Mapa paises baixos 263x300

A Europa do século XV ao século XIX

  • 1478

    Inquisição em Espanha

    A Inquisição é criada em Espanha pelos Reis Católicos como forma de combate ao judaísmo e ao islamismo.
  • 1488

    Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança

    O navegador português, ao serviço do rei D.João II de Portugal, dobra o cabo das Tormentas, que doravante se passará a designar de Cabo da Boa Esperança. Está aberto o caminho marítimo para a Índia.
  • 1492

    Viagem de Cristovão Colombo

    O navegador genovês, ao serviço dos Reis Católicos descobre o continente americano, convencido de que tinha chegado ao Oriente.
  • 1497

    Viagem de Vasco da Gama

    Viagem de Vasco da Gama
    A 17 ou 18 de maio de 1498 - as fontes não são concordantes acerca do dia exato - a armada de Vasco da Gama avistou terra após 23 dias de viagem percorridos desde a última escala em Melinde.
  • Period: 1503 to 1513

    Papa Júlio II

    Deixou um grande legado na arte e cultura religiosa. Foi o responsável pela primeira pedra da nova Basílica de São Pedro e amigo e mecenas de Bramante, Rafael e Michelangelo, que pintou o teto da Capela Sistina a pedido do Sumo Pontífice.
    https://www.infoescola.com/biografias/papa-julio-ii/
  • Period: Nov 12, 1513 to Jan 12, 1521

    Papa Leão X

    Nascido em Florença,Giovanni di Lorenzo de Medici era o segundo filho de Clarice Orsini com Lorenço de Medici, o mais famoso governante da República de Florença.Seu papado transformou Roma num centro cultural e aumentou o poder papal no continente. Deu continuidade ao trabalho de seu antecessor e acelerou as obras da Basílica de São Pedro, ampliou a biblioteca do Vaticano e marcou a cidade romana como centro cultural do Ocidente.
    https://www.infoescola.com/biografias/papa-leao-x/
  • 1521

    Excomunhão de Martinho Lutero

    Excomunhão de Martinho Lutero
    Teólogo alemão Iniciador da Reforma Protestante e fundador da Igreja Luterana. Em 1512 doutora-se em teologia. Cinco anos depois passa a criticar a venda de indulgências pela Igreja Católica e a defender a tese de que o homem só se salva pela fé. Acusado de herege, fixa na porta da igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses que iniciam a reforma.
    https://www.sohistoria.com.br/biografias/lutero/
  • 1531

    Primeira bolsa internacional de Antuérpia

    Primeira bolsa internacional de Antuérpia
    A Bolsa de Antuérpia é uma instituição que remonta aos inícios do século XIV(...). A "Bolsa Nova" especializa-se no mercado de valores, tornando-se o centro da vida económica de Antuérpia e o modelo de todas as outras bolsas de valores do Mundo, começando pela de Londres, edificada em 1566.
    https://www.infopedia.pt/$bolsa-de-antuerpia
  • 1534

    Fundação da Igreja Anglicana por Henrique VIII

    Fundação da Igreja Anglicana por Henrique VIII
    Em 1534 a igreja de Inglaterra rompe com a Igreja de Roma, por meio do rei Henrique VIII, que aproveitou um conflito pessoal com o Papa, desencadeado pela decisão real de anular seu matrimônio com Catarina de Aragão. Esta cisão se deu em plena eclosão da Reforma Protestante, representando assim a liberdade de uma Igreja que sempre se desenvolveu de forma autônoma.
    Assim nasceu a Igreja Anglicana.
    https://www.infoescola.com/cristianismo/igreja-anglicana/
  • 1536

    Calvino publica "A Instituição Cristã"

    Calvino publica "A Instituição Cristã"
    A conversão de Cauvin ao protestantismo ocorreu entre 1532 e 1533, quando residira na casa de Etienne de Laforge, adepto da Reforma, e tornou-se amigo de outro novo adepto da Reforma, Nicolas Cop, professor de filosofia na Sorbonne.
    https://www.infoescola.com/biografias/joao-calvino/
  • 1540

    Fundação da Companhia de Jesus

    Fundação da Companhia de Jesus
    A Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loiola e seus companheiros em 1540. A sua finalidade geral é a procura do maior serviço a Deus e à Igreja, colocando-se inteiramente à disposição do Papa. Toda a actividade dos jesuítas visa a evangelização do mundo e a defesa da fé e a promoção da justiça.
    https://pontosj.pt/jesuitas/
  • 1543

    Copérnico publica “De Revolutionibus Orbium celesti” (Os Movimentos dos Corpos Celestes)

    Copérnico publica “De Revolutionibus Orbium celesti” (Os Movimentos dos Corpos Celestes)
    Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um astrónomo, matemático, médico e religioso polaco. Desenvolveu a teoria heliocêntrica, na qual colocava o sol no centro do Sistema Solar.
    O novo sistema planetário imaginado por Copérnico contradizia as ideias geocêntricas de Ptolomeu - de que a Terra era o centro do Universo e em torno dela giravam todos os corpos celestes, afirmações aceites pela Bíblia e pela Igreja como verdades indiscutíveis.
    https://www.ebiografia.com/nicolau_copernico/
  • Period: 1545 to 1563

    Concílio de Trento

    Na segunda metade do século XVI a Igreja Romana vivia uma das piores crises de sempre. O movimento protestante provocara a primeira grande divisão do cristianismo ocidental. Era urgente uma reforma profunda e o Papa convocou um Concílio que duraria 18 anos.
    http://ensina.rtp.pt/artigo/o-concilio-de-trento-e-o-barroco/
  • Period: 1562 to

    Guerras Religiosas em França

    As Guerras Religiosas são uma série de oito conflitos iniciados na França em 19 de dezembro de 1562, no qual se enfrentaram católicos e protestantes calvinistas, conhecidos como huguenotes.

    https://seuhistory.com/hoje-na-historia/guerras-religiosas-na-franca
  • 1581

    Declaração da Independência dos Países Baixos

    Declaração da Independência dos Países Baixos
    Sob domínio espanhol no século XVI, os holandeses revoltaram-se em 1558, liderados por Guilherme (Willem) de Orange. Em 1579, as sete províncias do norte holandês tornam-se a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.
    O século XVII é considerada a "época de ouro" dos Países Baixos, quando estes se tornam uma grande potência marítima e colonial.
    https://www.infoescola.com/europa/paises-baixos/
  • Criação da Companhia Holandesa das Índias Orientais

    Criação da Companhia Holandesa das Índias Orientais
    A criação desta companhia assinala o inicio do Império colonial holandês. A República da Holanda dominou vários territórios, que se distribuíam pelos continentes africano, americano e asiático.
  • Galileu inventa o telescópio

    Galileu inventa o telescópio
    Galileu descobriu diversos fenômenos celestes, como manchas solares, crateras, o relevo lunar, as fases de Vênus, os principais satélites de Júpiter, a natureza da Via Láctea como a concentração de incontáveis estrelas, iniciando assim uma nova fase da observação astronômica. As descobertas de Galileu forneceram evidências aos defensores do sistema heliocêntrico de Copérnico.
    https://seuhistory.com/hoje-na-historia/galileu-galilei-apresenta-ao-mundo-o-telescopio
  • Period: to

    Guerra dos Trinta Anos

    Esta guerra compreendeu uma série de conflitos travados sobretudo na Alemanha que envolveram boa parte dos países da Europa Ocidental.
    Inicialmente estes conflitos estavam enraizados em disputas de cariz religioso entre os germânicos, inseridos no contexto da Reforma Protestante. Os antagonismos religiosos, em especial entre os adeptos não germânicos das fações em contenda, a católica e a protestante, evoluíram para a guerra.
    https://www.infopedia.pt/$guerra-dos-trinta-anos
  • Mayflower

    Mayflower
    Mayflower, in American colonial history, the ship that carried the Pilgrims from England to Plymouth, Massachusetts, where they established the first permanent New England colony in 1620.. Instead, after a 66-day voyage, it first landed November 21 on Cape Cod at what is now Provincetown, Massachusetts, and the day after Christmas it deposited its 102 settlers nearby at the site of Plymouth.
    https://www.britannica.com/topic/Mayflower-ship
  • Companhia das Indias Ocidentais Holandesa

  • Period: to

    Peste endémica em França

  • Galileu é julgado pela Inquisição

    Galileu é julgado pela Inquisição
    Em 1616, a Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) pronunciou-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora pronunciado a nível científico. O livro de Copérnico De revolutionibus orbium coelestium, entre outros sobre o mesmo tema, foi incluído no Index librorum prohibitorum.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
  • Fundação da Academia Francesa

    Criada no ano de 1635 pelo Duque de Richelieu e de Fronsac, durante o reinado de Luís XIII, a Academia Francesa (Académie française ) é uma das organizações mais tradicionais do país.
    A origem da Academia Francesa remete aos anos de 1620 e 1630, quando seus membros reuniam-se para debater literatura. Na época, o cardeal Richelieu deu proteção ao grupo, preparando-o para torná-lo oficial.
    https://www.infoescola.com/literatura/academia-francesa/
  • A França entra na Guerra dos Trinta Anos

  • Period: to

    Grande Peste e Incêndio de Londres

    O grande incêndio de Londres foi uma das maiores catástrofes da capital inglesa, tendo destruído as partes centrais da cidade de 2 de setembro a 5 de setembro de 1666. Destruiu 13.200 casas, 87 igrejas, a Catedral de St. Paul e 44 prédios públicos. Os registos da época apresentam um total de 100 mil desalojados e nove óbitos. Mas as pesquisas atuais afirmam que milhares de pessoas podem ter morrido.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_inc%C3%AAndio_de_Londres
  • Period: to

    Sublevação de camponeses em França

    Os problemas económicos da França, agravados pela guerra, levam as populações camponesas a levantamentos e motins por todo o país.
  • Restauração da Independência - Portugal

    Restauração da Independência - Portugal
    Fim do domínio filipino (1580-1640); o duque de Bragança é escolhido como rei de Portugal, com o nome de D.João IV. Instauração no trono da dinastia de Bragança.
  • Period: to

    Reinado de Luís XIV

    Luís XIV (Saint-Germain-en-Laye, 5 de setembro de 1638 – Versalhes, 1 de setembro de 1715), apelidado de "o Grande" e "Rei Sol", foi o Rei da França e Navarra de 1643 até à sua morte. Seu reinado de 72 anos é o mais longo de toda história do planeta; Nenhum outro monarca ocupou um trono por tanto tempo. Foi um dos líderes da crescente centralização de poder na era do absolutismo europeu.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIV_de_Fran%C3%A7a
  • Tratado de Vestefália

    Tratado de Vestefália
    Também conhecida como Paz de Vestfália ou Tratados de Vestefália, ela consistiu num conjunto de 11 tratados assinados ao longo de 1648 que colocaram fim na chamada Guerra dos Trinta Anos, uma da série de conflitos mais destrutiva e sangrenta da história europeia.
    https://www.infoescola.com/historia/paz-de-vestfalia/
  • Companhia das Índias Orientais e Ocidentais francesa.

  • Period: to

    Crise económica em França

  • Ataque dos Ingleses

    Os ingleses atacam a colónia holandesa de Nova Amesterdão.
    Nova Amesterdão torna-se Nova Iorque.
  • Fundação da Hudson's Bay Company

  • La Cérémonie Turque. Le Bourgeois Gentilhome, de Moliére e de Lully

    La Cérémonie Turque. Le Bourgeois Gentilhome, de Moliére e de Lully
    Le Bourgeois gentilhomme é uma comédia-balé - uma peça de teatro com diálogo falado, entremeada com música e dança - em cinco atos de Molière, encenada pela primeira vez em 14 de outubro de 1670 diante da corte do rei francês Luís XIV, no Castelo de Chambord, pela trupe de atores do próprio dramaturgo.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Bourgeois_gentilhomme
  • Os Franceses exploram a região do Mississipi.

  • Period: to

    Reinado de D.João V

    O Magnânimo, 24.° rei de Portugal. Nasceu em Lisboa a 22 de outubro de 1689, onde também faleceu a 31 de julho de 1750. Era segundo filho de D. Pedro II, e de sua segunda mulher, a rainha D. Maria Sofia Isabel de Neuburgo. http://www.arqnet.pt/dicionario/joao5.html
  • Inicio do ciclo do ouro no Brasil

    Inicio do ciclo do ouro no Brasil
    Com o fim do ciclo do açúcar e do tabaco, o Conde da Ericeira repõe as chamadas Leis Pragmáticas, que impediam a importação de certos produtos estrangeiros e tentavam desenvolver as manufaturas portuguesas. Mas a descoberta de ouro no Brasil viria a dar um novo impulso à economia, criando um novo período de riqueza em Portugal.
    http://ensina.rtp.pt/artigo/o-ouro-do-brasil-e-as-leis-pragmaticas/
  • Period: to

    GUERRA DA SUCESSÃO DE ESPANHA

  • Period: to

    Biografia: Jean - Jacques Rousseau

    Filósofo suíço e uma das principais figuras do Iluminismo.
    https://youtu.be/VqOaG24aPSc
  • Tratado de Utreque

    Tratado de Utreque
    Este tratado pôs fim à Guerra de Sucessão de Espanha. O tratado com a França foi assinado a 11 de Abril de 1713, e ficou estipulado que a França renunciava a qualquer pretensão à posse de territórios na América do Sul. A França perde a Nova Escócia, a Terra Nova e a Baía de Hudson.
    Em 1715 foi assinado o tratado com Espanha com a entrega da colónia de Sacramento a Portugal.
    http://antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/tratado-de-utreque/
  • Construção do Palácio-convento de Mafra

    Construção do Palácio-convento de Mafra
    Concebido inicialmente como um pequeno convento para 13 frades, o projecto para o Real Convento de Mafra foi sofrendo sucessivos alargamentos, acabando num imenso edifício de cerca de 40.000 m2, com todas as dependências e pertences necessários à vida quotidiana de 300 frades da Ordem de S. Francisco.
    http://www.palaciomafra.gov.pt/
  • Bancarrota em França

  • Period: to

    Madame de Pompadour

    Protetora das artes e das letras francesas, viveu em Versalhes entre 1745 e 1764.
    https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/learn-about-art/paintings-in-depth/the-real-madame-de-pompadour
  • Period: to

    Joaquim Machado de Castro

    Escultor e estatuário. Nasceu em Coimbra a 19 de junho de 1731, faleceu em Lisboa a 17 de novembro de 1822.
    http://www.arqnet.pt/dicionario/machadocastro.html
  • Montesquieu - " O Espírito das Leis"

    Montesquieu - " O Espírito das Leis"
    Na obra, Do Espírito das Leis ,o autor expõe uma política essencialmente racionalista, caracterizada pela busca de um equilíbrio entre a autoridade do poder e a liberdade do cidadão. A separação do poder entre Executivo, Legislativo e o Judiciário surgiria da necessidade de o poder deter o próprio poder, evitando assim o abuso de autoridade. A liberdade do cidadão é um dos pontos principais da obra deste iluminista.
  • Period: to

    Carlos Amarante

    Arquiteto e engenheiro militar, Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante nasceu em Braga em 1748. As suas primeiras obras como arquiteto foram executadas em Braga. Para o Santuário do Bom Jesus do Monte traçou, em 1781, o projeto do novo templo, assim como o jardim, as ermidas, a fonte do Terreiro de Moisés e o Escadório das Virtudes. Nestas obras afirmou-se como um arquitecto do Neoclássico, embora noutros projetos tivesse utilizado elementos barrocos e rococós.
    https://sigarra.up.pt/
  • Diderot e D'Alembert, "A Enciclopédia"

    Diderot e D'Alembert, "A Enciclopédia"
  • André Soares, Palácio do Raio" (Braga)

    André Soares, Palácio do Raio" (Braga)
  • Soufflot projeta o Panteão de Paris

  • Terramoto de Lisboa

    Terramoto de Lisboa
    Na manhã do dia 1 de Novembro de 1755 a terra tremeu durante vários minutos, derrubando edifícios e espalhando os seus destroços por toda a parte. Minutos depois o rio cresceu pelas ruas da cidade, invadindo a baixa. Muitas pessoas que tinha fugido para as margens do Tejo com o objectivo de escapar aos edifícios que ruíam foram apanhadas pelas águas. Quando as ondas se retiraram ficaram os incêndios que queimaram o que restava.
    https://www.youtube.com/watch?v=os8DCjDJrMM
  • Period: to

    Guerra dos Sete Anos

    Recebe o nome de Guerra dos Sete Anos o conflito ocorrido entre 1756 e 1763, tendo como protagonistas de um lado Grã-Bretanha, Prússia e Hanover de um lado, contra França, Áustria, Suécia, Saxônia, Rússia e eventualmente Espanha de outro. Tal foi a magnitude da guerra que esta acabou por se espalhar do território norte-americano até o continente europeu, e por isso mesmo é considerado o primeiro conflito em escala mundial, envolvendo quatro continentes, América, Europa, África e Ásia.
  • Rousseau - " Contrato Social"

  • Voltaire, " Tratado da Tolerância"

    O Tratado sobre a Tolerância constitui um dos escritos mais significativos do combate que Voltaire desenvolve contra o conservadorismo mais radical, o espírito de intolerância religiosa que lhes anda associado. Neste livro, o autor coloca-nos perante a ideia de tolerância como combate continuado, como conquista infindável, como prática de transformação de nós mesmos.
  • Winckelmann, " História da Arte entre os Antigos"

    Johann Joachim Winckelmann ( 1717 — 1768) foi um historiador de arte e arqueólogo alemão. Era um Helenista e foi o primeiro a estabelecer distinções entre arte Grega, Greco-Romana e Romana, o que seria decisivo para o surgimento e ascensão do neoclassicismo durante o século XVIII. Winckelmann foi também um dos fundadores da arqueologia científica moderna e foi o primeiro a aplicar de forma sistemática categorias de estilo à história da arte. É geralmente considerado o pai da história da arte.[1]
  • Period: to

    Vieira Portuense

    Francisco Vieira, filho de Domingos Francisco Vieira, conhecido droguista e pintor paisagista morador no Campo do Olival, e de Maria Joaquina, nasceu no Porto a 13 de Maio de 1765. Era irmão de Ana Paulina e de António José Vieira.
    https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=antecedentes%20da%20u.porto%20-%20biografia%20de%20vieira%20portuense
  • Period: to

    Domingos António de Sequeira

    Ilustre e distinto artista, o pintor mais notável não só de Portugal como de toda a Europa, e talvez o maior do seu tempo. Nasceu em Belém a 10 de março de 1768; faleceu em Roma a 7 de março de 1837.

    http://www.arqnet.pt/dicionario/sequeirada.html
  • Period: to

    Napoleão Bonaparte

    Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi imperador francês, com o título de Napoleão I. Líder político, ditador e comandante do Exercito Francês, conquistou uma grande extensão territorial para a França.
    https://www.ebiografia.com/napoleao_bonaparte/
  • Period: to

    João José de Aguiar

    Escultor português, nascido em 1769 e falecido em 1841, estudou em Itália, como bolseiro de Pina Manique, e aí teve lições de desenho e escultura e participou na execução da estátua de D. Maria I. De volta a Portugal, trabalhou no Palácio Nacional da Ajuda, onde deixou um conjunto de nove esculturas de que se destaca a célebre Anúncio Bom. É ainda o autor de uma escultura representando D. João VI que se encontra no Hospital da Marinha.
    https://www.infopedia.pt/$joao-jose-de-aguiar
  • Hospital de Santo António - Porto

    Hospital de Santo António - Porto
    Começado a construir em 15 de julho de 1770 em terrenos vagos, na época, nos arrabaldes da cidade, o Hospital de Santo António é o mais palladiano dos edifícios portugueses, projeto do arquiteto inglês John Carr. Desenvolve-se em vários andares, de modo sóbrio, simples e simétrico, mas com volumes bem definidos animando a superfície. https://pt.wikipedia.org/wiki/Hospital_de_Santo_Ant%C3%B3nio
  • Revolução Americana

    Revolução Americana
    Colónia britânica, inicia as hostilidades contra a Inglaterra em 1773, declarando a independência em 1776.
    A Revolução americana teve uma imensa repercussão na Europa. Inicialmente, ela deu aos europeus a impressão de que eles viviam numa época que iria conhecer prodigiosas modificações. Viram que as doutrinas filosóficas que discutiam não eram utópicas, mas susceptíveis de aplicação imediata.
    https://www.infoescola.com/historia/revolucao-americana/
  • Constituição dos Estados Unidos

    Constituição dos Estados Unidos
  • Morte de D.José I

    Morte de D.José I
    Início do reinado de D.Maria I.
    "Viradeira".
    Desterro do Marquês de Pombal
  • Feitoria Inglesa, Porto

    Feitoria Inglesa, Porto
    Projectada por John Whitehead em estilo neopaladiano e construida entre 1785 e 1790, para servir de local de reunião dos homens de negócios ingleses residentes no Porto. Na fachada principal, o rés-do-chão compõe-se de sete arcos que dão acesso à galeria porticada. Em contraste com a sobreloja, o andar principal é formado por altas aberturas, com varandas e frontões. O conjunto é rematado por um ático balaustrado.
  • As Bodas de Fígaro

    As Bodas de Fígaro
    Composta entre 1785 e 1786, foi estreada em Viena, a 1 de maio de 1786. Diz-se que Mozart começou a ter problemas com a sua reputação a partir desta ópera, que satirizava certos costumes da nobreza. Há, no entanto, quem considere As Bodas de Fígaro como a obra-prima do compositor. O que é um LIBRETO? http://media.rtp.pt/superdiva/operas/as-bodas-de-figaro-de-mozart
  • Revolução Francesa

    Revolução Francesa
  • Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão

    Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão
    A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão foi redigida na sequência do processo histórico decorrente da Revolução Francesa de 14 de Julho de 1789.
  • Revolução Francesa - Inicio da República

    Revolução Francesa - Inicio da República
    Destituição do rei. Queda da monarquia
    Em julho de 1792 a Assembleia declarou a “pátria em perigo” devido às ameaças, internas e externas.
    A 10 de agosto de 1792, um movimento insurrecional popular dirigiu-se à residência real das Tulherias, obrigando o rei a procurar refúgio na Assembleia Legislativa.
    Foi formada uma nova Assembleia republicana, a Convenção, que devia preparar uma nova Constituição para o novo regime:
    A I REPÚBLICA FRANCESA
  • D. João assume o governo de Portugal

    D. João assume o governo de Portugal
    Por loucura de D.Maria I, o príncipe herdeiro, D.João, assume o governo efetivo.
  • Period: to

    Revolução Francesa - Terror

    A base de apoio da Convenção era o povo miúdo de Paris que defendia uma república mais igualitária e uma a democracia direta.
    A criação do Comité de Salvação Pública fez deste órgão o centro do governo que executava a política da Convenção.
    O regime do Terror foi associado, sobretudo, à figura de Robespierre, um dos principais líderes do Comité de Salvação Pública.
    Base social de apoio: Sans-culottes
    - morte da rainha Maria Antonieta.
    - execução de Luís XVI a 21 de janeiro de 1793.
  • Inauguração do Teatro de São Carlos

    Inauguração do Teatro de São Carlos
    O Teatro Nacional de São Carlos foi inaugurado em 30 de junho de 1793 mantendo-se, ainda atualmente, como o único teatro nacional vocacionado para a produção e apresentação de ópera e de música coral e sinfónica.
    Edifício de características neoclássicas e de inspiração setecentista e italiana, classificado como imóvel de interesse público em 1928 (8 de setembro de 1928) e Monumento Nacional em 1996 (6 de março de 1996).
    https://tnsc.pt/tnsc/o-teatro/
  • Palácio dos Carrancas - Porto

    Palácio dos Carrancas - Porto
    O Palácio dos Carrancas, actual Museu Nacional de Soares dos Reis, começou a ser construído em 1795 como habitação e fábrica da família Moraes e Castro.
    Embora tenha sofrido, ao longo dos tempos, diferentes reutilizações, a traça original mantém-se não se afastando muito do projecto original, atribuído a Joaquim da Costa Lima Sampaio.
    http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74508
  • Period: to

    Regência oficial de D.João VI

  • Palácio Nacional da Ajuda

    Palácio Nacional da Ajuda
    O Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda foi mandado erguer por D. José I (1714-1777) no alto da colina da Ajuda. Este edifício, construído em madeira para melhor resistir a abalos sísmicos, ficou conhecido por Paço de Madeira ou Real Barraca. Substituía o sumptuoso Paço da Ribeira que fora destruído no Terramoto que arrasou Lisboa em Novembro de 1755
    http://www.palacioajuda.gov.pt/pt-PT/palacio/historia/ContentDetail.aspx
  • Bloqueio continental

    Bloqueio continental imposto por Napoleão, por decreto assinado em Berlim a 21 de Novembro.
  • Primeira invasão francesa do território nacional

    Primeira invasão francesa do território nacional
    Portugal é intimado pela França a fechar os seus portos a Inglaterra.
    Napoleão I decide a invasão de Portugal.
    Primeira invasão francesa ( Junot)
    A corte desloca-se para o Rio de Janeiro ( Fuga da Família Real)
    Governo de Junot
    http://ensina.rtp.pt/artigo/mapa-invasoes-francesas/
  • Abertura dos portos brasileiros

    Carta Régia que abre os portos do Brasil ao comércio de todas as nações amigas.
    A família real chega ao Brasil.
    As tropas inglesas desembarcam em Portugal.
    Batalhas de Roliça e Vimeiro.
    Convenção de Sintra.
  • Segunda invasão francesa

    Segunda invasão francesa
    Segunda invasão francesa (Soult)
    Ocupação do Porto.
    Catástrofe da Ponte das Barcas ( rio Douro)
    Retirada de Soult.
  • Terceira Invasão Francesa

    Terceira Invasão Francesa
    Tratado comercial entre Portugal e a Inglaterra
    Terceira Invasão Francesa (Massena)
    Batalha do Buçaco
  • Retirada dos franceses

  • O Brasil é elevado a Reino

  • Congresso de Viena

    Congresso de Viena
    “Congresso de Viena”: cimeira de embaixadores de diversos países da Europa que decorreu na capital da Áustria desde 1814 até
    1615. O principal objetivo era o de definir um novo equilíbrio político europeu, após a rendição de Napoleão e o fim de um longo período de guerras e de tensão na Europa que se seguiu à Revolução Francesa.
    Os principais atores do Congresso foram a Grã-Bretanha, a Áustria, a Prússia e a Rússia.
  • França - 2ª Restauração

    França - 2ª Restauração
    Em França, a partir de 1815, foi reposta a dinastia Bourbon (com os reis Luís XVIII e Carlos X), restaurando o Absolutismo e favorecendo a nobreza.
  • Morte de D.Maria I

    Início do reinado de D.João VI, que continuava no Rio de Janeiro.
    Papel predominante de Beresford em Lisboa.
  • Invenção do telégrafo elétrico

    Invenção do telégrafo elétrico
  • Palácio da Bolsa

    Palácio da Bolsa
    O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, edifício de estilo neoclássico, começou a ser construído a 6 de Outubro de 1842 , data solene de colocação da primeira pedra, dado o encerramento da Casa da Bolsa do Comércio que obrigou os comerciantes portugueses a discutirem os seus negócios em pleno ar livre.
    https://palaciodabolsa.com/historia/
  • Teatro Nacional D.Maria II

    Teatro Nacional D.Maria II
    Após a revolução de 1836, Passos Manuel assume a direção do Governo e uma das medidas que tomou nesse mesmo ano foi encarregar, por portaria régia, o escritor e político Almeida Garrett de pensar o Teatro português em termos globais e incumbi-lo de apresentar "sem perda de tempo, um plano para a fundação e organização de um teatro nacional, o qual, sendo uma escola de bom gosto, contribua para a civilização e aperfeiçoamento moral da nação portuguesa”. http://www.tndm.pt/pt/o-teatro/historia/
  • Period: to

    Proclamação da II República em França

    A Revolução de fevereiro de 1848, ocorrida em França, suscitou uma onda de movimentos semelhantes na Alemanha, Áustria e Itália. A Segunda República francesa foi proclamada a 24 de fevereiro de 1848, inspirada por ideais humanitários e democráticos.
    A Revolução de 1848 marcou um ponto de viragem na França, uma vez que o proletariado passou a fazer parte do cenário político.
    https://www.infopedia.pt/$da-franca-de-1851-a-primeira-guerra-mundial
  • Publicação de O Capital, de Karl Marx

    O Capital (Das Kapital, em seu título original, em alemão) é a obra máxima e a mais conhecida do intelectual e revolucionário alemão Karl Marx (1818-1883). Trata-se de um minucioso exercício investigativo do autor acerca do funcionamento das relações econômicas, desde as duas mais obscuras origens até os dias atuais, procurando desvendar os conceitos universais que estão por trás da atividade econômica.
    https://www.infoescola.com/livros/o-capital/
  • Assembleia da República

    Assembleia da República
    Começado a erigir em 1598 pela ordem beneditina, sob traçado do Arq. Baltasar Álvares, e em utilização desde 1615, o edifício funcionou originalmente como Mosteiro de São Bento da Saúde até 1833 e, por decreto de D. Pedro IV, passou a sede do Parlamento português, acolhendo as Cortes a partir de 1834. Foi designado como Palácio das Cortes durante a monarquia constitucional .
    http://museu.parlamento.pt/MatrizWebAR/Apresentacao