-
Comênius foi o primeiro a utilizar ilustrações em livros. Em sua obra Didática Magna ele fala sobre o uso desses recursos.
-
Se espalha no cotidiano das famílias a utilização de radio e tv. Foi adotado uma nova nomenclatura para se referir aos recursos audiovisuais. O novo conceito acrescentou a necessidade dos meios de comunição se tornarem objetos de estudo para além da utilização pedagógica.
-
invocava a convergência e solidariedade de outras instituições além da escola para o esforço educativo das novas gerações, destacando entre outras a contribuição da utilização dos recursos na escola.
-
Durante a Segunda Guerra Mundial eram utilizados retroprojetores em slides para treinamento de soldados.
-
Educação que valorizasse o sujeito. Impulsionam experiências
educacionais tanto em escolas particulares para atender a classe média brasileira quanto em projetos populares. Os educandos são incentivados a produzir slides, retroprojeções, filmes caseiros, a operar eles mesmos as máquinas e a ter contato direto com os materiais produzidos. -
O livro "Recursos audiovisuais na Escola de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schüller" traz sugestões de trabalho com os recursos audiovisuais.
-
A técnica e a tecnologia assumem um lugar central na corrente tecnicista, sofrendo influencias de estudos que consideram as mudanças de comportamento como indicadores de aprendizagem. O Brasil tem maior desenvolvimento dessa corrente a partir dos 70. Surge no currículo uma nova disciplina que dá origem a outra denominação: as tecnologias educacionais.
-
Com o crescimento da informática e de novas formas de convergência entre as mídias de novas formas de convergência entre as mídias convencionou-se atribuir uma nova nomenclatura: tecnologias de comunicação e informação (TIC), que incorporaram a mídia televisiva, rádio e outras linguagens, como a fotografia. A denominação
TIC entra nas escolas brasileiras predominantemente através de textos ofi ciais e políticas educacionais de inspiração
neoliberal. -
O Termo ganha relevância.
-
Parra faz uma crítica ao termo audiovisual por ser um termo ambíguo.
-
No livro "Cultura das Mídias", Lúcia Santaella adota a forma mídias.
-
Comissão das Comunidades Europeias elaborou a Carta
Europeia da Literacia das Mídias. -
O texto estudado trouxe contribuições para nossa formação, uma vez que nos dias atuais a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da educação. Pudemos conhecer a trajetória das mídias e das tecnologias, e a importância que ganharam através dos tempos. Os saberes apreendidos neste texto nos auxiliarão nas práticas futuras no ambiente escolar, como recursos presentes em nossos planejamentos.