Imagescal89mzp

Educaçaõ e Mídias:uma relação delicada

  • Didactica Magna

    Didactica Magna
    João Amós Comenius publica em 1632 sua obra prima: Didáctica Magna, sempre buscando seus objetivos fundamentais "de uma reforma radical do conhecimento humano e da educação" unidos e sistematizados numa ciência universal.
  • Orbis Pictus

    Orbis Pictus
    Primeiro livro ilustrado por Comenius em latim para a Educação Infantil onde utiliza a imagem como um recurso pedagógico.
  • Corrente Espontaneísta

    Corrente Espontaneísta
    Visa diminuir a influência autoritária do professor sobre os alunos, ideias baseadas em John Dewey.
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Novista

    Manifesto dos Pioneiros da Educação Novista
    O ideário sobre uma escola renovada ou escola nova ganha destaque em nosso país em oposição a escola existente denominada de tradicional.
  • Meios de Comunicação/ Mídias

    Meios de Comunicação/ Mídias
    Em 1930-1950 houve a disseminação do rádio/tv no cotidiano das famílias juntamente com a produção de conhecimento sobre comunicação, com isso surge mais uma nomenclatura para se referir aos recursos ou meios audiovisuais, são os meios de comunicaçaõ ou comunicação de massas/mídias.
  • Outras Instituições ganham destaque:A Imprensa

    Outras Instituições ganham destaque:A Imprensa
    Manifesto que invocava a convergência e solidariedade de outras instituições além da escola, dentre elas a Imprensa.
  • Movimentos Populares

    Movimentos Populares
    Movimentos populares para que a Educação valorizasse o sujeiro, através dessas experiências os educandos são incentivados a produção de slaids, retroprojeções, filmes caseiros sendo autônomos no contato direto com as máquinas.
  • Corrente Tecnicista

    Corrente Tecnicista
    Período de forte influência norte-americana com sua política de dominação Cultural. A ênfase de projetos econômicos baseados na teoria do capital humano influenciando no campo educacional, surgindo no currículo uma nova disciplina: As Tecnologias Educacionais.
  • Desenhos rupestres

    Desenhos rupestres
    Autores como Parra entre outros citam os desenhos rupestres como as primeiras utilizações da imagem como base para a criação de códigos de representação partilhados e de criação de significados, de aprimoramento de nossa linguagem.
  • Carta Européia da Literácia das mídias

    Carta  Européia da Literácia das mídias
    A carta européia recomenda que os países membros adotem a literacia Midiática, visando garantir a cidadania e com isso despertar uma postura crítica nos estudiosos europeus para o uso seguro das mídias.
  • Reflexão

    Reflexão
    Várias nomenclaturas foram utilizadas para se referir as mídias na Educação, como: recursos didáticos, audiovisuais, etc... Na antiguidade os desenhos feitos em pedras denominados de rupestres eram vistos como a primeira forma de utilização da imagem na nossa linguagem. Com a era da comunicação invadindo nossa meio cultural necessitamos conhecer a história das mídias no nosso contexto histórico, para nos situarmos e entendermos como se constitui e como eram utilizados essas mídias.