Mídias e Educação: uma relação delicada

  • Ratio Studiorum

    Ratio Studiorum
    A Ratio Studiorum era um “conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos. Sua primeira edição, de 1599, além de sustentar a educação jesuítica ganhou status de norma para toda a Companhia de Jesus. Tinha por finalidade ordenar as atividades, funções e os métodos de avaliação nas escolas jesuíticas.
  • Didática Magna - Comênio

    Didática Magna - Comênio
    Grande entusiasta da imprensa, Comênio é considerado o primeiro a utilizar ilustra- ções em livros e paredes com fins educacionais. Em sua Didática Magna (1621-1657), sistematiza orientações a respeito do uso desses recursos.
  • Jardim de Infância

    Jardim de Infância
    Os brinquedos foram introduzidos nos chamados jardins de infância com objetivos educacionais orientados por abordagens teóricas como as de Froebel e Montessori.
    PEDAGOGIA
    Friedrich Froebel
    O criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática. (FERRARI, 2011)
  • Disseminação do rádio e da Televisão

    Disseminação do rádio e da Televisão
    A disseminação do rádio/TV no cotidiano das famílias, especialmente a partir das décadas de 1930/1950, e a evolução da produção de conhecimento sobre a comunicação fi zeram com que estudiosos da educação adotassem mais uma nomenclatura para referir aos recursos ou meios audiovisuais.
  • Manifesto dos Pioneiros

    Manifesto dos Pioneiros
    Já na década de 1930 o ideário sobre a escola renovada ou escola nova baseado no educador norte-americano ganha destaque em nosso país através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. O Manifesto de 1932 invocava a convergência e solidariedade de outras instituições além da escola – dentre elas a imprensa – para o esforço educativo das novas gerações, destacando entre outras a contribuição da utilização dos recursos na escola.
  • Valorização do Sujeito

    Valorização do Sujeito
    Esse ideário ganhou nova ênfase nos anos 1960 através dos movimentos populares. Adeptos de uma educação alternativa que valorizasse o sujeito, esses movimentos impulsionam experiências educacionais tanto em escolas particulares para atender a classe média brasileira quanto em projetos populares, como os centros de cultura ligados ao movimento estudantil e às escolas de aplicação ligadas a faculdades de Pedagogia.
  • Metodos educativos

    Metodos educativos
    A teoria e os métodos educativos têm antecedentes muito antigos, que podem ser traçados a partir do tempo em que sacerdotes tribais sistematizaram conhecimentos e em que culturas primitivas inventaram pictogramas ou signos verbais para gravar, preservar, transmitir, [criar] e reproduzir informação. (SAETTLER, 1969 apud OLIVEIRA, 1996).
  • influencia norte americana corrente desenvolve-se e no Brasil, surgimento da disciplina de tecnologia educacionais.

    influencia norte americana corrente desenvolve-se e no Brasil, surgimento da disciplina de tecnologia educacionais.
    A técnica e a tecnologia assumem um lugar central na corrente tecnicista, sofrendo influência dos estudos de matriz comporta- mental, ou seja, estudos que consideram as mudanças de comportamento como indica- dores de aprendizagem. O Brasil tem maior desenvolvimento dessa corrente a partir dos anos 1970, período de forte influência norte-americana com sua política de dominação cultural e apoio a ditaduras na América Latina.
  • relevancia politica

    relevancia politica
    O tema tem alcançado relevância política especialmente a partir do final dos anos 1990.
  • Midia e Vida social

    Midia e Vida social
    As mídias têm sido consideradas como estruturantes de vida social na atualidade (CASTELLS, 1999);
  • revalorização da participação dos sentidos na apreensão dos conteúdos.

    revalorização da participação dos sentidos na apreensão dos conteúdos.
    Há também, segundo Belloni e Subtil (2002), uma revalorização da participação dos sentidos na apreensão dos conteúdos. Ganham destaque estudos como os que indicam o grau de influência dos sentidos (especialmente a visão e audição) na aprendizagem.
  • arta Europeia da Literacia das Mídias

    arta Europeia da Literacia das Mídias
    Comissão das Comunidades Europeias elaborou a Carta Europeia da Literacia das Mídias (2006)
  • Crescimento das midias na educação

    Crescimento das midias na educação
    Com o crescimento da informática e de novas formas de convergência entre as mídias já existentes, acrescidas da conectividade, convencionou-se atribuir uma nova nomenclatura: tecnologias de comunicação e informação (TIC), que incorporaram a mídia televisiva, rádio e outras linguagens, como a fotografia.
    As mídias estão em torno dos alunos e cabe ao professor tomar proveito dessas mídias para trazer para os alunos o conhecimento. As mídias podem auxiliar nas aulas fazendo com que o professor tome