Salaz05

Salazarismo 9ºD

  • Nascimento de Salazar

    Nascimento de Salazar
    António Oliveira Salazar, filho de António Oliveira e de Maria do Resgate. Foi criado com mais quatro irmãs, numa familia com poucos recursos.
  • Golpe militar

    Golpe militar
    A constante e crescente instabilidade política da I República cessou pelo golpe militar,comandado pelo Marechal Gomes da Costa, instaurando assim um regime ditatorial que se manteria por quase cinco décadas. Óscar Carmona foi um dos lideres.
  • Oscar Carmona

    Oscar Carmona
    Óscar Carmona foi eleito para Presidente da República e nomeou o Dr.Oliveira Salazar para Ministro das Finanças, lugar que ficou até 1940.
  • União Nacional

    União Nacional
    Constituição da União Nacional, futuro partido único do Estado Novo. Domingos de Oliveira, Oliveira Salazar e Lopes Mateus, ministro do Interior, apresentam as bases da União Nacional, numa cerimónia realizada na Sala do Conselho de Estado perante o Governo e representantes dos municípios de todo o Pais.
  • Salazar chefe do Governo

    Salazar chefe do Governo
    O prestigiado Salazar ascende à chefia formal
    do Governo, começando por institucionalizar um novo modelo de legalidade que se concretiza com a aprovação de uma nova Constituição.
  • Constituição de 1933

    Constituição de 1933
    A nova Constituição de 1933 é o verdadeiro instrumento de desenvolvimento, estruturação e implantação do Estado Novo, uma espécie de manual de instruções a partir do qual o regime baseava, fundamentava e legitimava uma governação autoritária e repressiva feita à medida das ideias de Salazar.
  • Mocidade Portuguesa

    Mocidade Portuguesa
    A Mocidade Portuguesa foi fundada em 1936 e idealizada de acordo com os exemplos fascistas italianos e alemães, esta preparava a juventude para o “engrandecimento da Nação”. A Mocidade Portuguesa foi uma das instituições novas tipicamente caracterizadoras do Estado.
  • Legião Portuguesa

    Legião Portuguesa
    A legião Portuguesa foi uma organização paramilitar, criada em Portugal em 1936, era conhecida como o grupo paramilitar dos camisas castanhas e foi fundamental na sua subida ao poder em 1933, pelo partido de Salazar, o Partido Único.
  • PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado)

    PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado)
    A sua principal função era a repressão de todos os que se opunham ao Estado Novo, o controlo dos estrangeiros e fronteiras, a informação e contraespionagem, o combate ao terrorismo e a investigação de crimes contra o Estado. Dizia-se que a PIDE tinha um ouvido em todo o lado. Prendia os opositores e na cadeia exerciam maus tratos e torturas sobre eles.
  • General Norton Matos

    General Norton Matos
    General Norton de Matos via-se obrigado a desistir devido a repressão violenta.
    O general Óscar Carmona, é um marco assinalável na longa luta travada pela Oposição Democrática contra a ditadura fascista, que durante 48 anos oprimiu o povo português e os povos coloniais. Ela marca o fim da primeira grande crise do regime fascista, iniciada no rescaldo da II Guerra Mundial
  • Humberto Delgado

    Humberto Delgado
    Humberto Delgado concorre mas devido as fraudes o candidato do regime, Americo Tomas vence as eleições.
    Após uma campanha eleitoral ativa, onde conquistou o apoio popular, acabou por ser derrotado, apesar de tanto ele como a oposição em geral nunca terem aceite os resultados. O "General Sem Medo", como ficou celebrizado, teve de se exilar, nunca tendo no entanto deixado de dirigir ações contra o regime.
  • Salazar adoece

    Salazar adoece
    Salazar adoeceu e foi substituído por Marcello Caetano renovando a esperança aos portugueses para uma abertura do regime. Salazar cai de uma cadeira de lona.
  • Morte de Salazar

    Morte de Salazar
    Enterro de SalazarMorre em Lisboa e no mesmo dia Marcello Caetano ocupa o lugar de Salazar.
  • 25 de Abril

    25 de Abril
    Grândola, Vila MorenaGolpe que acaba com o regime, efetuado pelos militares do Movimento de Forças Armadas.
    Com o 25 de Abril, acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade devido á Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia com os soldados que os libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocavam cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos por todos.