Deficiencia

INCLUSÃO - Uma importante evolução.

  • 1500 BCE

    Olmecas

    Olmecas
    "Existem várias estatuetas dos Olmecas, que ocupavam a região que hoje corresponde ao México, que sugerem que as pessoas com síndrome de Down eram veneradas por esse povo. Alguns estudiosos afirmam que os Olmecas achavam que os nascidos com síndrome de Down eram o cruzamento de mulheres com o jaguar, a mais alta de suas entidades, e apontam para algumas estatuetas com aparência de síndrome de Down que teriam garras de jaguar".
  • 500 BCE

    Grécia antiga

    Grécia antiga
    "Na Grécia Antiga havia uma super valorização do corpo belo e
    forte, pois favorecia a luta nas guerras. Assim, crianças mal formadas ou doentes eram abandonadas à própria sorte para morrer. [...] entretanto guerreiros mutilados em batalhas eram protegidos pelo Estado, o que demonstrava uma atitude social reparadora". (PACHECO, ALVES, 2007, p.243)
  • 30

    Cristiansmo

    Cristiansmo
    "Outra vez Jesus entrou na Sinagoga e lá estava um homem com a mão seca[...] Jesus diz ao homem: 'Levanta-te! Vem para o meio'. Então lhes pergunta: 'Em dia de sábado, é permitido fazer o bem ou o mal? Salvar uma vida ou matar?' Eles ficaram calados. Passando sobre eles um olhar irado e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: 'Estende a tua mão'. Ele estendeu a mão, que ficou curada". (BÍBLIA, 2009, p.1245)
    Jesus criticava a exclusão em sua época tocando leprosos e deficientes
  • 500

    Idade média

    Idade média
    No cristianismo eram protegidos por serem considerados filhos de Deus, entretanto não tinham vida digna e com os direitos dos demais cidadão. Em outras civilizações ainda eram vistos como castigados pelos Deuses. (VELOSO, MAIA, 2013, p.29)
    As deficiências intelectuais eram ainda associadas a possessão diabólica ou bruxaria, sofrendo as consequências da inquisição. Medicina não estava desenvolvida e as pessoas olhavam com curiosidade e medo.
  • Jan 1, 1200

    Francisco

    Francisco
    "Francisco sempre sentira repulsa dos leprosos, mas nesse momento desceu de seu cavalo e cobriu o homem com seu próprio manto. [...] beijou aquele rosto deformado pela moléstia. Este parece ter sido o ponto de virada em sua vida". (WIKIPÉDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis)
    Na época de São Francisco, os leprosos eram totalmente marginalizados, mas ele revoluciona ao deixar sua vida abastada para cuidar destes doentes.
  • Jan 1, 1200

    Maimônides

    Maimônides
    Um Judeu, médico e filósofo, é considerado o pai da Educação especial, pois dizia que os deficientes poderiam ter progresso por meio da instrução(MENDES http://www.ibamendes.com/2011/02/o-deficiente-fisico-ao-longo-da.html)
    "Todo o israelita é obrigado a estudar, o pobre e o rico, o saudável ou o doente e deficiente. Solteiro ou com mulher e filhos, velho com poucas forças". (PIZZINGA http://ordoilluminatorum.net/
  • Jan 1, 1500

    João e os "loucos"

    João e os "loucos"
    http://isjd.pt/s-joao-de-deus/
    São João de Deus em seu ato de conversão e atitude contra a hipocrisia social, foi internado como louco e sofreu na pele o terrível tratamento que esse tipo de paciente tinha naquele período histórico, o que o impulsionou a iniciar seu próprio hospital para tratar dignamente os deficientes mentais e depois as mais diversas patologias. Desenvolveu um tratamento com cuidados de higiene e outras técnicas hospitalares totalmente inovadoras em sua época.
  • Jan 1, 1550

    Paracelso e Cardano

    Paracelso e Cardano
    Médicos e filósofos, afirmaram que deficientes mentais constituíam problema médico, ocorrido por fatores hereditários ou cognitivos. Dessa forma, o médico é quem passa a decidir o destino dos deficientes.
  • Thomas Willis

    Thomas Willis
    Um dos pioneiros da pesquisa neuroanatómica.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Willis
    Visão organicista de deficiência mental;
    Começa a entender a deficiência como proveniente do cérebro;
  • Helen Keller

    Helen Keller
    Helen Adams Keller foi uma escritora, conferencista e ativista social americana. Foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado, graças à dedicação de sua professora Anne Sulivan que desenvolveu em sua infância a capacidade de se comunicar.
  • Hitler

    Hitler
    Na Alemanha nazista, Hitler mandou esterilizar entre 300 e 400 mil pessoas com deficiência e mais tarde exterminar entre 200 e 250 mil pessoas com deficiência física e intelectual.
    Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down-na-historia-parte-01/
  • Direitos Humanos

    Direitos Humanos
    "Declaração Universal dos diretos humanos: ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância[...]" http://www.direitoshumanos.usp.br
  • INTEGRAÇÃO

    INTEGRAÇÃO
    Lei Nº 7.853
    O texto dispõe sobre a integração social das pessoas com deficiência. Na área da Educação afirma, por exemplo, obriga a inserção de escolas especiais, privadas e públicas, no sistema educacional e a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino. Também afirma que o poder público deve se responsabilizar pela “matrícula compulsória[...] de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino”.
  • PNE

    PNE
    Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
    Documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Justiça, Unesco e Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Entre as metas está a inclusão de temas relacionados às pessoas com deficiência nos currículos das escolas.