. Entre 2011 e 2013, foram executados dois projetos de pesquisa financiados com recursos de agências de fomento.
  • Projeto 1 "Inovações Curriculares"

    “Inovações Curriculares e o Uso da Web 2.0 : Flexibilidade nas Práticas e na Formação de Professores Universitários” teve como propósito investigar como as ferramentas Web 2.0 estavam sendo usadas em projetos realizados em duas universidades locais, UFTM e Uniube. Financiado pela Fapemig e pela FUNEPU, o estudo mostrou que os professores da universidade aderiam à proposta, porém numa atitude ainda exploratória.
  • Projeto 2 "Mídia-educação no ensino Médio"

    O segundo projeto se chamava “Media literacy no Ensino Médio: desenvolvendo habilidades de acesso, avaliação e produção de conteúdo digital com alunos e professores” e teve como objetivo desenvolver e testar materiais e metodologias de mídia-educação com estudantes e professores das diversas áreas do currículo do Ensino Médio, a fim de desenhar uma proposta coesa de oficinas de educação para o uso crítico da mídia que pudesse depois ser apropriados pelas escolas. Foi financiado pelo CNPq.
  • Profmat

    Profmat
    ProfmatO Cead também deu suporte técnico e administrativo à implantação do ProfMat, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, do qual a UFTM é uma instituição associada desde 2011. A coordenação geral do programa cabe à Sociedade Brasileira de Matemática e integra ações da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
  • Projetos de extensão

    Na esfera da extensão, em pouco mais de três anos, o Cead lançou quatro cursos para estudantes e professores da educação básica e do ensino superior, financiados com recursos próprios da UFTM e também com o apoio de programas da Diretoria de Educação Básica da Capes como o Prodocência e o Novos Talentos.
  • Projeto 1 - Criatividade e multimídia

    “Tecnologias de Informação e Comunicação: criatividade e multimídia” foi um curso composto por 3 módulos de 30 horas cada, a saber: “Uso de ferramentas web 2.0”, “Produção de reportagem impressa e fotografias” e “Produção de programas radiofônicos e vídeos de bolso”. O objetivo foi habilitar professores da educação básica a produzir conteúdo multimodal em suas áreas de conhecimento.
  • Projeto 2 - Cinema e aprendizagens possíveis

    “Cinema e Aprendizagens Possíveis”, com quatro módulos de 30 horas, foi planejado para aproximar o educador do universo do cinema apresentando diferentes leituras para o trabalho em sala de aula.
  • Alfabetização Midiática e Informacional

    Alfabetização Midiática e Informacional
    AMI - Currículo para formação de ProfessoresEm 2010, o Cead firmou parceria com a coordenação de Comunicação e Informação da Representação da UNESCO no Brasil para editar a versão em português do livro "Alfabetização Midiática e Informacional - Currículo para formação de professores". A UFTM custeou a tradução e a impressão de dois mil exemplares do livro. A equipe do Cead fez também a revisão técnica da versão brasileira.
  • Redeci

    Redeci
    RedeciTendo a "Alfabetização midiática e Informacional" como referência para a oferta de oficinas e cursos de curta duração, o Cead vem acumulando um conjunto de materiais e metodologias pedagógicas reunidos no escopo do projeto "Redeci - engajando jovens através da Mídia-educação", que é disponibilizada a estudantes e professores da educação básica e também da educação superior.
  • 1. O básico e o futuro em EaD

    Hotsite do cursoEm 2013, o Cead ofertou o curso “Educação
    a Distância: o básico e o futuro na oferta dos 20% não-presenciais”, ministrado pelo professor Andrea Berardi,
    da Open University inglesa. Com três horas presenciais e atividades opcionais a distância, foi oferecido em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude).
  • 2. O Básico e o futuro em EaD

    O professor Berardi tratou do “básico em EaD”, relatando
    a experiência da Open University, criada nos 60 na Inglaterra para oferecer cursos de graduação e pós-graduação
    exclusivamente a distância. Na segunda parte, foi feita uma sessão de perguntas e respostas e, na
    terceira parte, foi apresentado um modelo simples de design instrucional desenvolvido no âmbito do projeto
    Open University Learning Design Initiative (OULDI).
  • Quadriênio

    Em março de 2014, o Cead completou quatro anos de atuação e vem trabalhando com afinco para cumprir as cinco metas estabelecidas pela universidade para o quadriênio 2010-14,
  • 1. Metas do quadriênio

  • 2. Metas do quadriênio