-
Esta linha do tempo traz algumas caracteristicas sobre as mídias na educação. Elaborada para a disciplina de TIC, no curso de Licenciatura em Pedagogia, 4ºNA, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa pelas acadêmicas Michelle Saieviez e Thais Priscila Ap. Parolin Pedrozo.
-
O texto de Márcia Barbosa da Silva, traz alguns aspectos sobre as mídias na educação, trazendo discussões sobre a inserção de recursos e de diversas mídias na educação e os termos usados para definir o que hoje chamamos de mídia .
-
Educação e mídias: uma relação delicadaOs desenhos nas paredes de cavernas, nas pedras, etc, nos mostra que desde o começo, a educação se relaciona com as mídias. "Os deesenhos rupestres exemplificam as primeiras utilizações da imagem como base para a criação de códigos. de representação partilhados e de criação de significados, de aprimoramento de nossa linguagem" (SILVA, 2011, p. 18).
-
Educação e Mídias: uma relação delicadaA Ratio Studiorum era um conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos, em 1599, surge sua primeira edição. Ganhou status de norma para toda a Companhia de Jesus, sua finalidade era ordenar as atividades, funções e os métodos de avaliação nas escolas jesuíticas. Foi a base da educação tradicional no Brasil.
-
Consierado o pai da introdução das mídias na educação. Acreditava em ensinar tudo a todos, pois através da educação o homem se torna homem, suas ideias de ensino baseavam-se na observação da natureza. ORBIS PICTUS- Jean Amós Comenius foi o primeiro livro com figuras na educação.
-
FROEBELSurge o Kindergarten (Jardim de Infância), onde as crianças eram consideradas plantinhas de um jardim e o jardineiro era o professor. Froebel foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo, como atividade, nas escolas. Os blocos de construção, chamados de materiais específicos, eram usados pelas crianças nas suas atividades criadoras, outros materiais eram usados, como: papel, papelão, argila e serragem.
-
Invenção da TVO russo Wladmir Zworykin desenvolveu um tubo de imagem chamado de iconoscópio. A empresa norte-americana RCA contratou os seus serviços e fabricou o Orticon, desenvolvendo, então, o primeiro modelo de televisor a ser produzido em escala industrial.
-
Através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o ideário sobre a escola renovada ou escola nova ganha destaque em nosso país.
-
Mídias e Educação: uma relação delicadaENTRE 1930 e 1950 houve uma disseminação do rádio/TV no cotidiano das famílias
-
A educação Nova começa a influenciar também os relif[giosos.
-
O Manifesto de 1932 invocava a convergência e solidariedade de outras instituições além da escola – dentre elas a imprensa – para o esforço educativo das novas gerações, destacando entre outras a contribuição da utilização dos recursos na escola.
-
Valorização dos eletrodomésticos, e dos audiovisuais. Comunicação, aspectos das mídias –ficam mais fortes, o aspecto comunicacional se destaca
-
Educação e mídias: uma relação delicadaEntre 1930 e 1950 houve uma disseminação do rádio/TV no cotidiano das famílias
-
É lançada no Brasil a obra Recursos audiovisuais na Escola de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schüller.
-
Maior desenvolvimento da corrente tecnicista no Brasil.
-
A Apple e a popularizaçãoFoi lançado o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Apple II. Esse equipamento já vinha montado, diferente dos computadores vendidos até então, com teclado integrado e era capaz de gerar gráficos coloridos, o inicio da disseminação dos computadores.
-
Surgem vários experimentos com rádio na escola, produção de vídeos, etc.
-
No final desta década o tema mídias começou a ter relevância política
-
História da InternetA internet começou a se popularizar
-
No livro Cultura das mídias, Lúcia Santaella adota a forma mídias (no feminino e plural) referindo-se à relação que se estabelece entre os diferentes tipos de mídias: rádio, TV, jornal e assim por diante, tanto no que diz respeito ao conteúdo quanto à forma.
-
Surge a denominação TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação (Num momento de globalização), com a virtualização das relações sociais e econômicas.
-
Pensando na evolução da educação no Brasil, da chegada dos portugueses e do ensino jesuíta, passando por Comênio e a introdução de recursos didáticos na educação, com o enisno tecniscista, entre tantos outros acontecimentos, vemos que a educação teve muito ganho. Do ensino tradicional a formação do cidadão autonomo e critico foram grandes lutas. A inserção de mídias nos mostra que a educação é realmente para o aluno, respeitar os usos das mídias, que estão todo o tempo ao lado dos alunos, ...
-
é um salto para a qualidade, o aluno que vive com as mídias sente-se mais seguro e motivado a aprender. As mídias trazem várias opções de trabalho. Melhorando também a qualidade do ensino, da prática do professor.