Breve Histórico da Informática na Educação no Brasil

  • Década de 70

    Foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (SP) um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física. O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras promoveu, no Rio de Janeiro, a Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior (I CONTECE).
  • Década de 70

    O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (Nutes/Clates) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), usou software de simulação no ensino de Química.
  • Década de 70

    Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizaram-se algumas experiências, usando simulação de fenomênos de Física com alunos de pós-graduação em Educação.
  • Década de 70

    Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi desenvolvido com um aluno de inicia-
    ção científica, Marcelo Martelini, um software tipo CAI, implementado em linguagem BASIC, para o
    ensino de fundamentos de programação BASIC.
  • Década de 70

    Aconteceu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao Brasil, que lançaram as primeiras sementes das idéias do Logo.
  • Década de 70

    Foram iniciados os primeiros trabalhos com o uso de Logo com crianças e Papert e Minsky retornaram ao Brasil para ministrar seminários e participar das atividades do grupo de pesquisa sobre o uso de Logo em Educação que tinha se estabelecido.
  • Década de 80

    Foi realizado o primeiro Seminário Nacional de Informática em Educação , na Universidade de Brasília (UNB).
  • Década de 80

    Foi realizado o segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, na Universidade Federal da Bahia. O SISCAI foi traduzido para os microcomputadores de 8 bits como CAIMI (CAI para Microcomputador), funcionando como um sistema CAI e foi utilizado no ensino do 2º grau pelo grupo de pesquisa da Faculdade de Educação (Faced), liderado pela profa. Lucila Santarosa.
  • Década de 80

    Iniciados a implantação nos estados dos CIEds – Centros de Informática em Educação .
  • Década de 80

    Foi implantado na Secretaria Geral do MEC o Plano Nacional de Informática Educativa – Proninfe. Esse programa consolidou as diferentes ações que tinham sido desenvolvidas em termos de normas; e uma rubrica no Orçamento da União realizou o Formar III (Goiânia) e Formar IV (Aracaju), destinados a formar professores das escolas técnicas, e implantou os Centros de Informática Educativa nas Escolas Técnicas Federais (CIET).
  • Década de 90

    Foi criado o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), vinculado à Secretaria de Educação a Distância (SEED), do MEC, e sob a coordenação de Cláudio Salles. Esse programa já implantou, até o final de 1998, 119 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) em 27 Estados e no Distrito Federal e capacitou, por intermédio de cursos de especialização em Informática em Educação (360 horas), cerca de 1.419 multiplicadores para atuarem nos NTEs.