Evolução da Informática Educativa no Brasil.

By daia_mi
  • Seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física

    Seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física
    Foi realizado na Universidade Federal de São Carlos ministrado por E. Huggins, especialista da Universidade de Dartmouth, E.U.A. (Souza, 1983). P.S. Dia e mês não precisado.
  • Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior (I CONTECE).

    Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior (I CONTECE).
    Promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras no Rio de Janeiro. Durante essa Conferência, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), acoplou, via modem, um terminal no Rio de Janeiro a um computador localizado no campus da USP (Souza, 1983). P.S. Dia e mês não precisado.
  • Software de simulação .

    Na UFRJ o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (NUTES/CLATES) usou software de simulação no ensino de Química. E na UFRGS realizaram-se algumas experiências, usando simulação de fenômenos de Física com alunos de graduação. O Centro de Processamento de Dados desenvolveu o software SISCAI para avaliação de alunos de pós-graduação em Educação. P.S. Dia e mês não precisado
    P.S. Dia e mês não precisado.
  • Criação da Secretaria Especial de Informática (SEI).

    Criação da Secretaria Especial de Informática (SEI).
    Um dos primeiros órgãos que atuou no setor. A SEI tinha incumbências estratégicas, dentre as quais, pesquisar os aspectos teóricos e a aplicabilidade dos computadores em todos os níveis de ensino (Lucena, 1994). A SEI foi um órgão complementar do Conselho de Segurança Nacional e assumiu as funções acumuladas pela Comissão de Coordenação das atividades de Processamento Eletrônico (CAPRE). P.S. Dia e mês não precisado
  • I Seminário Nacional de Informática na Educação.

    I Seminário Nacional de Informática na Educação.
    Realizado na Universidade de Brasília, patrocinado em conjunto, pela SEI, MEC e CNPq abordando temas ligados às implicações sociais, econômicas e políticas da utilização do computador no processo educacional em países em desenvolvimento; integração do computador no processo ensino-aprendizagem, vantagens, limitações e viabilidade do uso do computador no processo educacional dentro do contexto da educação brasileira. P.S. Dia não precisado.
  • II Seminário Nacional de Informática na Educação.

    II Seminário Nacional de Informática na Educação.
    Organizado na universidade Federal da Bahia, também patrocinado pelo MEC, SEI e CNPq. O tema central foi: “O impacto do computador no processo educacional brasileiro a nível de 2º grau” e foram definidos grupos de trabalho compostos por profissionais das áreas de Educação, Sociologia, Informática e Psicologia, que produziram um documento ressaltando a necessidade de preparação de equipes de treinamento, objetivando nivelar conhecimentos e adquirir vocabulário comum. P.S. Dia não precisado.
  • Criação da Comissão Especial de Informática na Educação.

    Objetivo: elaboração de subsídios para um futuro Programa de Informática na Educação que possibilitasse a implementação dos centros-piloto. P.S. Dia não precisado.
  • Period: to

    Projeto EDUCOM.

    A Secretaria Executiva Comissão Especial de Informática na Educação elaborou o primeiro projeto oficial de Informática na educação, o projeto EDUCOM. P.S. Dias não precisados.
  • Projeto EDUCOM.

    Aprovado em julho de 1983. O projeto EDUCOM, pioneiro no Brasil, se propunha a associar a informática com a Educação e é considerado o grande marco do desenvolvimento da Informática na Educação. Tendo como objetivo: estimular o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar voltada para aplicação das tecnologias de informática no processo ensino-aprendizagem. P.S. Dia não precisado.
  • Centro de Informática do MEC (CENINFOR)

    Foi reestruturado para assumir a coordenação do projeto EDUCOM e recebeu a responsabilidade de implementá-lo, coordená-lo e supervisioná-lo. Assim o MEC assumiu a liderança nesta área, inclusive mantendo o respaldo financeiro necessário para sua operacionalização. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Centro de Informática do MEC (CENINFOR)

    O CENINFOR é desestruturado e começa a haver disputas nas instâncias internas do MEC para assumir a coordenação do setor. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Period: to

    Criação do Comitê Assessor de Informática paraducação de 1º e 2º graus (CAIE).

    Com o objetivo de definir os rumos da política nacional de informática educacional, a partir do projeto EDUCOM. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Avaliação do projeto EDUCOM.

    O relatório da avaliação afirma que o projeto EDUCOM cumpre suas metas de acordo com os recursos que possui, não podendo fazer mais devido à inconstância do apoio governamental e pela não renovação das bolsas de estudo do CNPq. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Elaboração do Programa de Ação Imediata em Informática na Educação.

    Com o objetivo de criação de uma infra-estrutura de suporte junto às secretarias estaduais de educação, capacitação de professores, incentivo à produção descentralizada de software educativo e maior intercâmbio entre os pesquisadores. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE).

    Criado pelo MEC, visava desenvolver a informática educativa no Brasil, através de projetos e atividades, articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica imprescindível ao êxito dos esforços e investimentos envolvidos. E foi integrado ao PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação, do Ministério de Ciência e Tecnologia). P.S. Dia e mês não precisado.
  • Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

    Um passo muito importante foi dado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) ao criar um grupo de interesse específico na área de Informática e Educação, tendo iniciado um ciclo de encontros anuais, o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, que anualmente congrega pesquisadores de diferentes áreas. O I SBIE foi realizado no Rio de Janeiro e foi organizado pela COPPE-UFRJ e pelo Departamento de Educação da PUC-RJ. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO).

    Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO).
    Foi lançado, tendo sido uma iniciativa da secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) para introduzir a tecnologia de informática na rede pública de ensino. O PROINFO contemplava o ensino fundamental e médio e tinha como base, em cada unidade da federação, os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). P.S. Dia e mês não precisado.
  • Period: to

    Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO).

    Em sua primeira etapa - biênio 1997/1998 com a intenção de formar 25 mil professorese atender a 6,5 milhões de estudantes, através da compra e distribuição de 100 mil computadores interligados à Internet. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Projeto Ensino On Line.

     Projeto Ensino On Line.
    É lançado no mesmo ano em que o PROINFO, mas não se constitui um segmento deste. A princípio, o Projeto Ensino On Line não contava com o envolvimento da Internet e de outras redes de comunicação em sua proposta. Viabilizava-se apenas a utilização de um pacote de softwares educacionais em situação de aula e/ou pesquisa. P.S. Dia e mês não precisado.
  • PROINFO.

    PROINFO.
    Quando o PROINFO é estruturado, pode-se dizer que as questões sobre o impacto da informática na educação e na sociedade foram suplantadas pelo questionamento de como fornecer condições mínimas de acesso à tecnologia às parcelas da população menos favorecidas economicamente. P.S. Dia, mês e ano (final da década de 90) não precisado,
  • IV Encontro Nacional de Multiplicadores.

    IV Encontro Nacional de Multiplicadores.
    Ocorreram eventos para capacitar os professores multiplicadores e para a elaboração de projetos que atendam os Planos Curriculares Nacionais (PCN). Um dos eventos do PROINFO preparado pela Unicamp foi a formação de 38 professores(representando todas as unidades federativas) que atuarão como multiplicadores na área de educação especial e promoveu a análise e aplicação de softwares e hardware específicos. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

    Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
    O projeto OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça. Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório. Iniciativa do Governo Federal que visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

    Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
    Foram selecionadas 5 escolas , em cinco estados, como experimentos iniciais do Projeto Um Computador por Aluno, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF. P.S. Dia e mês não precisado.
  • Cenário Atual

    Cenário Atual
    Percebe-se que o processo de informatização da sociedade brasileira veio para ficar e trazer mudanças no ensino e é necessário que as escolas se informatizem, pois precisam acompanhar as novas gerações de alunos.