Linha do Tempo da História da Informática

  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

    Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
    A inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação básica, onde vários países direcionaram esforços na realização de atividades orientadas para o uso das TIC no contexto educacional.
  • • 1973

    •	1973
    Várias Universidades do Rio de Janeiro usaram o computador no ensino de Química, por meio de simulações. Nesse mesmo ano, foram realizadas também experiências com simulação de fenômenos de Física.
  • CAI

    CAI
    Foi criado um software, tipo CAI (Computer Aid Instruction), para o ensino dos fundamentos de programação da linguagem BASIC.
  • PREMEN

    PREMEN
    Foi produzido o documento “Introdução de Computadores no Ensino do 2° Grau”, no qual foi financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino (PREMEN), Ministério da Educação (MEC).
  • Políticas Públicas - TIC

    Políticas Públicas - TIC
    Ano que foram criadas políticas públicas das quais se originaram vários projetos e programas desenvolvidos no âmbito nacional, como também à inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação básica.
  • I Seminário Nacional de Informática em Educação

     I Seminário Nacional de Informática em Educação
    Aconteceu o I Seminário Nacional de Informática em Educação, realizado na Universidade de Brasília. Nesse seminário “surgiu a primeira ideia de implantação de projetos-piloto em universidades, cujas investigações ocorreriam em caráter experimental e deveriam servir de subsídios a uma futura Política Nacional de Informatização da Educação” (Moraes, 1997, s/p).
  • II Seminário Nacional de Informática em Educação

    II Seminário Nacional de Informática em Educação
    Foi realizado o II Seminário Nacional de Informática em Educação, na Universidade Federal da Bahia, esses seminários estabeleceram as bases para o lançamento do documento Projeto EDUCOM.
  • Projeto EDUCOM

    Projeto EDUCOM
    O Projeto EDUCOM foi aprovado em 1984 e implantado em 1985. Com o objetivo geral consistiu em fomentar a pesquisa interdisciplinar destinada ao uso de tecnologias de informática no ensino e na aprendizagem.
  • Comitê Assessor de Informática na Educação (CAIE)

    Comitê Assessor de Informática na Educação (CAIE)
    Foi criado o Comitê Assessor de Informática na Educação (CAIE), como também nesse mesmo ano, deram inicio foi a criação e o desenvolvimento de novos cursos voltados para uso da TIC.
  • Projeto FORMAR

    Projeto FORMAR
    Foi criado o Projeto FORMAR, que ofereceu cursos de especialização (360 horas ou mais) para a formação de professores das secretarias de educação, universidades e escolas técnicas, para atuar como multiplicadores na formação de seus pares, em Centros de Informática Educativa (CIED), criados nas secretarias estaduais de educação ou em núcleos ligados às universidades ou escolas técnicas.
  • PRONINFE

    PRONINFE
    Foi criado Programa Nacional de Informática Educativa –PRONINFE, em busca a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, centrando especial atenção no desempenho do aluno e do professor.
  • ProInfo

    ProInfo
    Foi criado Programa Nacional de Informática na Educação –ProInfo, O ProInfo criou laboratórios de informática nas escolas e ofereceu cursos de formação de multiplicadores e de professores, que procuravam fazer a integração entre as dimensões tecnológica e pedagógica, porém, na prática, como as ações aconteciam nos laboratórios, elas eram desvinculadas das atividades de sala de aula, dificultando a integração entre o que estava sendo realizado na sala de aula e no laboratório
  • Four in Balance

    Four in Balance
    Foi criado o modelo Four in Balance, pela Fundação TIC para a Escola, financiada pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda. O modelo Four in Balance tem sido utilizado tanto no desenvolvimento quanto na avaliação de situações educacionais visando o uso eficaz e eficiente das TIC na educação. É composto de dois elementos: o primeiro é constituído por dois eixos, visão e competência; e o segundo, pelos eixos conteúdos e recursos digitais, e infraestrutura.
  • Portal Domínio Público

     Portal Domínio Público
    Foi lançado o Portal Domínio Público, agregando parte do material desenvolvido pelo RIVED e pelas ações realizadas por intermédio do ProInfo, caracterizado como uma biblioteca virtual de acesso livre via Internet, que permite a coleta, a inserção e a seleção de obras literárias, artísticas e científicas, em diversos formatos e mídias (textos, sons, imagens e vídeos), com mecanismos automáticos de busca.
  • Programa Mídias na Educação

    Programa Mídias na Educação
    Foi criado o Programa Mídias na Educação pela SEED, visando à formação a distância de professores, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas das redes públicas de educação, no uso pedagógico das diferentes mídias tais como: TV, vídeo, informática, rádio.
  • ProInfo Rural e ProInfo Urbano

    ProInfo Rural e ProInfo Urbano
    O ProInfo Rural foi criado em 2007 para implantar laboratórios de informática em escolas de ensino fundamental localizadas em áreas rurais, com mais de 50 alunos, com infraestrutura de energia elétrica. E o ProInfo Urbano, voltado à implantação de laboratórios em áreas urbanas, em escolas de ensino fundamental -5ª a 8ª séries5, com mais de 100 alunos e com energia elétrica.
  • Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC)

    Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC)
    O MEC lançou um novo programa de TIC na Educação chamado Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), que abarca o ProInfo e tem como diferencial a implementação de ações integradas em distintas áreas, com o intuito de atender diferentes realidades e demandas de uso das TIC nas escolas, envolvendo infraestrutura, recursos educacionais digitais e apoio aos gestores para a formulação de planos de investimento em tecnologia, projeto de formação inicial e continuada de professores.