Midia e educaçao

Educação e midias

  • Jan 1, 1500

    Apresentaçao

    Trabalho realizado para a disciplina TIC.
    Componentes :
    Kathlyn Maria Santos
    Jeniffer Grossi
    1 MA
  • Feb 1, 1500

    Analise do texto educaçao e midias

    Analise do texto educaçao e midias
    linha do tempo elaborada a partir do texto Educaçao e midías: uma relação delicada .
  • Ratio Studiorum

     Ratio Studiorum
    Conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos. Sua primeira edição, de 1599, além de sustentar a educação jesuítica ganhou status de norma para toda a Companhia de Jesus. Tinha por finalidade ordenar as atividades, funções e os métodos de avaliação nas escolas jesuíticas.
  • Didatica magna

    Didatica magna
    A obra mais importante de Comênio, Didactica Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A obra, à qual o autor se dedicou ao longo de sua vida, tinha grande ambição. "Comênio chama sua didática de ‘magna’ porque ele não queria uma obra restrita, localizada", diz João Luiz Gasparin, professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. "Ela tinha de ser grande, como o mundo que estava sendo descoberto naquele momento, c
  • Meios de comunicaçao ou midias

    Meios de comunicaçao ou  midias
    A disseminaçao do rádio / tv no cotidiano das familias, especialmnte a partir da decada de 1930/1950, e a evoluçao da produçao de conhecimento sobre a comunicaçao fizeram com que os estudiosos da educaçao adotassem mais uma nomenclatura para referir aos recursos ou meio audiovisuais - sao meios de comunicaçao e alguns se encaixam numa denominaçao mais especifica : meios de comunicaçao de massa ou midias
  • A ESCOLA NOVA

    A ESCOLA NOVA
    baseado no educador norte-americano John Dewey ganha Destaque em nosso país através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Esse evento se caracterizou como um fato político, pois eminentes educadores e intelectuais que participam dele acabaram por ocupar cargos na administração pública e em entidades ligadas à educação e à cultura.
  • Corrente Espontaneísta

    Corrente Espontaneísta
    Baseada nas ideias do educador norte -americano John Dewey, essa corrente visa diminuir a influência autoritaria do Professor sobre os alunos.
  • Manifesto dos Pioneiros

    Manifesto dos Pioneiros
    Crítica à escola (tradicional) exclusivamente passiva, intelectual e verbalista. A escola deve oferecer atividades “Phisicobiologicas” do interesse do educando, capaz de o estimular à ação. - A escola deve estar organizada como um “ambiente dynamico em intima connexão com a região e a communidade”, pondo a criança em contato com a vida ativa.
    O manifesto destaca a contribuiçao da utilizçao dos recursos da escola.
  • Movimentos populares

    Movimentos populares
    O ideário da utilização dos recursos ganhou nova ênfase nesta época através dos movimentos populares. Adeptos de uma educação alternativa que valorizasse o sujeito, esses movimentos impulsionam experiências educacionais tanto em escolas particulares para atender a classe média brasileira quanto em projetos populares.
  • Obra Recursos audiovisuais na Escola, de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schüller,

    Obra Recursos audiovisuais na Escola, de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schüller,
    lançada no Brasil nesta data, traz sugestões para o trabalho com os meios na escola, para facilitar a aprendizagem dos alunos. A partir dessa obra, educadores brasileiros farão publicações resultantes de pesquisas e adaptações divulgando técnicas de utilização dos recursos audiovisuais na escola. Duas correntes pedagógicas se destacam na apropriação desse discurso de maneiras diferentes: a corrente e espontaneísta e a corrente tecnicista.
  • CORRENTE TECNICISTA

    CORRENTE TECNICISTA
    O Brasil tem maior desenvolvimento dessa corrente a partir desta época. Há ênfase no campo educacional e surge no currículo uma nova disciplina que dá origem à outra denominação: as tecnologias educacionais. Nesse contexto o papel do professor torna-se uma espécie de “funcionário da máquina” a serviço da tecnologia. Ganham relevância as experiências feitas com fitas de videoaulas gravadas e com educação a distância via rádio e TV.
  • Critica a denominação Audiovisual - Parra

    Critica a denominação Audiovisual - Parra
    A denominação audiovisual é criticada por Parra por dar a impressão de tratar os dois canais (áudio e visual) ao mesmo tempo. No entanto, o termo acabou se consagrando pelo uso tanto nacional quanto internacionalmente
  • RECURSOS AUDIOVISUAIS NA SEGUNDA GUERRA

    RECURSOS AUDIOVISUAIS NA SEGUNDA GUERRA
    Com o avanço dos estudos da psicologia comportamental e com o sucesso da utilizaçao de retroprojetores para o treinamento de soldados durante a guerra , os recursos ganham novos STATUS.
  • Carta Europeia da literacia das midias

    Carta Europeia da literacia das midias
    No final desta década, o tema sobre mídias ganha relevância política, tanto que a Comissão das Comunidades Europeias elaborou a Carta Europeia da Literacia das Mídias.
    A carta recomenda explicitamente que os países membros adotem a literacia midiática como forma de garantir a cidadania, capacitando os estudantes europeus para a leitura crítica e a produção de conteúdos midiáticos, bem como a desenvolver estratégias de uso seguro das mídias.
  • Midia em textos acadêmicos

    Midia em textos acadêmicos
    A forma midia tem sido amplamente utilizada inclusive em textos acadêmicos brasileiros.Em seu livro ,Lúcia Santaella vai alem e adota a forma mídias referindo-se à relaçoes que se estabelece entre os diferentes tipos de mídias :rádio,TV,jornal e assim por diante ,tanto no que diz respeito ao conteùdo quanto à forma.
  • Castells

    Castells
    Segundo CASTELLS as mídias têm sido consideradas como estruturantes de vida social na atualidade
  • Fotografia para Arlindo machado

    Fotografia para Arlindo machado
    Fotografia existe numa relaçao tragica entre : o sigo (a foto ) seu objeto ( COISA FOTOGRAFADA ) e a interpretaçao fisico , quimica e matematica .
    Para machado a fotografia não acontece somente no momento do clique que dispara o obturador, deixando a luz entrar na camera ,mas faz parte da fotografia tudo oque acontece no momento seguinte ; A revelação , a ampliação, o retoque, a correção e processamento da imagem ,posterização etc.(grifos do autor ).
  • Midia janela transparente do Mundo

    Midia janela transparente do Mundo
    O estudo das midias pelo vies cultural tem se consolidado Como uma forte tendência que se debruça sobre a compreensão das midias em sua funçao social.
    Segundo Buckingham :O aparato tecnológico nao srve para captar o real, a midia nada mais é do que a janela do mundo , pois atravez dela temos o contato direto com o mundo .
  • Freire

    Freire
    È necessario reconhecer os conceitos que guiam nossas ações paa que possamos transformá-los.
  • midia como sistema produtivo

    midia como sistema produtivo
    Para Melo e Tosta a Midia tem a ver com a industria dos bens simbólicos.
    Corresponde a um sistema complexo de produção , circulação e consumo de bens culturais. Seu foco esta orientado a fabricar artesanatos que se materializam em palavras , sons , imagens , seja no plano real , seja no plano imaginário.
  • Reflexão sobre o texto

    Reflexão sobre o texto
    O texto mostra que a mídia tem ocupado um espaço muito grande na sociedade,propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem. Quando se fala em estuda sobre as mídias, esta tratando do processo de produção e de simbolização.
    A relação mídia e educação faz ênfase ao que chamamos de recursos didáticos, o qual faz uma aproximação do demonstrativo para o real. Com os avanços tecnológicos os recursos já existentes são somados a novos criando assim novas didáticas.
  • Reflexao -Parte 2

    Reflexao -Parte 2
    Certos movimentos fizeram com que as escolas impulsionassem novas experiências educacionais, facilitando assim a aproximação do aluno com o conhecimento.