-
Mariana Camargo e Rafaella Ramos, acadêmicas do 1º ano de Pedagogia MA
-
Esta linha do tempo é baseada no texto Educação e mídias: uma relação delicada. Nela, relatamos algumas datas, informações e conceitos importantes sobre mídias.
-
Ano em que nasceu Jean Amos Komensky, mais conhecido como Comenius. Ele falava aos educadores que deveriam sempre associar o nome de um objeto a sua imagem.
-
Ano em que foi publicado a primeira edição Ratio Studiorum, que era um conjunto de normas que tinha como finalidade ordenar e organizar o sistema avaliativo das escolas jesuíticas.
-
Ano de criação da Didática Magna. Esta didática consistia no princípio de ensinar tudo a todos. Comenius foi o primeiro a utilizar ilustrações para fins educacionais, e trata sobre a utilização desses recursos na Didática Magna.
-
Após 1930 os religiosos começaram também a adotar referencias de educação nova, mas ainda com ensino tradicionalista. Foi também nesse ano que os meios de comunicação ficaram mais presentes no cotidiano das famílias.
-
Foi neste ano que com o Manifesto de 1932 a escola ganhou novos aliados, contribuindo assim para utilização de novos recursos na escola.
-
Neste ano o Manifesto começou a ganhar força através dos movimentos populares. Esses movimentos auxiliam os educandos, propiciando a eles experiências diretas com tecnologias, como produzir slides, filmes caseiros e outras formas de mídias.
-
Foi nesse ano que se propagou no Brasil a corrente tecnicista, surgindo no currículo uma nova disciplina: tecnologias educacionais.
-
Ano em que foi lançado o livro Cultura das mídias, de Lúcia Santaella. Nele, ela fala sobre a relação que se estabelece entre os diferentes tipos de mídias: rádio, TV, jornal.
-
Elaborada a Carta Européia de Literácia das Mídias, que recomenda que os países adotem a literacia midiática como forma de garantir a cidadania, capacitando os estudantes europeus para a leitura crítica e a produção de conteúdos midiáticos, bem como a desenvolver estratégias de uso seguro das mídias.
-
Estudar mídias envolve estudar também todo o seu processo de produção. No Brasil, a utilização das mídias como ferramenta educativa ainda não acontece com totalidade, pois há certa resistência a isso. Fazem parte das tecnologias de comunicação e informação (TIC) a mídia televisiva, rádio e fotografia, entre outras. Mas a mídia não pode ser considerada um recurso didático, pois o recurso nos dá a ideia de um estudo instrumental, e as mídia/meios de comunicação possuem um valor cultural, lig