A Antiguidade Clássica

Timeline created by cristianalopes
  • Period: 3000 BCE to 1100 BCE

    Civilização Minóica

    Cultura da Idade do Bronze, nascida na ilha de Creta, toma o seu nome do nome do lendário rei Minos.
    A cultura minóica irá influenciar de forma decisiva a cultura grega clássica durante o chamado período palaciano.
    https://smarthistory.org/intro-minoan-art/
  • 1950 BCE

    Invasão dos Jónios

    Invasão dos Jónios
    Os Jônios formavam um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e no Peloponeso, foi a primeira das quatro etnias na Hélade que seriam responsáveis pela formação do povo grego.
    https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/jonios/
  • Period: 1600 BCE to 1100 BCE

    Civilização Micénica

    Esta civilização desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da civilização grega clássica. A cidade de Micenas está indissoluvelmente ligada às epopeias de Homero, a Ilíada e a Odisseia, cuja influência na cultura europeia perdura há 3 milénios.
    O sistema palaciano, a arquitetura monumental, os artefactos impressionantes e os primeiros testemunhos da língua grega ( Linear B), são elementos únicos da cultura micénica.
    https://whc.unesco.org/en/list/941/
  • Period: 1580 BCE to 1200 BCE

    Invasão dos Aqueus e Eólios

    É a mais antiga família étnica na formação do povo grego. Nos seus poemas Homero refere-se aos Aqueus como um termo de carácter étnico-geográfico, designativo dos gregos que tinham participado no cerco de Troia, sob o comando de Agamémnon.
    Os Aqueus chegaram à Grécia no segundo milénio. Eram um povo guerreiro, que dominava não só o fabrico do cobre mas também o seu manejamento. Supõe-se que seriam originários do Norte da Europa.
    https://www.infopedia.pt/$aqueus
  • Period: 1200 BCE to 1100 BCE

    Invasão dos Dórios

    A origem dos Dórios ainda é algo incerto, as teorias que tentam explicar o fato ainda não chegaram a uma conclusão definitiva. Alguns pesquisadores acreditam, baseando-se em ideias difundidas na Antiguidade, que os Dórios eram originários de regiões montanhosas localizadas ao norte e a nordeste da Grécia, além de Macedônia e do Épiro.
    https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/dorios/
  • Period: 900 BCE to 750 BCE

    Invenção do alfabeto grego

    O alfabeto grego é o conjunto de 24 letras (na atualidade) utilizado na escrita da língua grega. Acredita-se que tal sistema foi instituído por volta de 750 a.C. encontrando-se em uso contínuo durante os últimos 2.750 anos.
    Sua importância é ainda hoje imensa (...) foi difundida entre as mais diversas regiões, como Índia, Egito, Cáucaso, tendo ainda servido de base para a composição de outros alfabetos.
    https://www.infoescola.com/comunicacao/alfabeto-grego/
  • Period: 900 BCE to 725 BCE

    Cerâmica geométrica na Grécia

    Primeira fase da cerâmica grega - Período Geométrico
  • 800 BCE

    Ilíada e Odisseia de Homero - Poemas Homéricos

    Ilíada e Odisseia de Homero - Poemas Homéricos
    A Ilíada” e a “Odisseia”, atribuídas a Homero (século VIII a. C.), são as duas obras maiores da cultura greco-latina, marcando decisivamente as tradições mediterrânicas, a ponto de, segundo a lenda, Lisboa ter sido fundada por Ulisses. “A Ilíada” tem origem na tradição oral da época micênica cantada pelos aedos. Tais versos foram compilados numa versão escrita no século VI a. C. em Atenas.
    https://www.cnc.pt/a-iliada-e-odisseia-de-homero/
  • 776 BCE

    Primeiros Jogos Olímpicos

    Primeiros Jogos Olímpicos
    Segundo a mitologia Grega, os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia Antiga aproximadamente no ano de 2500 a.C., em homenagem a Zeus. Mas os primeiros registros encontrados sobre os jogos são de 776 a.C., onde atletas de diferentes cidades-estados da Grécia deixavam seus conflitos de lado, para a participarem das disputas.
    https://www.infoescola.com/esportes/jogos-olimpicos-olimpiadas/
  • 753 BCE

    Fundação lendária de Roma

    Fundação lendária de Roma
    Reza a lenda que a cidade de Roma foi fundada em 753 a.C. por Rómulo.
  • Period: 750 BCE to 700 BCE

    Aparecimento das póleis e difusão do alfabeto. Inicio da colonização grega no Ocidente.

    A pólis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores. Ela nasceu de fatores de ordem geográfica, de uma instabilidade gerada depois da invasão dórica, e da falta de um poder centralizado defensor dos indivíduos, que os levou a unirem-se em pequenos territórios.
    https://www.infopedia.pt/$polis-da-grecia-antiga
  • Period: 700 BCE to 500 BCE

    Período Arcaico

    Predomínio dos Gregos na Ásia Menor.
    Prosperidade económica e política: Ática, Peloponeso e Jónia
  • Period: 700 BCE to 550 BCE

    Roma, cidade etrusca

    Os Etruscos são governados por tiranos ou aristocratas, e atingem o seu apogeu no século VI a.C. Estendem a sua influência pelo Lácio, pela Campânia e pela planície do Pó. Roma esteve sob influência etrusca.Segundo a tradição, Roma foi governada por 7 reis etruscos até 509 a.C., altura em que a aristocracia romana expulsou o monarca e instituiu uma República.
  • 594 BCE

    Atenas - Reformas políticas e sociais de Sólon

    Atenas - Reformas políticas e sociais de Sólon
    Sólon, que terá vivido entre 638 e 558 a. C., foi um dos mais importantes políticosd atenienses. Na sua juventude tornou-se conhecido como autor de poemas épicos e, depois, de cantos patrióticos e didácticos — daí a sua inclusão entre os Sete Sábios. Notabilizou-se pelas reformas constitucionais que lançaram os alicerces da democracia ateniense e prepararam o caminho para o seu posterior desenvolvimento. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/solon.htm
  • 565 BCE

    Criação das Grandes Panateneias em Atenas

    Criação das Grandes Panateneias em Atenas
    Festas que se celebravam em Atenas em honra de Atena, padroeira da cidade. "panateneias", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/panateneias [consultado em 14-01-2021].
  • Period: 564 BCE to 510 BCE

    Tirania de Písistrato

    Písistrato governou Atenas como tirano, mas o seu governo contribuiu para a prosperidade económica da cidade.
  • 545 BCE

    Os Persas dominam algumas cidades -estado na Jónia

    Os Persas dominam algumas cidades -estado na Jónia
    Guerras Médicas, Guerras Greco-Persas: conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C.. A colisão entre o mundo político fragmentado dos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e o enorme império dos persas começara pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, especialmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa. https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_M%C3%A9dicas
  • 509 BCE

    Expulsão dos reis etruscos de Roma/ Inicio da República

    Expulsão dos reis etruscos de Roma/ Inicio da República
    Os Romanos expulsam a monarquia etrusca dos Tarquínios. Início da República romana.
  • Period: 509 BCE to 27 BCE

    República Romana

    A República Romana foi fundada em 509 a. C. A monarquia que prevalecia em Roma teria sido derrotada pelo rei etrusco Porsena, que foi contudo obrigado a retirar-se. Os Romanos escolheram então dois cônsules, a serem eleitos anualmente, generais capazes de chefiar o exército em caso de emergência.
    https://www.infopedia.pt/$roma-antiga
  • 508 BCE

    Reformas de Clístenes

    Reformas de Clístenes
    Clístenes elimina o Estado aristocrático e religioso, acabando com os privilégios trazidos pelo nascimento, ao decidir que todos os cidadãos usem o nome do demo em vez do nome do pai. Clístenes instituiu 30 divisões territoriais, os demos , para integrar os cidadãos. A partir de um conjunto que inclui um demo da cidade, um do interior e outro da costa, forma-se uma tribo, num total de 10 tribos.
  • Period: 500 BCE to 323 BCE

    Época Clássica

  • Period: 499 BCE to 449 BCE

    As Guerras Persas

    Guerras Médicas ou Guerras Medas são designações dadas aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C.. A colisão entre o mundo político fragmentado dos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e o enorme império dos persas começara pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, especialmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_M%C3%A9dicas
  • 490 BCE

    Batalha de Maratona

    Batalha de Maratona
    Em 490 a.C., uma segunda força foi enviada para a Grécia, desta vez pelo interior do Mar Egeu. Essa expedição agrilhoou as Cíclades e arrasou Erétria. Contudo, a caminho para atacar Atenas, as tropas persas, de mais de vinte mil homens ( como alguns autores falam em 50 mil, outros em 250 mil ), foram decisivamente rechaçadas por cerca de dez mil gregos chefiados pelo ateniense Milcíades, na Batalha de Maratona.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_M%C3%A9dicas
  • 480 BCE

    Batalha de Salamina

    Batalha de Salamina
    Alguns anos depois da Primeira Guerra Médica, os persas, comandados pelo rei Xerxes, entraram em Atenas e destruíram importantes monumentos da Acrópole. Era o início da Segunda Guerra Médica. O sucesso das investidas dos persas deixou toda a Grécia central aos pés de Xerxes. A frota grega foi forçada a abandonar Atenas e buscar refúgio em Salamina.
    https://www.infoescola.com/historia/batalha-de-salamina/
  • 478 BCE

    Fundação da Liga de Delos

    Fundação da Liga de Delos
    A Confederação ou Liga de Delos foi uma organização militar formada por Atenas que visava proteger as cidades gregas das tropas do Império Persa, combatendo a presença deles no Mediterrâneo.
    Em 450 a.C. o tesouro da Liga foi transferido de Delos para Atenas que investiu na sua infraestrutura e aumentou consideravelmente o seu poder.
    https://www.infoescola.com/historia/liga-de-delos/
  • Period: 470 BCE to 430 BCE

    Myron - Vida do escultor grego

    Foi um escultor grego, nascido em Elêutras Foi o mais velho dos três grandes escultores do século de Péricles: Míron, Fídias e Policleto.
  • Period: 460 BCE to 420 BCE

    Policleto - Vida do escultor grego

    Escultor grego nascido em Argos que desenvolveu um trabalho só comparável em importância à de seu contemporâneo Fídias. Esculpiu principalmente figuras de jovens atletas em bronze, das quais nenhuma chegou à actualidade. As suas obras-primas são o Doríforo e o Diadúmeno, de que se conhecem réplicas romanas em mármore.
  • 458 BCE

    Atenas - construção das Grandes Muralhas

    As Grandes Muralhas garantem a Atenas o acesso ao porto do Pireu.
  • 454 BCE

    Transferência do tesouro da Liga de Delos

    Péricles transfere para Atenas o tesouro da Liga de Delos
  • 451 BCE

    Lei de Péricles sobre a cidadania

    Péricles institui a mistoforia - subsídio para os cidadãos mais pobres.
    Limita o acesso à cidadania, impondo o critério de o cidadão ser filho de pai e mãe atenienses.
  • Period: 443 BCE to 429 BCE

    "O Século de Péricles"

    O assassinato de Efialtes, em 461 a.C., abriu caminho para a consolidação da autoridade Péricles.[δ] Sem ter grande oposição após a expulsão de Címon, o inquestionável líder do partido democrático se tornou o inquestionável soberano de Atenas. Péricles permaneceu no poder quase que ininterruptamente até a sua morte, em 429 a.C.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ricles#Carreira_pol%C3%ADtica_(at%C3%A9_431_a.C.)
  • 431 BCE

    Guerra do Peloponeso

    Segunda guerra entre Atenas e Esparta.
  • Period: 431 BCE to 404 BCE

    Guerras do Peloponeso

    Guerras entre Atenas e Esparta
  • 429 BCE

    Morte de Péricles

  • Period: 428 BCE to 347 BCE

    Vida do filósofo ateniense, Platão

    Platão foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates.
    Foi o fundador de uma escola destinada à investigação filosófica que recebeu o nome de “Academia”, pela razão de se reunirem mestres e discípulos nos jardins de um rico cidadão chamado Academus. Foi a primeira escola do Ocidente.
  • 404 BCE

    Queda de Atenas

  • 396 BCE

    Conquista da Península Itálica

    Conquista da Península Itálica
    Os Romanos conquistam toda a Península Itálica
  • Period: 384 BCE to 322 BCE

    Vida do filósofo grego, Aristóteles

    Aristóteles nasceu em Estagira, na Macedônia, uma colônia grega.
    Com 17 anos, Aristóteles partiu para Atenas e foi estudar na "Academia” de Platão. Com sua prodigiosa inteligência, logo se tornou o discípulo predileto do mestre.
    Funda em Atenas, em 335 a.C., a sua própria escola, chamando-a de “Liceu”, e que foi instalada no ginásio do templo dedicado ao deus Apolo.
    Aristóteles foi o pai da Lógica, o fundador da Biologia, o organizador da Psicologia; o mestre da Moral e da Retórica.
  • Period: 336 BCE to 323 BCE

    Alexandre o Grande, rei da Macedónia

    Nascido na Macedónia, Alexandre o Grande forma um império que se estendia do mar Adriático ao Indo.
    A civilização helenística desenvolve-se fora das fronteiras gregas, entre 323 a. C., data da morte de Alexandre, o Grande, e o ano de 30 a. C., altura em que Roma conquista o Egito ptolomaico. Depois do desaparecimento de Alexandre, a transmissão da cultura grega continuou de forma significativa nos grandes centros urbanísticos, embora com evidentes influências orientalizantes.
  • Period: 264 BCE to 146 BCE

    Guerras Púnicas

    Chamam-se púnicas às três guerras entre Roma e Cartago que tiveram lugar entre 264 e 146 a. C., devido ao facto de os habitantes desta cidade do Norte de África (perto da atual Tunes) serem descendentes dos Fenícios, cujo nome latino era punicus, do grego phoenices.
    Esta série de três guerras marcou o início do imperialismo de Roma, consolidado no fim das mesmas com a posse da Sicília e da Sardenha, bem como do Levante ibérico.
    https://www.infopedia.pt/$guerras-punicas
  • Period: 218 BCE to 206 BCE

    Campanha romana da Hispânia

    No contexto da segunda guerra púnica, as legiões romanas iniciam a conquista e ocupação da Península Ibérica.
  • Period: 218 BCE to 19 BCE

    Conquista da Península Ibérica

    No contexto das Guerras Púnicas, a Península Ibérica é conquistada por Roma.
  • 148 BCE

    Conquista da Macedónia

    Conquista da Macedónia
    Conquista deste território da Península Balcânica pelos Romanos
  • Period: 147 BCE to 137 BCE

    Guerra lusitana, dirigida por Viriato.

    Viriato inicia um conjunto de campanhas militares para se opor ao domínio romano.
  • 133 BCE

    Conquista da Ásia Menor

    Conquista da Ásia Menor
    Roma ocupa a Ásia Menor
  • Period: 133 BCE to 27 BCE

    Guerras civis em Roma

  • 86 BCE

    Conquista de Atenas pelos Romanos

    Conquista de Atenas pelos Romanos
  • 31 BCE

    Batalha de Actium

    Batalha de Actium
    Batalha naval ocorrida a 2 de setembro de 31 a. C., na antiga Grécia, perto do promontório de Áccio - consagrado a Apolo -, à entrada do Golfo de Arta.Também conhecida como batalha de Áccio, opôs Marco António a Octávio, o futuro imperador romano Augusto, e foi favorável a este último.
  • 30 BCE

    Anexação do Egipto

    Anexação do Egipto
  • 27 BCE

    Divisão das províncias entre Augusto e o Senado

  • Period: 27 BCE to 14

    Otávio César Augusto - Imperador

    Primeiro imperador de Roma - Dinastia dos Julio-Claudianos
  • Period: 14 to 37

    Tibério - Imperador

  • Period: 37 to 41

    Calígula - Imperador

  • Period: 54 to 68

    Nero - Imperador

  • Period: 68 to 79

    Vespasiano - Imperador

  • Period: 98 to 117

    Trajano - Imperador

  • Period: 117 to 138

    Adriano - Imperador

  • Period: 122 to 126

    Construção da muralha de Adriano na Bretanha