Convergencia midia

Literacia Midiática

  • Jesuitas e os documentos demonstrativos

    Os documentos deixados pelos Jesuítas descreviam a fauna, flora, e também as primeiras paisagens urbanas. Seriam os registros do material didático se utilizando de recursos de demonstração.
  • Comenius

    Comênio é considerado o primeiro a utilizar ilustrações
    em livros e paredes com fins educacionais. Em sua Didática Magna (1621-1657), sistematiza orientações a respeito do uso
    desses recursos.
  • 1932 - O Manifesto

    O Manifesto dos Pioneiros propunha a participação de várias instituições em apoio a educação e melhores condições das escolas entre estas instituições a imprensa para a contribuição da utilização dos recursos na escola.
  • Recursos audiovisuais - Segunda Guerra Mundial

    Segunda Guerra Mundial
    Os recursos audiovisuais ganham novo status. Eram utilizados os projetores para slides para o treinamento de soldados durante a guerra.
    Os recursos audiovisuais se caracterizam por uma ligação com a imagem (como mapas, quadro de escrever, livros).
  • Anos 60

    Nessa época despontava uma educação que, valorizasse o sujeito e sugeria a utilização de meios e mídias dentro das escolas e nas instituições de ensino da Pedagogia.
    Experiências em que os educandos eram apoiados para produzir slides, filmes caseiros, e a ter contato direto com suas produções.
  • Obra - Recursos audiovisuais na Escola

    A obra de Walter A. Wittich e Charles Schuller, foi lançada em 1964 e troxe sugestóes de trabalhos utilizando os meios na escola, outros autores a a partir daí começaram a lançar livros divulgando técnicas de utilização dos recursos audiovisuais. Surgindo então duas correntes pedagógicas a Corrente espontaneísta e a Tecnicista.
  • Corrente tecnicista

    Na corrente tecnicista, a técnica e a tecnologia tem papel central, esse foi o período da influëncia Americana, na qual era exercida a política de dominação cultural. Destacam -se as experiências que utilizavam-se de fitas de videoaulas gravadas e com educação a distância via rádio e TV.
  • De Audiovisual para Mídias

    O termo audiovisual passou a ser substituído pelo termo mídias como uma maneira de indicar práticas sociais de comunicação que acontecem com a participação dos meios ( telvisão, rádio, teve, computador e outros) e a partir de sua própria existência.
  • Literacia Midiatica

    As mídias tém sido consideradas como estruturas que apoiam a vida social.
  • Carta Literacia das Mídias

    Recomenda que os países membros adotem a literacia midiática como forma de garantir a cidadania, capacitando
    os estudantes europeus para a leitura crítica e a produção de conteúdos midiáticos, de uso seguro das mídias.
  • Tecnologias de Informação e Comunicação -TIC

    O novo termo utilizado para as novas formas de convergência entre as mídias já existentes, acrescidas da conectividade, é TIC tecnologias de comunicação e informação, e esta nomenclatura diz respeito a mídia televisiva, rádio e outras formas de linguagens e imagens.