-
Alunas: Vania Neves.
Patricia Fernandes.
turma: 1º NB
Pedagogia. -
As primeiras utilizações de imagem, serveriam como códigos para criar significados, sem função social.
Eram usados várias ferramentas para representar essas formas de linguagens como, gravetos,pedras,sangue,pigmentos coloridos etc. -
Os jesuítas abriram escolas de ler e escrever e também de pratica agrícola, marcenaria e ferraria.Uma escola também para ricos e outra também para quem não tinha condições.Trouxeram um principio de educação através da arte.
-
uma espécie de coletânea privada chamada Ratio Studiorum surgiu com a necessidade de unificar o procedimento pedagógico dos jesuítas diante da explosão do número de colégios confiados à Companhia de Jesus como base de uma expansão em sua totalidade missionária. Constituiu-se numa sistematização da pedagogia jesuítica contendo 467 regras cobrindo todas as atividades dos agentes diretamente ligados ao ensino e recomendava que o professor nunca se afastasse da filosofia e da teologia.
-
Comenius concebeu uma teoria humanista e espiritualista da formação do homem.
Entre suas idéias estavam : o respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação e uma educação sem punição mas com diálogo. -
Com a vinda da corte para o Brasil em 1808, são criadas algumas escolas técnicas, academias e laboratórios. A partir da independência surge a necessidade de formar uma sociedade política local e começam a proliferar escolas militares, que passaram a dividir espaço com as escolas confessionais. O Estado começa, então, a exercer um papel com relação à educação pública antes exercida basicamente pela igreja.
-
O mundo vivia, na época, um momento de crescimento industrial e de expansão urbana e, nesse contexto, um grupo de intelectuais brasileiros sentiu necessidade de preparar o país para acompanhar esse desenvolvimento. A educação era por eles percebida como o elemento-chave para promover a remodelação requerida.
Inspirados nas ideias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação, esses intelectuais viam num sistema estatal de ensino público, livre e aberto. -
De acordo com os pioneiros, o domínio da evolução social permitiria um avanço no poder de organização, ou seja, resolveria o estado em que a educação se encontrava e tornaria o educador mais consciente das capacidades administrativas que deveria desempenhar. Os métodos e técnicas científicas serviriam de base para avaliar a situação e os resultados após sua aplicação. Surgia uma nova política educacional, pautada na formação do profissional da educação e nas influências industriais vigentes.
-
Com a inserção do radio e da tv no dia-dia das famílias e a evolução do conhecimento sobre a comunicação especialmente das décadas de 30 e 50, fizeram com que estudiosos da educação adotassem mais uma nomenclatura que se chamaria: meios de comunicação de massa ou mídias.
-
O movimento popular passou a desenvolver novas experiências,incentivando o papel do professor como facilitador do ensino, valorizando os recursos audiovisuais.
-
A escola liberal tecnicista atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental,educacional. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.
-
Audiovisual é um termo que acabou consagrado pelo uso nacional e internacional,caracterizado pela ligação com tudo que se diz respeiro a imagem,teve também suas critícas pois dava a impressão de tratar os dois canais audio e visual ao mesmo tempo segundo Parra.
-
Surgem, neste reunião, novas definições de mídia-educação,
tentando integrar os aspectos críticos e técnicos e suas duas dimensões,embora se possa perceber uma ênfase nos aspectos ligados à produção de mensagens midiáticas. Também é interessante notar as preocupações dos países pobres com a diversidade cultural e os problemas de
cidadania e participação política. -
Em o livro Cultura das mídias de Lúcia Santaella, a autora vai além e adota a forma mídias (no feminino e plural) referindo-se à relação que se estabelece entre os diferentes tipos de mídias: rádio, TV, jornal e assim por diante,
-
Na actualidade vivemos na chamada Sociedade da Informação onde é fundamental estar informado e comunicar por telefone ou através da Internet e telemóvel. As novas tecnologias (TIC) têm uma grande importância na vida das pessoas, invadindo todas as áreas do quotidiano, incluindo a Educação, a área profissional e do lazer.
Um exemplo da importância das TIC na educação, é a possibilidade de uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e, um melhor ensino dos professores. -
Segundo belloni e Sudtil, há nos recursos audiovisuais uma valorização da participação dos sentidos dos conhecimentos dos conteúdos, se destacando alguns estudos como os que indicam o grau de influências dos sentidos (visão e audição) na aprendizagem.
-
Melo e Tosta chamam a atenção para a relação das mídias com o sistema produtivo: A mídia tem a ver com a indústria dos bens simbólicos. Corresponde a um sistema complexo de produção, circulação e consumo de bens culturais. Seu foco está orientado a fabricar artefatos que se materializam em palavras, sons, imagens, seja no plano real, seja no plano imaginário.
-
O que se percebe, enfim, é que as novas tecnologias trouxeram impactos sobre nosso dia-a-dia, exercendo importante papel nos desdobramentos dos serviços educacionais e proporcionando avanço para a democratização da Educação. A Educação a Distância irá requerer do aluno mais disciplina, motivação, além de uma nova forma de encarar o processo de ensino e aprendizagem. Mas essa mudança de hábito provocará, com certeza, uma nova cultura educacional, mais abrangente e democrática.