Capa

Mídias e Educação uma relação delicada

  • Jan 1, 1500

    Apresentação

    Apresentação
    UNIVERSIDADE ESTUDAL DE PONTA GROSSA – CURSO DE PEDAGOGIA – DISCIPLINA TIC
    Linha do tempo elaborada a partir do texto: Educação e Mídias uma relação delicada, de Márcia Barbosa da Silva, nº 14, v 1.
  • Feb 1, 1500

    Integrantes do Grupo

    Integrantes  do Grupo
    Ana Paula de Almeida Ferreira e Ariane Maria dos Anjos
    Turma 1º MA de Pedagogia – UEPG.
  • Mar 1, 1500

    Análise do Texto

    Análise do Texto
    O texto traz a definição do que é mídia e trata sobre a mídia no âmbito da educação.
  • Apr 1, 1500

    Arte Rupestre.

    Arte Rupestre.
    A arte Rupestre é considerada a mais antiga representação artística, gravadas em cavernas normalmente da pré-história. Foi usada nas primeiras utilizações de códigos de representação criando significados para aprimorar a nossa linguagem. Esses desenhos chegaram até nós, nos trazendo informações de acontecimentos do passado criando uma comunicação com os pré-históricos, que iniciaram esse registro de imagens criando significados que facilitavam a comunicação entre eles.
  • Ratio Studiorum

    Ratio Studiorum
    Foi um conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos, sua finalidade era ordenar as atividades, funções e o métodos de avaliação.
  • Comênio.

    Comênio.
    Para Comênio o homem era imperfeito e deveria superar suas imperfeições através do processo educativo, na sua opinião isso se concretiza através da observação da natureza, que seria a manifestação divina. Comênio foi o primeiro a utilizar ilustrações em livros, relacionando com a mídia essas ilustrações/desenhos proporcionaram produção, exposição e circulação de significados, trazendo conseqüências boas para a aprendizagem, principalmente infantil.
  • Didática Magna.

    Didática Magna.
    “ Arte de ensinar tudo e a todos”, obra de Comênio aonde ele trata de enfatizar a função demonstrativa da simulação do real, um modelo no qual o aluno poderá entrar em contato com elementos da natureza e da vida social simulada ou controlada. Apresenta um tratado da educação como direito universal direcionado nos princípios que conduzem o homem à transformação e salvação, A salvação tinha como seu instrumento a educação. A proposta era que o ensino possibilite a transformação do humano.
  • Meios de Comunicação/Mídias

    Meios de Comunicação/Mídias
    O rádio/TV no se disseminou nesse ano, e a evolução da produção do conhecimento sobre a comunicação fizeram com que estudiosos da educação adotassem uma nomenclatura para referir aos recursos audiovisuais que se encaixam numa dominação mais especifica: Meios de comunicação de massas ou mídias. Esse conceito acrescentou algo que não existia antes no cenário educacional: a necessidade dos meios de comunicação se tornarem objeto de estudo para além da utilização pedagógica.
  • A escola nova

    A escola nova
    Surgiu baseada em um educador chamado Dewey, para ele as escolas deviam deixar de ser meros locais de transmissão de conhecimentos e tornar-se pequenas comunidades. Também dizia que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Assim, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. Então, para ele, a educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades.
  • Manifestos dos Pioneiros

    Manifestos dos Pioneiros
    Evento caracterizado como um fato político. Esse manifesto invocou convergência e solidariedade de outras instituições além da escola, dentre elas a imprensa, para o esforço educativo das novas gerações, destacando entre outras a contribuição da utilização dos recursos na escola.
  • Movimentos Populares

    Movimentos Populares
    Impulsionaram experiências educacionais tanto em escolas particulares para atender a classe média brasileira quanto em projetos populares, nessas experiências os educandos são incentivados a produzir slides, retroprojeções, filmes caseiros, a operar eles mesmos as máquinas e a ter contato direto com os materiais produzidos. Essas experiências trouxeram a possibilidade da valorização da participação dos meios no processo de aprendizagem de forma autônoma, gerando importantes experiências.
  • Recursos Audiovisuais

    Recursos Audiovisuais
    Os recursos audiovisuais, já existentes somados a outras invenções mais recentes são reagrupados e redefinidos a partir da nova nomenclatura, se caracterizam por uma ligação com a imagem, como o som ou com ambos- som e imagem (slide). Uma obra importante nessa fase é Recursos audiovisuais na Escola de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schuller.A partir dessa obra educadores brasileiros farão outras publicações e adaptações divulgando técnicas de utilização dos recursos audiovisuais na escola
  • Corrente Tecnicista

    Corrente Tecnicista
    A técnica e a tecnologia assumem um lugar central na corrente tecnicista, estudos consideram as mudanças de comportamento como indicadores de aprendizagem,influenciando significativamente o campo educacional surgindo uma nova disciplina: As tecnologias educacionais, aonde o papel de facilitador do professor torna-se uma espécie de “funcionário da máquina” a serviço da tecnologia,ganham relevância as experiências feitas de videoaulas gravadas e com educação a distância via rádio e TV,
  • Recursos audiovisuais na segunda Guerra

    Recursos audiovisuais na segunda Guerra
    Com o avanço dos estudos da psicologia comportamental e com o sucesso da utilização de retroprojetores foram usados projetores de slides para o treinamento de soldados durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Carta Europeia da Literacia das Mídias

    Carta Europeia da Literacia das Mídias
    A carta recomenda explicitamente que os países membros adotem a literacia midiática como forma de garantir a cidadania, capacitando os estudantes para a leitura critica e a produção de conteúdos midiáticos, bem como desenvolver estratégias de uso seguro das mídias.
  • Manuel Castells

    Manuel Castells
    Considerava as mídias como estruturantes da vida social na atualidade. E hoje em dia isso esta nítido, pois a mídia é usada para designar os meios de comunicação utilizados para o compartilhamento das informações e idéias, a tecnologia é usada para solucionar problemas e desenvolver ações. A mídia está em tudo na sociedade, na educação pode incentivar e facilitar a aprendizagem e a formação dos estudantes.
  • Fotografia para Arlindo Machado

    Fotografia para Arlindo Machado
    Para ele fotografia não acontece somente no momento do clique que dispara o obturador, deixando a luz entrar na câmera.Completa falando que o espaço natural ou no estúdio,a iluminação, a pose, os ajustes e tudo que acontece antes do “clique” é tão fotografia quanto o que acontece no “momento decisivo”,da mesma forma,também tudo o que acontece no momento seguinte.Estudar as mídias é estudar também os seus processos de produção,o antes,o durante e o depois é a apropriação do real.
  • Mídia janela transparente para o mundo

    Mídia janela transparente para o mundo
    A mídia oferece condições para a comunicação de maneira indireta, representações das imagens do mundo, as mídias inter vem, nos põe em contato direto com o mundo, e nos oferecem versões seletivas do mesmo. Elas participam da construção de sentidos daquilo que se comunica.
  • Paulo Freire

    Paulo Freire
    Estudos a respeito das dificuldades enfrentadas para a consolidação do estudo das mídias na educação surgiu ao observar na fala das professora uma heresia em escolher o termo para nomear o seu trabalho com as mídias, essa questão leva a procura das raízes dessas diferentes formas de referir o que elas significavam.Para ele é necessário reconhecer os conceitos que guiam nossas ações para que possamos transformá-las.
  • Mídia como sistema produtivo

    Mídia como sistema produtivo
    A mídia corresponde a um sistema complexo de produção, circulação e consumo de bens culturais. Seu foco está orientado em fabricar artefatos que se realizam em palavras, sons, imagens, seja no plano real imaginário. Está vinculada ao processo de circulação de mercadorias com uma intencionalidade,por isso ao estudar o antes,durante e depois precisamos nos interrogar ainda sobre quem produz, com que intenção e a favor de quem.Esse questionamento é essencial para avançar no processo da emancipação.
  • Reflexão

    Reflexão
    A mídia é um fator fundamental na vida da sociedade nos dias de hoje,podendo ser utilizada de várias formas em sala de aula,através de revistas,livros,fotografias,filmes etc.A utilização de recursos de ensino faz nós alunos ver na prática o que aprendemos na escola, e podemos relacionar a matéria aprendida com fatos reais do cotidiano.Desta forma se torna mais fácil absorver os conteúdos.Com o crescimento da informática e das mídias se revoluciona cada vez mais o cenário educacional.