Fe paty

" Educação e Mídias: uma relação delicada". Felícia - Patrícia

  • Mar 10, 1450

    Jornais

    Jornais
    Jornal Jornais aparecem na Europa.
  • Mar 10, 1500

    Acadêmicas

    Acadêmicas
    Acadêmicas Felícia Aparecida Fernandes
    Patrícia de Fátima Henrique 1°NB - Pedagogia - UEPG
  • Mar 10, 1500

    Introdução

    Introdução
    Universidade Estadual Ponta Grossa
    Licenciatura em Pedagogia Linha do tempo elaborada com base no texto:
    " Educação e Mídias: uma relação delicada".
  • Mar 10, 1503

    Corrente Tecnicista

    Corrente Tecnicista
    Corrente Tecnicista Estudos que consideram as mudanças de comportamento como indicadores de aprendizagem
  • Mar 30, 1505

    Audiovisual

    Audiovisual
    Audio Visual A palavra audiovisual se refere a formas de comunicação que combinam som e imagem. Que foi substituida por a palavra: mídia.
  • Ratio Studiorum

    Ratio Studiorum
    Ratio Studiorum Ratio Studiorum é o nome abreviado de Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Iesu, o plano educacional que a Companhia de Jesus pôs à frente dos seus colégios nas mais variadas partes do globo (da Europa à Ásia, do Japão ao Brasil). Embora vulgarmente se traduza por código, ou método, a Ratio Studiorum é mais do que o plano de estudos, ou o curriculum escolar, ou o regulamento dos colégios dos jesuítas.
  • Comenio

    Comenio
    Comênio Comênio foi considerado o primeiro a utilizar a imagem como um recurso com intenções pedagógicas. Ele era de família protestante. E para ele, o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, e se o homem era imperfeito deveria superar suas imperfeições através do processo educativo. Acreditava também que o homem devia se dedicar a aprender e a ensinar. Os preceitos de Comênio contrapunham os métodos de ensino baseados na memória e na repetição.
  • Didática Magna

    Didática Magna
    Didatica Magna É um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado e sem nenhum aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros. E de ensinar solidamente, não superficialmente e apenas com palavras, mas encaminhando os alunos para uma verdadeira instrução, para os bons costumes e para a piedade s
  • Telégrafo

    Telégrafo
    Telégrafo Claude Chappe inventa a primeira linha de telégrafo de longa distância.
  • Recursos didáticos

    Recursos didáticos
    Recursos didáticos Recursos didáticos se popularizaram com a participação do Brasil nas exposições universais realizadas na segunda metade do séc. XIX.
  • Telefone

    Telefone
    Telefone Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico.
  • Rádio

    Rádio
    Rádio Guglielmo Marconi transmite sinais de rádio da Cornuália para Newfoundland, a primeira transmissão de rádio através do Ocenao Atlântico.
  • Televisão

    Televisão
    Televisão A televisão é inventada por Vladimir Kosma Zworykin.
  • Meios de comunicação de massa ou mídias.

    Meios de comunicação de massa ou mídias.
    Meios de comunicação de massa ou mídias. Há a disseminação do rádio/TV no cotidiano das famílias e com conhecimento sobre comunicação, adotou-se mais uma nomenclatura para referir aos recursos ou meios audiovisuais - são meios de comunicação e alguns se encaixam numa denominação mais específica: meios de comunicação de massa ou mídias.
  • O ideário sobre a escola nova

    O ideário sobre a escola nova
    O ideário sobre a escola nova Baseado no educador norte-americano John Dewey ganha Destaque em nosso país através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Esse evento se caracterizou como um fato político, pois eminentes educadores e intelectuais que participam dele acabaram por ocupar cargos na administração pública e em entidades ligadas à educação e à cultura.
  • Dissiminação Rádio/Tv

    Dissiminação Rádio/Tv
    A evolução da produção de conhecimento sobre a comunicação fizeram com que estudiosos da educação adotassem mais uma nomenclatura para referir aos recursos ou meios audiovisuais.
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

    Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
    O documento se tornou o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. O movimento reformador foi alvo da crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população.
  • Desenvolvimento do Brasil

    Desenvolvimento do Brasil
    O Brasil tem maior desenvolvimento da corrente tecnicista partir dos anos de 1970, período de forte influencia norte americana com sua política de denominação cultural e apoio a ditaduras na América Latina.
  • Critica a denominação Audiovisual

    Critica a denominação Audiovisual
    Critica a denominação Audiovisual A denominação audiovisual é criticada por Parra por dar a impressão de tratar os dois canais (áudio e visual) ao mesmo tempo. No entanto, o termo acabou se consagrando pelo uso tanto nacional quanto internacionalmente.
  • Carta Europeia da Literacia

    Carta Europeia da Literacia
    Carta Europeia da Literacia A carta recomenda explicitamente que os países membros adotem a literácia midiática, como forma de garantir a cidadania, capacitando os estudantes europeus para uma leitura critítica e a produção de conteúdos midíaticos.
  • Livro Cultura das Mídias

    Livro Cultura das Mídias
    Lúcia Santaella, em seu livro Cultura das Mídias. São Paulo: Experimento,1996.2ª edição, adota a forma mídias (no feminino e no plural) referindo-se á relação que se estabele entre os diferentes tipos de mídias: rádios, TV, jornal e assim por diante, tanto no que se diz respeito a conteúdo quanto a forma.
  • Lúcia Santaella

    Lúcia Santaella
    Lúcia Santaella Maria Lúcia Santaella Braga é professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. Santaella dedica seus estudos hoje a áreas de pesquisa como a Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência .
  • Tic's

    Tic's
    As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância). Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos foi a popularização da Internet.
  • Arlindo Machado

    Arlindo Machado
    Arlindo Machado Arlindo Ribeiro Machado Neto é um pesquisador brasileiro, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SPe do Departamento de Cinema, Rádio e da ECA-USP e curador de arte. Seu campo de atuação abrange o universo das chamadas "imagens técnicas", ou seja, daquelas imagens produzidas através de mediações tecnológicas diversas, tais como a fotografia, o cinema, o vídeo e as atuais mídias digitais e telemáticas.
  • David Buckingham

    David Buckingham
    David Buckingham O estudo das mídias pelo viés cultural tem se consolidado como uma forte tendência que se debruça sobre a compreensão das mídias em sua função social.
    Segundo David o aparto tecnológico não serve para captar o real, antes o interpreta de acordo com as condições técnicas especificas de suporte, armazenamento, recepção, transmissão, entre outros, que muitas vezes transfiguram, alteram o real.
  • Manisfesto dos Pioneiros da Educação Nova

    Manisfesto dos Pioneiros da Educação Nova
    Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
    O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, foi escrito durante o governo de Getúlio Vargas e consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação.. Foi lançado em meio ao processo de reordenação política resultante da Revolução de 30.
  • Conclusão da dupla

    Conclusão da dupla
    Com a nova tecnologia que se apresenta para todos, a escola precisa buscar meios de interagir conhecimento apartir de novos recursos em sala de aula. A midia se torna necessária nas escolas desde que seja de maior faclidade aos alunos e que posso mostrar a eles que a globalização é uma forma de estar adequeado nas novas mudanças na sociedade.