Idade media

Idade Media

By Rafz
  • 395

    Divisão do Império Romano entre Ocidente e Oriente

    O Império Romano do Oriente passa a ser o Império Bizantino
  • 476

    Queda do Império Romano do Ocidente

    Queda do Império Romano do Ocidente
    Devido a diversos problemas como as invasões Bárbaras, a crise econômica e a disputa militar pelo poder, a queda do Império já estava em processo de declínio.
    Um fator que já evidenciava sua instabilidade eram as trocas frequentes de imperadores, além de que o fim da expansão romana impactou diretamente a economia.
    Marcando o Fim da Idade Antiga e inicio da Idade Média.
  • 482

    Nascimento do Reino Franco

    Clóvis I unifica as tribos francas e conquista Gália. A partir do território central, ocorre a dominação de outros, dando início à expansão de um dos reinos mais poderosos da Europa Ocidental.
  • 496

    Batismo do Rei Clóvis I

    Batismo do Rei Clóvis I
    A conversão real ao cristianismo marcou uma importante relação entre a igreja e a administração real.
  • 519

    Fundação do reino de Wessex

    O Reino de Wessex, também conhecido como Reino da Saxônia Ocidental, foi um dos sete reinos anglo-saxões que serviram como base para o que hoje conhecemos como a Inglaterra.
  • 622

    Fuga de Maomé de Meca

    Após receber uma ‘revelação’ divina e descobrir que existia apenas um deus, Maomé tentou convencer o povo árabe a deixar de adorar ao outros deuses. Com isso, começou a ser perseguido. Assim, dois anos depois de sua revelação, Maomé precisa fugir para uma cidade que futuramente seria chamada Medina.
    Esse evento marca o inicio do calendário Islâmico
  • 632

    Inicio da expansão Islâmica

    Após a morte de Maomé, o povo árabe se unifica e começa a se expandir pela África, até a Europa. Como um povo forte, a pressão feita nos poderes da Europa é grande. O medo faz com que os senhores se retirem para os feudos, intensificando cada vez mais o feudalismo. Além disso, houve uma divisão interna quanto à quem devia liderar o povo, que o separou em dois: Os Xiitas, que acreditavam que apenas os descentes de Maomé podem ser líderes, e os Sunitas, que acreditavam que isso não é necessário.
  • 771

    Inicio do governo de Carlos Magno

    Inicio do governo de Carlos Magno
    Com a morte de seu irmão, Magno passa a governar sozinho o reino dos Francos.
  • 843

    Divisão do Império dos Francos

    Divisão do Império dos Francos
    Tratado de Verdun: Após a morte do filho de Carlos Magno, Luís, seus três herdeiros dividem o império em três.
  • 873

    Definição do número 0

    Matemáticos Árabes determinam o conceito do número 0, que representa um importante avanço no sistema numérico
  • 1054

    Cisma do Oriente

    Cisma do Oriente
    A Divisão Oriental foi parte do conflito entre as igrejas católicas ocidentais e orientais, o que levou ao estabelecimento de duas facções religiosas; a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa.
    A Cisma do Oriente marcou os diferentes interesses políticos, culturais e sociais, separando definitivamente a religião católica
  • 1095

    Inicio das Cruzadas

    Em um momento de tensão na Europa e constante expansão dos muçulmanos na região Norte-Africana da Palestina, a Igreja Católica instituiu as cruzadas: expedições de caráter militar e religioso lideradas pelos cristãos, com o objetivo de dominar a ‘Terra Santa’, a cidade de Jerusalém, onde Jesus nasceu, território que encontrava-se sob domínio dos muçulmanos. Houveram 9 cruzadas ao todo, mas aqui citaremos apenas as quatro principais e a data da última.
  • 1095

    1ª Cruzada

    Foi convocada pelo papa Urbano II. Tinha como o objetivo a tomada de Jerusalém. Foi liderada por 3 grandes líderes: Boimundo, Balduíno e Godofredo. Contava com um exército de 50.000 homens. A tática de dominação consistia em cercos: os cristãos acampavam em volta das cidades, até que os muçulmanos não tivessem mais escolha se não sair. Os cristãos dominaram cidade por cidade, e alcançaram Jerusalém em 1099.
  • 1139

    Independência de Portugal

    Em 1139, D. Afonso Henriques declarou-se Rei de Portugal com o apoio das tropas depois de conseguir uma grande vitória na batalha entre Ourique e o poderoso Contigente mouro, em 1143 Portugal tornou-se independente.
  • 1147

    2ª Cruzada

    Foi organizada por Luís VII, rei da França, e Conrado III, imperador do Sacro Império. Durante os últimos anos, os muçulmanos haviam reconquistado alguns reinos. O exército da segunda cruzada tinha como objetivo recuperar esse território. Porém, não obteve sucesso. Saladino, sultão muçulmano, reconquistou Jerusalém.
  • 1163

    Inicio da construção da Catedral de Notre Dame, em Paris

    Inicio da construção da Catedral de Notre Dame, em Paris
    A Catedral de Notre-Dame foi uma proposta do Bispo Maurice de Sully, como uma homenagem a Virgem Maria. ( Que traduzindo para o nosso idioma, "Notre-Dame" significa "Nossa Senhora" ).
  • 1174

    Inicio da construção da Torre de pisa, na Itália

    Inicio da construção da Torre de pisa, na Itália
    A torre fica logo atrás da Catedral de Pisa. Sua inclinação foi um erro de calculo, mas acabou dando um charme para o monumento histórico.
  • 1184

    Criação da Inquisição

    No Concílio de Verona foi criada a cruel forma de julgamento para Heresias cometidas contra a Igreja Católica Apostólica Romana.
  • 1189

    3ª Cruzada

    Ficou conhecida como a Cruzada dos Reis, e foi liderada por Frederico Barba Ruiva, do Sacro Império, Felipe Augusto, da França, e Ricardo Coração de Leão, da Inglaterra. O objetivo permanecia o mesmo: conquistar a Terra Santa. Porém, novamente, não conseguiram. Mas obtiveram do sultão Saladino a autorização para entrar em Jerusalém afim de realizar seus rituais de adoração.
  • 1202

    4ª Cruzada

    Foi financiada pelos comerciantes de Gênova, Pisa e Veneza, e tinha como objetivo principalmente questões mercantis, e foi a primeira cruzada voltada contra cristãos. O foco das invasões foi Constantinopla, capital do Império Bizantino e terminal das rotas comerciais do Oriente. Essa cruzada foi de grande importância, pois abriu a possibilidade de rotas de comércio no mar mediterrâneo. O mercado sofreu grande mudança, e passou a ser muito mais interligado.
  • 1206

    Fundação do Império Mongol

    No séc. XVII as planícies consistia em povos nômades que lutavam entre si. Entre esses grupos, estavam os mongóis e no meio deles havia um líder de grande destaque, Temujin que antes, derrotou o líder Wang Khan. Temujin foi o responsável por unir tribos em uma única nação.
    Em 1206, o conselho Tribal o elegeu como o líder do povo, fundando o Império Mongol.
  • 1215

    Magna Carta

    Magna Carta
    Documento que limita os poderes do Rei. Assim, todos as decisões devem ser avaliadas pelo Parlamento.
  • Period: 1285 to 1314

    Reinado de Felipe, o Belo

    Nesse período, o monarca combatia a heresia confiscando bens e expulsando Judeus e cavaleiros da França, além de condenar o papa Bonifácio VIII.
  • 1291

    Fim da 9ª e última Cruzada

    Resultados gerais das cruzadas:
    A Terra Santa não foi conquistada pelos cristãos e o Mar Mediterrâneo foi reaberto para o comércio cristão, mudando o comércio na Europa Ocidental.
  • 1299

    Fundação do Império Otomano

    Fundação do Império Otomano
    Começando no século XI, quado tribos turcas se estabeleceram na Anatólia (Onde hoje é a atual Turquia). Essas tribos ajudaram a espalhar a religião muçulmana nas terras de outro Império, o Bizantino.
    Osman foi o chefe Turco que transformou esse povo em uma disnatia imperial.
  • Period: 1315 to 1317

    A Grande Fome

    A Europa foi gravemente afetada pelas mudanças climáticas. O que dificultou o cultivo e consequentemente gerou a falta de alimentos. Juntamente com isso, houve o aumento dos índices de crimes, doenças, mortes e preços excessivos.
  • 1321

    A divina comédia

    A divina comédia
    Acredita-se que nesse ano Dante Alighieri terminou de escrever a última parte da sequência 'Comédia', que viria a se tornar 'Divina'. Dante morreu logo após terminar sua obra.
  • 1337

    Inicio da Guerra dos Cem anos

    França e Inglaterra entram em guerra pela disputa do trono francês após a morte de Carlos IV. Além da disputa dos feudos ingleses em território francês.
  • 1347

    Auge da Pesta Negra na Europa

    Auge da Pesta Negra na Europa
    A epidemia altamente infecciosa e se espalha rapidamente pela Europa
  • 1350

    Controle da Peste

    A Peste Negra começa a ser irradiada, depois de 3 anos de tragédias e morte de 1/3 de toda a população europeia da época.
  • 1358

    Revolta dos Servos e consolidação das Monarquias Nacionais

    Compreende todo o período do século XII e XV. 1358 é o ano de uma das primeiras e mais importantes revoltas dos servos, na França. Das quais foram importantes para a formação de monarquias europeias.
    Marcaram a crise que se formava na Europa, ocasionada por mudanças climáticas,disseminação da Peste Negra, o desequilíbrio entre a produção agrícola e a demanda alimentar.
    A falta de alimentos motivou o aumento de impostos e mais obrigações destinadas a classe servil.
  • 1381

    Rebelião de Tyler

    Um conflito liderado por Wat Tyler, iniciado por diversos motivos, como as tensões socioeconômicas e políticas após peste negra na década de 1340, a cobrança de altos impostos após o conflito com a França durante a Guerra dos Cem Anos e a instabilidade na liderança. Foi um confronto violento, que se espalhou rapidamente pelo sudeste do país e envolveu grande parte da sociedade rural, que protestou queimando registros judiciais e abrindo as prisões locais. Foi o inicio do fim da servidão no país.
  • 1412

    Leis de Valhadolid

    Medidas de repressão aos direitos dos judeus. Marca o inicio da mudança dos judeus para os guetos.
  • 1417

    Concílio de Constança

    A reunião entre lideres da Igreja Católica resultou no fim do Cisma do Oriente. O papado foi definitivamente estabelecido em Roma.
  • 1453

    Queda do Império Bizantino

    Os turco-otomanos invadem e derrubam Constantinopla, capital do império.
    As terras de Anatólia eram desejadas por diversas civilizações e seus ataques frequentes acabaram por deixar os meios de defesa do território vulneráveis e reduzido, facilitando a conquista do povo Otomano.
    Muitos consideram a sua queda como passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
  • 1453

    Fim da Guerra dos 100 anos

    Fim da Guerra dos 100 anos
    A França vence a guerra dos Cem anos, consolidando a monarquia francesa.
  • 1496

    Auge da crise do Feudalismo

    Embora não há um ano exato, estima-se que o feudalismo estava em crise a aproximadamente 100 anos antes dessa data.
    Essa instabilidade se deu pelo:
    - Surgimento da nova Classe Social, a Burguesia, que defendia a ideia do enriquecimento e mobilidade social, semelhante ao Capitalismo.
    - Surtos de Peste Negra, dizimando grande parte da Mão-de-Obra.
    - Cruzadas, fator que contribuiu para o desenvolvimento comercial e as rotas comerciais.
    - Surgimento do Renascentismo