Linha do Tempo da Informática

  • Comercialização dos primeiros computadores

    Comercialização dos primeiros computadores
    Em meados da década de 50, quando começaram
    a ser comercializados os primeiros computadores com capacidade de programação e armazenamento de informação, apareceram as primeiras experiências do seu uso na Educação.
    A maioria dos grandes computadores produzidos no período, que se estende de meados dos anos 40 até o início dos anos 50, eram não comerciais, e foram utilizados pelo governo americano, além dos fins militares (BRETON,1987:124), para o censo, cálculos financeiros, administrativos.
  • Maquina de ensinar

    Maquina de ensinar
    O propósito da máquina é, basicamente, o reforço imediato do comportamento do aluno: a máquina apresenta uma questão à criança; a criança responde (ela se comporta, é ativa); se a resposta estiver correta, a máquina apresenta um reforçador condicionado para a criança e passa para a próxima questão.
  • Dácada de 60

    No início dos anos 60, diversos softwares de instrução programada foram implementados no computador, concretizando a máquina de ensinar, idealizada por Skinner no início dos anos 50
  • Linguagem Logos

    Foram iniciados os primeiros trabalhos com o uso de Logo com crianças.Logo é uma linguagem de programação, isto é, um meio de comunicação entre o computador e a pessoa que irá usá-lo. A linguagem Logo foi desenvolvida em 1967, tendo como base a teoria de Piaget e algumas idéias
    da Inteligência Artificial (Papert, 1980)
  • I Contece

    Em 1971, foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (SP) um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física (I Contece). Neste encontro, educadores e diversos especialistas discutiram formas de ensino utilizando o recurso do computador como
    modalidade brasileira dos Programas Educativos por Computador -PEC (também conhecido por CAI americano ou EAD francês).
  • Software de Simulação

    Núcleo de Tecnologia Educacional
    para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (Nutes/Clates) usou software de
    simulação no ensino de Química.
  • Decada de 80

    Iniciativas sobre o uso da Informática na Educação, no Brasil. Essa implantação teve início com o primeiro e o segundo Seminário Nacional de Informática em Educação.
  • CAI para microcomputadores

    CAI para microcomputadores
    Em 1982, o SISCAI foi traduzido para os microcomputadores de 8 bits como CAIMI (CAI para Microcomputador), funcionando como um sistema CAI e foi utilizado no ensino do 2º grau pelo grupo de pesquisa da Faculdade de Educação (Faced), liderado pela profa. Lucila Santarosa
  • Produção do MSX

    O MSX foi produzido e lançado no mercado em 1986 pela Sharp (Hotbit) e Gradiente (Expert) e voltado para o mercado dos vídeo-jogos.
  • Iniciativas do MEC

    Curso de Especialização em Informática na Educação. Realização de organização de Concursos Nacionais de Software Educacional.
  • Pronife/MEC

    Pronife/MEC
    Foi implantado na Secretaria Geral do MEC o Plano Nacional de Informática Educativa – Proninfe
  • Microcomputadores

    Microcomputadores
    Produção desses microcomputadores em 1994 e pelo aparecimento do sistema Windows para o PC.
  • Criação do Proinfo

    Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), vinculado à Secre-
    taria de Educação a Distância (SEED), do MEC
  • 1983 Softwares educacionais

    Essa conquista incentivou uma enorme produção e diversifi-
    cação de CAIs, como tutoriais, programas de demonstração, exercício-e-prática, avaliação do aprendizado, jogos educacionais e simulação. De acordo com estudos feitos pelo The Educational Products Information Exchange (EPIE) Institute, uma organização do Teachers College, da Universidade de Columbia, foram identificados em 1983 – três anos após a comercialização dos primeiros microcomputadores – mais de 7 mil pacotes de softwares.