E9c665e0b9d0b6ca28978beb5953d758

AS REFORMAS CURRICULARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL.

  • Era de Vargas

    Era de Vargas
    Organização do sistema de ensino brasileiro por meio da reforma Francisco Campos (Lei 19.890, de 18/4/1931).
    Francisco Campos Criou o Conselho Nacional de educação, organizou de forma efetiva o ensino secundário e superior no Brasil.
    Houve consolidação das disciplinas cientificas no currículo escolar, que tem como objetivo a transmissão do conhecimento cientifico de diferentes ciências naturais.
    A Metodologia era aula expositiva, memorização, Quantidade de informações cientifica.
  • Period: to

    Estado Novo

    Ditadura do Estado Novo, regime ditatorial civil
    Reforma Educacional Capanema (1942).
    Se dá mais fortemente no ensino secundário;
    Uma educação que valorizava a construção de uma identidade nacional por meio, da inserção da disciplina moral e cívica e educação física baseada em padrões militares,formação da consciência patriótica
    Cabia ao professor de ciências formar indivíduos capacitados a se inserir na conformação social da época.
  • Unesco

    Unesco
    No Brasil, a agência da Unesco foi também criada em 1946 e chamada de Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura (IBECC), cujo objetivo era disseminar propostas experimentais de ensino de ciências, por meio de kits e livros didáticos.
    "A escola serviria de base para apoiar a formação de pessoal para a efetivação do aumento da produtividade nacional e consolidação do projeto capitalista". (TEIXEIRA, 2013)
  • Guerra Fria

    Guerra Fria
    *Formação da elite;
    *Programas rígidos;
    *Atividade neutra;
    *Recomendação de aulas práticas;
    Instituições promotoras de reformas: Projetos curriculares;
    Associações profissionais.
    Vigoraram, na educação brasileira, os preceitos da Reforma Capanema, que duraram até 1961.
  • Period: to

    Método científico

    Prevalecem a sequência fixa de comportamento que caracteriza o método científico na identificação de problemas, elaboração de hipóteses e verificação experimental da hipótese chegando à uma conclusão e levantamento de novas questões. A atividade prática no ensino de ciências serve a diferentes funções, para diversas concepções no papel da escola e aprendizagem.
  • Period: to

    Movimento de Ciências Integrada com apoio de Organismos Internacionais e da UNESCO.

    Estudantes na "Escola para todos " compreendendo a natureza, a importância da tecnologia. "Alfabetização científica" incorporado ao vocabulário dos estudantes. O método construtivista trouxe a importância do estudo da história e filosofia da ciência. Traçando linhas de raciocínio dos cientistas e as concepções dos alunos. Ciência para vida diária. Temas transversais, educação ambiental, saúde, educação sexual. Ainda priorizando as disciplinas científicas, principalmente a Biologia.
  • Processo de Ampliação na educação

    Processo de Ampliação na educação
    A educação brasileira passou por um processo
    de ampliação do quadro de vagas,A fim de possibilitar a entrada de classes menos favorecidas na escola.
    Ideias comportamentalistas no ensino-aprendizagem, recomendando a forma de comportamentos observáveis e indicadores mínimos de desempenho aceitável. Objetivos educacionais cognitivos- intelectuais, afetivos-emocionais e psicomotores-habilidades, organizadas em escalas hierárquicas.
    IBECC( instituto de educação, ciência e cultura).
  • Period: to

    A temática de 60 a 80:

    *Crises ambientais;
    *Aumento da poluição;
    *Crise energética;
    *Efervescência social- revolta estudantil e lutas anti segregação racial. Esses aspectos determinaram mudanças nas disciplinas científicas em todos os níveis de ensino. Os alunos passaram a estudar conteúdos científicos relevantes para as suas vidas, identificando problemas e buscando soluções para o mesmos.
  • O aumento da Ciência no Currículo escolar.

    O aumento da Ciência no Currículo escolar.
    Lei 4.024 Diretrizes e Bases da Educação. Aumento da participação da ciência no currículo escolar desde o 1° ano do ginásio e aumento da carga horária no colegial. Preparação do aluno com o desenvolvimento do espírito crítico e o exercício do método científico.
    Mesmo que o objetivo geral da educação fosse a formação de cidadãos, o que estava em questão era a apreensão do conhecimento científico para uso na resolução das questões sociais.
  • Criação dos centros de Ciências

    Criação dos centros de Ciências
    MEC cria 6 centros de Ciências nas maiores capitais brasileiras.
  • Period: to

    Ditadura Militar

    Transformação imposta pelo regime, modificando o papel da escola. Deixando de lado a cidadania e focando na formação de trabalhadores. Finalidade, desenvolvimento do país.
    Uma pedagogia tradicional ou renovada,
  • Final da Década de 60

    Final da Década de 60
    Jean Piaget, método de ensino aprendizagem construtivista usado atualmente em documentos oficiais brasileiros. Sem explicar o significado, ou mudança conceitual se um processo individual ou social.
  • Guerra tecnológica

    Guerra tecnológica
    *Formar cidadão-trabalhador;
    *Propostas curriculares Estaduais;
    *Evolução histórica;
    *Pensamento Lógico-crítico;
    *Projetos didáticos e discussões;
    Instituições promotoras de reformas: Centros de Ciências e Universidades.
    Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 5692. As disciplinas do ensino de ciências passaram a ter caráter profissionalizante, descaracterizando a função do currículo. Apenas as instituições privadas continuaram a preparar o aluno para o superior.
  • Crises ambientais

    Crises ambientais
    *Crises ambientais;
    *Aumento da poluição;
    *Crise energética;
    *Efervescência social- revolta estudantil e lutas anti segregação racial. Esses aspectos determinaram mudanças nas disciplinas científicas em todos os níveis de ensino. Os alunos passaram a estudar conteúdos científicos relevantes para as suas vidas, identificando problemas e buscando soluções para o mesmos.
  • O Brasil atualmente

    O Brasil atualmente
    Atualmente o Brasil possui sociedades voltadas para o ensino de ciências: SBF (Sociedade Brasileira de Física), SBQ ( Sociedade Brasileira de Química) e SBG( Sociedade Brasileira de Genética). A Associação Brasileira para Pesquisa em Ensino de Ciências e a Sociedade Brasileira para o ensino de Biologia reúnem centenas de professores de todos os níveis de ensino para discutir problemas e atualizações.