Tv 122

Linha do Tempo TIC'S

By NandaNB
  • Jan 1, 1500

    UEPG - Pedagogia

    UEPG - Pedagogia
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
    CURSO DE PEDAGOGIA
    DISCIPLINA TIC
    linha do tempo baseado no Texto Educação e Mídias uma relação delicada de Márcia Barbosa da Silva, publicado na Revista Olhar de Professor, nº14 vol.1
  • Feb 1, 1500

    Acadêmicas

    Acadêmicas
    Fernanda Regina Lemos e Sandra Mara Aparecida Giovanetti
    Pedagogia Noturno - 1º NB
  • Mar 1, 1500

    tema central

    tema central
    o tema centrl abordado no texto é a mídia e a educação
  • Apr 1, 1500

    desenhos rupestres

    desenhos rupestres
    Desenhos rupestres foram as primeiras utilizações da imagem como a criação de códigos de representação partilhados e de criação de significados. Citados por Parra (1973), Justamand (2004 ) e Oliveira (1996). São considerados as primeiras experiências de midialização.
  • Jean Amos Komensky

    Jean Amos Komensky
    Jean Amos Komensky,professor, cientista e escritor checo,nome original de Comenius (1592 – 1670) e é o pai da Didática Moderna.
  • RATIO STUDIORUM

    RATIO STUDIORUM
    1599; A RATIO STUDIORUM: um conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos. Sua primeira edição, de 1599, além de sustentar a educação jesuítica ganhou status de norma para toda a Companhia de Jesus. A Ratio Studiorum se transformou de apenas uma razão de estudos em uma razão política, uma vez que exerceu importante influência em meios políticos, mesmo não católicos. O objetivo maior da educação jesuítica era de cumprir as palavras de Cristo.
  • Didática Magna (1621 - 1657)

    Didática Magna (1621 - 1657)
    Grande entusiasta da imprensa, Comênio é considerado o primeiro a utilizar sistematicamente a imagem como um recurso com intenções pedagógicas. E neste documento sistematiza orientações a respeito do uso destes recursos. e foi criador da Didática Magna (1621 - 1657).
  • Manifesto dos Pioneiros da educação nova

    Manifesto dos Pioneiros da educação nova
    O Manifesto invoca a convergência e solidariedade de outras instituições além da escola, como a imprensa para o esforço educativo, destacando a contribuição da utilização dos recursos na escola.
  • a denominação audiovisual

    a denominação audiovisual
    A denominação audiovisual é criticada por Parra por dar a impressão de tratar os dois canais (áudio e visual) ao mesmo tempo. No entanto, o termo acabou se consagrando pelo uso tanto nacional quanto internacionalmente.
  • Cultura das mídias

    Cultura das mídias
    Em seu livro Cultura das mídias de 1996, Lucia Santaella adota formas das mídias (no feminino e plural) referindo-se à relação que se estabelece as diferentes mídias. E além desses estudos, para Santaella também é necessário estudar a relação das mídias entre si na produçao de cultura.
  • recursos pedagógicos

    recursos pedagógicos
    FUSARI, 1996; BELLONI; SUBTIL, 2002; OLIVEIRA, 1996; PARRA, 1973; SOUZA, 2009 utilizam sistematicamente a imagem como recurso pedagógico.
  • mídias: estrutura da vida social

    mídias: estrutura da vida social
    Castells afirma que as mídias são consideradas como estrutura da vida social na atualidade.
  • sacerdotes tribais

    sacerdotes tribais
    os sacerdotes tribais sistematizaram o conhecimento em que a cultura primitiva inventou pictogramas ou signos verbais para gravar, preservar, transmitir, reproduzir informações.
  • educação

    educação
    2005, Buckingham; 2005, Silverstone; 2002, Penteado: propõem que a educação se ocupe do seu estudo desde cedo.
  • educação jesuíta e educação tradicional

    educação jesuíta e educação tradicional
    2005; Savani:a educação jesuíta tornou-se base na educação tradicional no Brasil mesmo após a expulsão da companhia de Jesus do país pelo marques de pombal.
  • mídia e o sistema produtivo

    mídia e o sistema produtivo
    Melo e Tosta chamam atenção para a relação das mídias com o sistema produtivo. A mídia tem a ver com a indústria dos bens simbólicos. Corresponde a um sistema complexo de produção, circulação e consumo de bens culturais. Seu foco está orientado a fabricar artefatos que se materializam em palavras, sons, imagens, seja no plano real, seja no plano imaginário.
  • Mídia na educação

    Mídia na educação
    A importância da Mídia na educação nos dias atuais vem facilitar a interação nos meios sociais, nas escolas e na família. O tempo evolui e a tecnologia fica mais avançada, nos permitindo assim, o acesso à internet no momento em que está acontecendo um fato. A notícia é instantânea, então, já sabemos, nos permitindo, ouvir, dar opinião, pesquisar, podemos nos conectar com qualquer parte do mundo, com todos estes recursos possíveis facilitou a educação dentro da sala de aula.