-
Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) através do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) e do Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (CLATES) houve a utilização o computador no ensino de Química, por meio de simulações.
-
Na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi desenvolvido um software, tipo CAI (Computer Aid Instruction), para o ensino dos fundamentos de programação da linguagem BASIC.
-
Ano em que foi produzido o documento “Introdução de
Computadores no Ensino do 2° Grau”, financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino (PREMEN), Ministério da Educação (MEC) e, nesse mesmo ano, ocorreu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao país, os quais lançaram as sementes das ideias do Logo na UNICAMP. -
As ideias para a elaboração da primeira política de âmbito nacional despontaram com o I Seminário Nacional de Informática em Educação, realizado na UNB. Nesse seminário “surgiu a primeira ideia de implantação de projetos-piloto em universidades, cujas
investigações ocorreriam em caráter experimental e deveriam servir de subsídios a uma futura Política Nacional de Informatização da Educação”. -
Para consolidar as ideias das ações a serem aplicadas aos
projetos-piloto, foi realizado o II Seminário Nacional de Informática em Educação, na Universidade Federal da Bahia. -
Projeto EDUCOM, que apresenta a proposta de trabalho para a
área de informática na educação. -
Foram firmados os primeiros convênios entre a FUNTEVÊ/MEC com as universidades de Campinas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul para inicio das atividades de implantação dos centros.
-
Programa de Ação imediata em Informática na Educação de 1º e 2º graus.
-
Implantação do Plano Nacional de Informática Educativa - PRONINFE.
-
Criação do 1º Plano de Ação integrada - PLANINFE
-
Criação do Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO.
-
Retomada das ações do PROINFO, além da retomada e inserção de outras ações de informática nas escolas públicas.
-
Surge a Rede e-Tec Brasil em substituição aos Sistema de Escola Técnica Aberta do Brasil.
-
Ações futuras para o ano de 2020 e posterior