Historia da informatica 1

História da Informática

  • Início do uso dos computadores no Brasil

    Início do uso dos computadores no Brasil

    O primeiro computador em forma de simulação foi usado em uma aula de química na Universidade do Rio de Janeiro, que no mesmo ano as universidade de São Paulo e de Campinas também fizeram simulações com aulas de química, para as as graduações e pós-graduações.
  • Primeiros software nas Universidades brasileiras

    Primeiros software nas Universidades brasileiras

    A universidade de Campinas desenvolveu um software, tipo CAI (Computer Aid Instruction), para o ensino dos fundamentos de
    programação da linguagem BASIC.
  • Material produzido

    Material produzido

    Foi produzido o documento “Introdução de Computadores no Ensino do 2° Grau”, financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino
    (PREMEN), Ministério da Educação (MEC) e, nesse mesmo ano, ocorreu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao país, os quais lançaram as sementes das ideias do Logo na UNICAMP (Universidade de Campina).
  • Inicio da informátia na educação.

    Inicio da informátia na educação.

    Iniciativas voltadas à inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação básica.
  • Trabalhos na área da informática

    Trabalhos na área da informática

    Proposta de trabalho para a área de informática na educação
  • Projeto EDUCON

    Foi aprovado e coordenado pelo Centro de Informática (CENIFOR) do MEC, mediante protocolo assinado entre MEC, SEI, CNPq, Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) e Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FUNTEVÊ). O objetivo geral consistiu em fomentar a pesquisa interdisciplinar destinada ao uso de tecnologias de informática no ensino e na aprendizagem (Andrade & Albuquerque Lima, 1993).
  • Implantação do projeto de informáticas no 1º e 2º graus

    Em abril o Comitê recomendou a aprovação do Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1º e 2º Graus, coordenado pela Secretaria de Informática do MEC, prevendo ações como: diagnóstico e diretrizes políticas para o desenvolvimento da informática na educação; desenvolvimento, produção e aplicação de tecnologia educacional de informática; estudos, pesquisas Políticas de tecnologia na educação no Brasil.
  • Encerramento do Projeto EDUCON

    Seu desenvolvimento os trabalhos executados nos centros-piloto tiveram o mérito de elevar a informática na educação praticamente do estado zero para o estado em que as equipes interdisciplinares passaram a entender e a discutir as grandes questões desse campo de estudo. As experiências realizadas no Brasil apresentam resultados positivos e algum indício de mudança pedagógica (Andrade, 1993; Andrade & Albuquerque Lima, 1993; Moraes, 1997, s.p).
  • PRONINFE

    Instituído com rubrica orçamentária e com os seguintes objetivos: apoiar o uso da informática nas diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino, inclusive na educação
    especial; criar infraestrutura de suporte em articulação com os sistemas de ensino; promover a Políticas de tecnologia na educação no Brasil, dentre outras.
  • PROINFO

    Criado no intuito de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, além de possibilitar a criação de uma
    nova ecologia cognitiva nos ambientes escolares mediante uma adequada incorporação das tecnologias da informação pelas escolas.
  • Implantação do PROINFO

    Foi um programa que abrangeu todo o território nacional, apoiando as Secretarias de Educação dos Estados e de Municípios na implantação da informática nas respectivas redes de ensino, visando a introdução das TIC na escola pública como ferramenta de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem.