Alvarmagalh

Biografia do autor do mês de novembro de 2013 - Álvaro Magalhães

  • Nasce ,no Porto, Álvaro Magalhães

    Nasce ,no Porto, Álvaro Magalhães
    Nasce Álvaro Magalhães, na cidade do Porto, nas suas palavras, «onde sempre vivi (e onde sempre viverei, acho eu)»
  • Descobre o gosto pela escrita...

    Descobre o gosto pela escrita...
    No início dos anos 60, nas suas palavras, «por volta dos meus 11, 12 anos, na escola, descobri que, afinal, a escrita era a minha vocação mais forte, graças a um professor de Português, o “setôr” Órfão.»
  • Começa a escrever poesia...

    Começa a escrever poesia...
    Escreve «Entre uma morte e outra». Ao longo da sua vida continuará a escrever poesia nomeadamente: Concerto para cravo (1981); Boca única (1982); Música exausta (1982); O Bosque sagrado – A poesia no cinema [org. em colab. com António Ferreira e Jorge Sousa Braga] (1988)
  • Histórias com muitas letras

    Histórias com muitas letras
    Em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças: Histórias com Muitas Letras, em conjunto com Paula Amaral
  • O menino chamado menino

    O menino chamado menino
    A aventura de um recém-nascido desiludido com o Mundo e que encontra o Autor da história por fazer num banco de jardim. Mais personagens? Pôs-se um anúncio e apareceu um pirilampo que faz versos de qualidade duvidosa, uma velha tartaruga que só fala através de provérbios e um hipopótamo indolente e desastrado. O resto é a história que há dentro desta história: a ilha que não era ilha...
  • Uma Flauta Chamada Ternura

    Uma Flauta Chamada Ternura
  • Isto é que foi ser!

    Isto é que foi ser!
    A história gira em torno de um personagem central, o Miguel, que, acabadinho de nascer, pensou «Isto é que vai ser!» - mas ainda estava muito para se... A contas com uma realidade pouco acolhedora, o nosso herói decide desnascer logo a seguir e voltar ao sítio de onde tinha acabado de sair. Não consegue, porém, e parte então em busca «de não sei onde», um lugar tão fofo, calmo e confortável como a barriga da mãe.
  • Prémios Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura,

    Prémios Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura,
    Cinco dos seus livros para crianças (História com Muitas Letras, O Menino Chamado Menino, Isto é que foi Ser!, Histórias Pequenas de Bichos Pequenos e O Homem que não Queria Sonhar e outras Histórias) foram premiados pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura, em cinco anos consecutivos, entre 1981 e 1985
  • Histórias pequenas de bichos pequenos

    Histórias pequenas de bichos pequenos
    Um conjunto de contos breves e bem-humorados dedicados aos animais mais pequeninos, como a joaninha, o bicho-carpinteiro ou escaravelho. Estes seres, embora mínimos, têm sentimentos, manias e alguns vivem até com grandes aflições. Já imaginaste, por exemplo, o tempo que uma centopeia demora a calçar cem pés? Às vezes passa o dia nisso e nem consegue fazer outras coisas… Os desenhos são quase todos bem maiores que estes bichos pequenos, mas também muito bem dispostos e cheios de cores garridas...
  • O Reino Perdido

    O Reino Perdido
    A vida é um problema de matemática? Os astronautas sabem onde se encontra o céu? O que é a sombra? Os hipopótamos podem voar? As tartarugas perdem todas as corridas? A Bela Adormecida queria que a acordassem? Para onde foi a gata branca que morreu?
    Quinze poemas de grande intensidade lírica, onde se sente a pulsação de um universo nocturno e sedutor carregado de espiritualidade.
  • Os Três Presentes

    Os Três Presentes
    Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.
    Os três presentes narra a história de uma amizade entre três jovens e um homem idoso, dobrado pela tristeza e pela doença. Pedro, Teresa e João escolheram os melhores presentes para o amigo doente: amor, silêncio e alegria. O problema era: como guardar alegria dentro de um frasco de vidro? E amor? Será que um pouquinho de amor também lá cabe?
  • O jardim de onde nunca se regressa

    O jardim de onde nunca se regressa
  • A menina curiosa

    A menina curiosa
    Em conjunto com Luís Filipe Diferr
  • Colecção «Triângulo Jota»

    Colecção «Triângulo Jota»
    Triângulo Jota é uma colecção de livros da autoria de Álvaro Magalhães, iniciado na década de 1980, contando com 20 livros. O nome da colecção advém da inicial em comum dos três protagonistas, mas também das diferentes personalidades do grupo.
  • A princesa cobra

    A princesa cobra
  • O rapaz de Pedra

    O rapaz de Pedra
  • F. C. PORTO : 100 ANOS DE HISTÓRIA 1893-1993

    F. C. PORTO : 100 ANOS DE HISTÓRIA 1893-1993
    Escreveu com Manuel Dias este livro de homenagem ao FCP...
  • Os Andrades - Série de TV

    Os Andrades - Série de TV
    Os Andrades é uma série de televisão produzida pelo centro produção do Porto da RTP. Da autoria de Álvaro Magalhães, José Cunha e M. A. Mota, foi realizada por António Moura Mattos. Foi transmitida durante os anos de 1994 e 1997. A 1ª série foi produzida em 1993, mas só transmitida a partir de 1 de Agosto de 1994. Já a 2ª série foi produzida em 1995, mas só transmitida a partir de 19 de Julho de 1997.
  • Rapaz que Voou 3 Vezes

    Rapaz que Voou 3 Vezes
    Numa pequena aldeia vivia o Bernardo com a sua madrasta, pois era órfão e pobre. Ele passava os dias a rachar lenha no bosque enquanto os filhos da madrasta levavam uma vida regalada. À noite, Bernardo ia à janela olhar para o palácio onde vivia a princesa Sofia. O jovem pretendia casar com ela, mas havia outros pretendentes. O rei como tinha mau feitio, expulsava-os e ordenou que só dava a mão da filha a quem entrasse no palácio sem usar portas, janelas, muros ou muralhas.
  • O homem que não queria sonhar e outras histórias

    O homem que não queria sonhar e outras histórias
    Conjunto de sete histórias que transportam o leitor para um universo fantástico no qual segredos fogem de mesinhas de cabeceira, horas de relógio de torre são despedidas por chegarem atrasadas ou dores de cabeça saltam de doentes para médicos fascinadas com as pílulas coloridas do consultório…
    Um convite para as crianças se deixarem seduzir pelo sonho e para os adultos recordarem como a imaginação deve fazer parte do quotidiano, lembrando o quanto é perigoso não sabermos sonhar...
  • A Ilha do Chifre de Ouro

    A Ilha do Chifre de Ouro
    A acção desenrola-se em torno de um pacato distribuidor de pizas e de uma misteriosa rapariga ruiva que de repente se vêem no outro lado da cidade [do Porto] e que acabam por chegar a uma ilha em forma de chifre que não vem em mapa nenhum - a Ilha do Chifre de Ouro!
  • Série de TV «O Meu, o Teu e o Nosso»

    Série de TV «O Meu, o Teu e o Nosso»
    O Meu, o Teu e o Nosso é uma série de televisão composta por 13 episódios, produzida pelo centro de produção do Porto da RTP e exibida durante o ano de 1999. Da autoria de Álvaro Magalhães e M. A. Mota, contou com a realização de Ângelo Peres. O dia-a-dia de um casal unido por segundas núpcias, ambos com um filho do primeiro casamento e um terceiro rebento comum. Como se não bastassem os atritos dos vários meio-irmãos, vivem todos com uma avó com um feitio muito especial, que se distrai viajando
  • Menção Honrosa no Prémio Nacionalde Ilustração 2000

    Menção Honrosa no Prémio Nacionalde Ilustração 2000
    Menção Honrosa no Prémio Nacionalde Ilustração 2000 para o livro O Limpa-Palavras e outros Poemas
  • Maldita Matemática!

    Maldita Matemática!
    O João tem teste de matemática e o pai prometeu-lhe uma formidável bicicleta Ralling se ele tivesse uma boa nota. Só que o teste, composto por um único problema, é incompreensível. E, pior ainda, irresolúvel! O joão inventa uma história para compreender o problema, que, pouco a pouco, se vai tornando mais claro. A história é interessante, mas o problema ainda não está resolvido quando toca a campainha. A folha de teste do João está em branco...
  • O Limpa-Palavras e Outros Poemas

    O Limpa-Palavras e Outros Poemas
    Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.
    Uma nova colectânea de poemas do autor de O Reino Perdido para leitores de todas as idades.
    Um homem que recolhe palavras durante a noite e trata delas durante o dia: o limpa-palavras. A palavra obrigado agradece-lhe. A palavras brisa refresca-o. A palavra solidão faz-lhe companhia.
  • Enquanto a cidade dorme

    Enquanto a cidade dorme
    Rui e Ana recebem a visita do anão Martim, sapateiro de fadas. Vem do outro lado do mundo, onde vivem as criaturas maravilhosas que os homens expulsaram da Terra, e tem uma missão a cumprir: guiar os dois jovens para o Outro Lado, onde devem assinar o Tratado da Lembrança. É sempre assim, de cem em cem anos. À noite. Quem sabe abrir os portões da noite, encontra a outra metade, desconhecida, da vida: surpresas sem fim, claros mistérios, sustos medonhos.
  • Hipopóptimos – Uma história de amor

    Hipopóptimos – Uma história de amor
    Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.
    As ilustrações são de Danuta Wojciechowska, uma artista naturalizada portuguesa que se tem vindo a afirmar no panorama da ilustração de livros infantis em Portugal.
  • Jogo Perigoso - 50 Crónicas do Futebol

    Jogo Perigoso - 50 Crónicas do Futebol
    Álvaro Magalhães, mais conhecido como autor de literatura infanto-juvenil, reúne neste livro várias crónicas sobre futebol que publicou na imprensa. Sem esconder as suas preferências clubísticas (o FC Porto), pois, para além de saber imenso sobre futebol e o seu lado simbólico, Álvaro Magalhães é um adepto que vive o jogo com paixão. Curiosamente, o prefácio é de Manuel António Pina, fervoroso adepto sportinguista. E também poeta, jornalista e autor de livros infanto-juvenis.
  • Série de TV: «Segredo de Justiça»

    Série de TV: «Segredo de Justiça»
    Segredo de Justiça é uma série de televisão da autoria de Álvaro Magalhães e M. A. Mota, com supervisão a cargo de Luís Filipe Costa e realização de André Cerqueira. Composta por 13 episódios, foi exibida pela RTP em 2001. João Castello, um brilhante advogado radicado no Brasil, toma conhecimento do súbito e misterioso desaparecimento do pai, ele próprio um reputado advogado com quem se havia incompatibilizado no passado. Regressando a Portugal, deflagra uma investigação sobre...
  • O circo das palavras voadoras

    O circo das palavras voadoras
    Este volume reúne as duas primeiras histórias que o autor enviou aos mais novos, no início dos anos oitenta, e que agora foram revistas e acrescentadas.
    Na primeira, a Vanessa descobre os segredos do alfabeto e na segunda partilha as aventuras e desventuras de uma flauta muito especial. Letras e instrumentos musicais são animados por um sopro de vida que os humaniza...
  • Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para crianças com o livro Hipopóptimos

    Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para crianças com o livro Hipopóptimos
    Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens 2002 com o livro Hipopóptimos – Uma História de Amor.
  • Nomeação para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books For Young People)

    Nomeação para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books For Young People)
    Nomeação para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books For Young People) em 2002, com O Limpa-Palavras e outros Poemas
  • Três Histórias de Amor

    Três Histórias de Amor
    Este livro reúne três histórias ("O segredo da menina morta", "Romance de Lucas e Pandora" e "História do velho e da sua linda nogueira") em que o amor e a morte trocam energias.
  • Todos os rapazes são gatos

    Todos os rapazes são gatos
    O autor narra uma história de amor que decorre entre dois mundos, que se pensa estarem separados: o humano e o animal. Mas os rapazes e raparigas deste conto provarão o contrário, ao trocarem energias e identidades com gatos e gatas, revelando assim o que há de animal no humano e de humano no animal.
  • História Natural do Futebol

    História Natural do Futebol
    Como diz Miroslav Holub, sempre que encontramos alguma coisa que rola, chutamo-la. Não é por acaso. É um gesto instintivo, algo que está dentro de nós e com origens muito remotas. Mesmo os animais (cães, gatos, por exemplo) se divertem imenso com uma bola. Talvez seja por isso que o futebol apaixona tanta gente em todo o mundo...
  • O Rapaz da Bicicleta Azul

    O Rapaz da Bicicleta Azul
    O João subiu para a bicicleta, que rangeu aflitivamente. Às primeiras pedaladas, ela respondeu com estalidos, como os ossos de um velho que se levanta de uma cadeira, mas pouco depois já rolava pela estrada abaixo. Ele pedalou com mais força e atravessou o ar morno da manhã. Sentia não sabia o quê que o empurrava para diante. Cheirava-lhe não sabia a quê, sabia-lhe não sabia a quê. E esse "não sei quê" era a liberdade.
  • Histórias e Canções em Quatro Estações (Inverno)

    Histórias e Canções em Quatro Estações (Inverno)
    Escritores, músicos, ilustradores e actores bem conhecidos reúnem-se para contar e cantar Histórias e Canções em 4 Estações. O Inverno foi um projecto coordenado por Maria Alberta Menéres com Álvaro Magalhães, António Torrado e Isabel Mendonça Soares.
  • O Senhor do Seu Nariz e Outras Histórias

    O Senhor do Seu Nariz e Outras Histórias
    Um conjunto de cinco contos encantadores e divertidos, que também nos deixam a pensar. Há a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça. Há também a história de quatro ladrões que são enganados...
  • Triângulo Jota - adaptação a série televisiva

    Triângulo Jota - adaptação a série televisiva
    Alguns livros da Série Jota foram adaptados à televisão pela HOP! – Henrique Oliveira Produções, mas, na sua opinião, o resultado foi “miserável” e a adaptação “perfeitamente desastrosa”.
  • O Último Grimm

    O Último Grimm
    Conheces os irmãos Grimm? Os contos dos irmãos Grimm? Então ouve a história dos irmãos Zimmer, dois jovens ingleses, seus descendentes, que, duzentos anos depois, estão prestes a descobrir o segredo escondido por detrás dessas histórias.
    Durante as férias de Verão, na Cornualha, William Zimmer descobre que herdou o dom secreto de Wilhelm Grimm, e também o seu destino extraordinário.
  • A Criatura Medonha - Novos contos da mata dos medos

    A Criatura Medonha - Novos contos da mata dos medos
    Estes novos contos da Mata dos Medos lembram-nos que devemos usufruir dela com todo o cuidado e respeito. Só assim conseguiremos protegê-la, para que os ouriços, os coelhos, as toupeiras, os chapins e todos os outros bichos e plantas que ali habitam, continuem a viver connosco por muitos anos.
  • O Segredo

    O Segredo
    Originalmente destinado a um espectáculo móvel e itinerante da Companhia Teatral "Pé de Vento", O Segredo é a recriação de um motivo tradicional presente em diversas culturas, designadamente o da fundação dos conceitos de igualdade e de justiça.
    Um rei poderoso é detentor de um segredo desde pequeno e, um dia, incapaz de o guardar por mais tempo, conta-o a um seu criado, que fica também obrigado a guardá-lo. Como, porém, aquele segredo não era um segredo qualquer...
  • Um Problema Muito Enorme - Novíssimos contos da mata dos medos

    Um Problema Muito Enorme - Novíssimos contos da mata dos medos
    O que aconteceria se um dia o dia não nascesse? E se o tempo parasse? Como será morrer e estar morto? Nestes novíssimos contos da Mata dos Medos, um ouriço que adora ouriçar de barriga para o ar, um coelho assustado, um caracol viajante, um chapim avarento, uma toupeira sábia que tudo sabe e mais alguns personagens únicos, como a «coruja que caçou dezoito ratos numa noite«, vão tentar resolver um problema muito enorme...
  • Série: Os Invisíveis - A Profecia, O Futebol ou a Vida, O Último Segredo

    Série: Os Invisíveis - A Profecia, O Futebol ou a Vida, O Último Segredo
    "Os Invisíveis" é uma série juvenil que tem o futebol no centro da sua acção: os grandes jogos e os momentos de exaltação colectiva, mais os seus bastidores, o que se passa nos treinos, nos balneários, na vida privada dos craques (Hulk, Helton, Cardozo, Saviola e Liedson comparecem nas três primeiras histórias), e também o que se passa nas suas zonas mais escuras e mal frequentadas.
    Os protagonistas principais são três jovens "Invisíveis" dos três grandes do futebol Português...
  • O Brincador

    O Brincador
    Esta colectânea de poemas foi publicada pela primeira vez justamente em 2005, numa edição especial comemorativa daquela efeméride e dela se fizeram mil e quinhentos exemplares numerados e assinados pelo Autor. Os poemas nela incluídos foram retirados de Isto é que foi ser! (1984), O reino perdido (1986) e O Limpa-palavras e outros poemas (2000), a que se juntaram, em 2005, cinco poemas inéditos.
    Esgotada essa edição única e exclusiva, é agora a vez de O brincador ser publicado em edição normal.
  • 100 Histórias de Todo o Mundo

    100 Histórias de Todo o Mundo
    Este livro constitui, nas palavras do próprio autor, uma «volta ao mundo em cem histórias», elas reúnem num só volume «inocentes contos africanos, sábios contos budistas, divertidas fábulas europeias e ternas lendas orientais.» Na verdade, ainda segundo o autor, «são cem noites de histórias, sempre a viajar. Tu escolhes: um escladante deserto africano ou o gelo polar. A China, o Brasil, a Índia, a Austrália, a Dinamarca, o Senegal…
  • Contos do Lápis Verde

    Contos do Lápis Verde
    Com Bernardo Carvalho. Sinto a obrigação de vos dizer, antes de mais, que, embora estas histórias levem o meu nome, foram escritas, como dizer?, contra a minha vontade. Sim, é verdade. Quem as escreveu foi um lápis verde que não sei como veio parar à minha mão. Para ele, o que eu digo não se escreve, só o que ele quer escrever. Estão a ver?
  • Colecção «Crónicas do Vampiro Valentim»

    Colecção «Crónicas do Vampiro Valentim»
    Esta coleção narra a saga da família Perestrelo (Valentim, Dentinho, Mãe, Pai e Avô) que depois de terem acordado do sono da morte, ou seja, do seu funeral, iniciam uma nova vida e novas aventuras como vampiros. A colecção tem 13 livros.
  • O Lugar Desconhecido - Últimos Contos da Mata dos Medos

    O Lugar Desconhecido - Últimos Contos da Mata dos Medos
    O Amor, seja lá o que isso for, chegou à Mata dos Medos.
    O Rato Apaixonado, que anda a ver se apanha a Lua para oferecer à sua namorada (e acreditem que vai conseguir), diz que o «Amor é o Lugar Desconhecido, onde tudo pode acontecer».
    E, de um modo ou de outro, todos acabam por lá chegar. Por fim, até o Chapim. Um mar de paixões, cheio de euforias e confusões, vai assim agitar a Mata dos Medos.
  • Colecção «Novas crónicas do vampiro Valentim»

    Colecção «Novas crónicas do vampiro Valentim»
    Nova coleção que continua a relatar a saga da família Perestrelo (Valentim, Dentinho, Mãe, Pai e Avô) que depois de terem acordado do sono da morte, ou seja, do seu funeral, iniciam uma nova vida e novas aventuras como vampiros. A colecção tem, até agora, 6 livros.
  • Colecção «Lucas Scarpone»

    Colecção «Lucas Scarpone»
    As histórias de Lucas Scarpone decorrem num mundo de gatos evoluídos e humanizados que é uma réplica da Terra. Lucas vive em Gatália e é um jovem gato preguiçoso e sossegado, que gosta de escrever, pescar e dormir uma boa sesta (aliás, é o presidente do G.A.S. – Gatos Amigos da Sesta). A pacata vida de Lucas vai alterar-se radicalmente quando ele se vê, contra a sua vontade, a trabalhar para uma organização secreta... Tem até agora 5 livros.
  • O Senhor Pina

    O Senhor Pina
    O Senhor Pina é um conjunto de dezasseis ficções que ergue um retrato íntimo, sensível e muito bem humorado do poeta Manuel António Pina, desde o seu modo peculiar de olhar e viver a vida e a literatura até à sua relação com Joanica-Puff, o Urso com Poucos Miolos que ele tanto admirava. E é tudo verdade ou não? Ou é tudo imaginação? É tudo verdade e não. E é tudo imaginação.
  • Contos da Mata dos Medos

    Contos da Mata dos Medos
    Esta mata dos medos que fica ali junto ao mar, entre Almada e Sesimbra, é povoada por bichos que falam, e que, como nós, têm as suas vidas, as suas crenças, as suas ambições, os seus medos. Medo de que o mar ali chegue, pois isso no passado acontecera, como julga o coelho. História em que a toupeira, mais instruída, não acredita, pois isso não vem nos livros. Ambição de possuir um milhar de sementes, como o chapim, pássaro avarento, a quem faltam já só 679 bagas...
  • O Rapaz dos Sapatos Prateados

    O Rapaz dos Sapatos Prateados
    Tinha seis anos quando percebi que o mundo não rimava comigo e experimentei a dolorosa solidão dos diferentes." Assim começa este diário romanesco de um rapaz de nove anos a contas com a sua lista de mistérios: Deus, o Céu, o Inferno, a Morte, a Poesia, o Amor... Ele lança um olhar impiedoso à vida adulta, enquanto vive os júbilos e as angústias do enamoramento e se vê envolvido num caso policial em que não falta um crime e um suspeito muito insuspeito.