Imgres

Educação e mídias: uma relação delicada

  • Jan 1, 1500

    APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO
    Universidade Estadual de Ponta Grossa curso de pedagogia disciplina de TIC, uso da linha do tempo baseado no Texto Educação e Mídias uma Relação delicada de Márcia Barbosa da Silva, publicado na Revista Olhar de Professor, n º 14 vol.1
  • Feb 1, 1500

    INTEGRANTES DO GRUPO

    INTEGRANTES DO GRUPO
    LIDIANE DE SOUZA LEAL E CLAUDIA MARIA FORNAZARI
    TURMA 1ºNA DE PEDAGOGIA-UEPG
  • Mar 1, 1500

    Tematica do Texto Central

    Tematica do Texto Central
    O texto trata da relação Mídias e Educação em um ambiente escolar. Na pré-História mídias eram desenvolvidas através dos Desenhos rupestres.
  • Recursos didáticos

    Recursos didáticos
    Entre 1621 e 1657 Comênio foi considerado o prineiro a utilizar ilustrações em livros e paredes com fins educacionais em sua obra "Didática Magna" trata-se de uma aproximação do real em que o aluno poderá entrar em contato com elementos da natureza e da vida social.
  • Corrente espontaneísta

    Baseada nas ideias do educador norte-americano John Dewey, essa corrente visa diminuir a influência autoritária do professor sobre os alunos. Quando suas ideias são trazidas ao Brasil, ganham o apoio de diversos educadores. Já na década de 1930 o ideário sobre a escola renovada ganha destaque em nosso país através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Esse evento caracterizou-se um fato político.
  • Recursos audiovisuais

    A utilização de retroprojetores começou com o treinamento de soldados durante a segunda guerra mundial, (1939- 1945) pois esse recursos caracterizam por uma ligação com a imagem e com o som. E apartir daí esse recurso foi se aprimorando
  • Meios de comunicação/mídias

    A divulgação de rádio e tv nas décadas de 30 e 50 fizeram com que os estudiosos da educação adotassem mais uma nomenclatura para referir aos meios audiovisuais , sáo oa meios de comunicação de massa. passou a ser substituído cada vez mais como uma forma de indicar práticas sociais.
  • A corrente tecnicista

    A corrente tecnicista
    A técnica e a tecnologia assumem um lugar central nesta corrente, sofrendo influência dos estudos de matriz comportamental, onde o Brasil tem maior desenvolvimento dessa corrente a partir dos anos 70, período de forte influência norte-americana com sua política de dominação cultural e apoio a ditaduras na América Latina. Surge no currículo uma nova disciplina: as tecnologias educacionais. Neste contesto o papel de facilitador nos torna uma espécie de funcionários da máquina a serviço da tecnologia
  • Mídias e ducação

    A relação entre mídias e educação tem suas raízes na introdução nos chamados recursos didáticos na educação. A história dessa relação é antiga. Autores como Parra (1973), Olivira(1996) e Justamand(2004), entre outros citam os desenhos rupestres para exemplificar as primeiras utilizações da imagem e o aprimoramento de nossa linguagem.Começou com uma mancha de sangue caída no chão, a partir daí houve o desenvolvimento da cognição humana incluindo o uso de aparatos como: telas de pedra, gravetos...
  • MÍDIAS

    MÍDIAS
    A PARTIR DO FINAL DOS ANOS 90 O TEMA TEM ALCANÇADO RELEVÂNCIA POLÍTICA.
  • Mídias: algumas aproximações

    Mídias: algumas aproximações
    Lúcia Santaelle em seu livro Cultura das mídias refere-se aos diferentes tipos, como rádio, tv, jornais...produzindo uma constante transformação nas formas tradicionais de formação de culturas.
  • FOTOGRAFIA

    FOTOGRAFIA
    SEGUNDO ARLINDO MACHADO, EXISTE UMA RELAÇÃO TRIÁDICA ENTRE A FOTO, A COISA FOTOGRAFADA E A INTERPRETAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MATEMÁTICA. PARA ELE A FOTOGRAFIA NÃO ACONTECE SOMENTE NO MOMENTO DO CLIQUE MAS TUDO OQUE ACONTECE NO MOMENTO SEGUINTE COMO A REVELAÇÃO, A AMPLIAÇÃO. O RETOQUE ETC. ESTUDAR MÍDIAS É TAMBÉM ESTUDAR OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO: O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS.
  • FOTOGRAFIA

    FOTOGRAFIA
    Para Buckinghan o suporte, armazenamento transfiguram, alteram o real. As imagens sao distintas não só pelo tamanho ou forma de apresentação, mas pelo tipo de relação que estabelecemos com elas. As mídias participam da construção de sentidos daquilo que se comunica, Este e outros autores propõe que a educação se ocupe do seu estudo desde cedo.
  • MÍDIAS

    NESTE ANO A COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS ELABOROU A CARTA EUROPÉIA DA LITERACIA DAS MÍDIAS. A CARTA RECOMENDA QUE ADOTEM AS MÍDIAS COMO FORMA DE GARANTIA A CIDADANIA.
  • MÍDIAS

    MÍDIAS
    MELO E TOSTA PENSAM QUE A PRODUÇÃO MIDIÁTICA ESTÁ VINCULADA AO PROCESSO DE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIA. AO ESTUDAR ANTES, DURANTE E DEPOIS, TEMOS QUE NOS INTERROGAR AINDA QUEM PRODUZ, COM QUE INTENÇÃO E A FAVOR DE QUEM. ESSE QUESTIONAMENTO É ESSENCIAL PARA AVANÇAR NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO.
  • Considerações finais

    O avanço das tecnologias nos propiciou a facilidade das informações e notícias do mundo.É através das mídias que pesquisamos e temos informações, nos transmitindo uma idéia, Quanto a educação e ensino aprendizagem auxilia nos projetos de aula, despertando nas crianças a curiosidade e a vontade de aprender e ajudando os professores.