BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL

  • Primeiro uso dos dispositivos tecnológicos

    No contexto internacional, o marco inicial do uso de dispositivos tecnológicos na educação se deu nos EUA, na Universidade de Illinois, que elaborou uma proposta de ensino por meio das tecnologias, por meio das “máquinas de ensinar”, chamadas de PLATO (Lógica Programada para Operações de Ensino Automático), programadas com vários exercícios que deveriam ser respondidos por cada aluno. Cada resposta era corrigida imediatamente e cada aluno resolvia os exercícios em seu tempo.
  • Criação do student

    O STUDENT (Sistema Teórico e Heurístico para Treinamento e Avaliação em Domínio de Usuários) é criado na Universidade de Massachusetts (EUA). O programa resolve problemas matemáticos descritos em palavras e é um dos primeiros a fornecer feedback (retorno avaliativo) com base no desempenho do aluno.
  • Scholar é desenvolvido em Stanford

    Jaime Carbonel desenvolve o SCHOLAR, em Stanford. O programa permite que os estudantes desenvolvam habilidades resolvendo problemas ou realizando debates sobre diferentes tópicos propostos pelo STI (sistema de tutorial).
  • É do Brasil! Simulações no computador

    Na UFRJ, o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (NUTES/CLATES) usaram o computador no ensino de Química, para realizar simulações.
    Na UFRGS, nesse mesmo ano, realizaram-se algumas experiências usando simulação de fenômenos de física com alunos de graduação
  • BASIC na UNICAMP

    Na UNICAMP, foi desenvolvido um software para o ensino dos fundamentos de programação da linguagem BASIC, usado com os alunos de pós-graduação em Educação.
  • BRASIL, MIT, programação e a chegada dos computadores no 2° grau

    No Brasil, foi produzido o documento "Introdução de Computadores no Ensino do 2° Grau", financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino (PREMEN/MEC).
    Aconteceu a primeira visita de Seymour Papert e de Marvin Minsky (pesquisadores do M.I.T – Instituto de Tecnologia de Massachussets) ao Brasil com objetivo de estimular a utilização do Logo, uma linguagem de programação que foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
  • Primeiro seminário de Informática na Educação no Brasil

    Implantação do programa de informática na educação no Brasil com o primeiro e o segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados respectivamente na Universidade de Brasília, em 1981, e na Universidade Federal da Bahia, em 1982.
  • EDUCON e protagonismo estudantil

    Origem do EDUCON, projeto que pretendia produzir uma filosofia diferente do uso do computador na educação, mais precisamente nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia e Letras (Língua Portuguesa). O computador deveria ser “peça” fundamental para aprendizagem, por meio de exploração e descobertas. O aluno passa a ser visto como protagonista de sua própria aprendizagem.
  • MEC e o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação

    O MEC criou o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1º e 2º grau, destinado a capacitar professores e a implantar infraestruturas de suporte nas secretarias estaduais de educação, nas escolas técnicas federais e nas universidades.
  • MEC cria o PRONINFE

    O MEC instituiu, por meio da Portaria Ministerial n. 549/89, o Programa Nacional de Informática na Educação — PRONINFE —, com o objetivo de desenvolver a informática educativa no Brasil.
  • PROINFO na rede pública

    Iniciada a primeira versão do PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação), elaborado pelo MEC, com a proposta do governo de inserir a tecnologia de informática nas escolas da rede pública de ensino. (O PROINFO perdura até os dias atuais, porém vem sofrendo alterações ao longo dos sucessivos governos federais.)
  • PUC cria o AulaNet

    O Laboratório de Engenharia de Software da PUC/RJ cria o AulaNet, plataforma que oferece apoio à criação e à manutenção de cursos virtuais, participação nos cursos e administração de aprendizes e matrículas.
  • Pesquisa no Google!

    Criação do Google, promovendo impacto imediato na educação e facilitando a prática de pesquisas instantâneas e o acesso à informação.
  • IA, algoritmos e o desempenho acadêmico

    Surgem as primeiras plataformas de aprendizagem adaptativa baseadas em IA, utilizando algoritmos para avaliar o desempenho dos estudantes e ajustar o conteúdo do curso de acordo com suas necessidades.
  • Google for Education

    Criação do Google Classroom, plataforma educacional que permite a professores e estudantes compartilharem tarefas e materiais didáticos e façam trabalhos colaborativos e se comuniquem por meio de mensagens e videoconferências.
  • Alerta Covid! Pandemia e o ensino remoto emergencial

    A pandemia da Covid-19 possibilitou o ensino híbrido como alternativa à suspensão das atividades presenciais, com o uso de dispositivos que garantiriam a manutenção de espaços de aprendizagem em modo síncrono e assíncrono, com grande uso das videoconferências, plataformas didáticas e canais de comunicação.
  • CHATGPT-3 e a ética na educação

    O ChatGPT-3 é disponibilizado gratuitamente para o público. A ferramenta abre uma nova série de discussões sobre o uso ético de IA na educação.
  • ENEM digital

    MEC anuncia que em 2024 terá início a transição gradual do Enem para provas digitais. O exame terá a ajuda de IA para a correção de itens abertos e redações.