Anamariamagalhaes

Ana Maria Magalhães

  • Nasce em Lisboa, Ana Maria Magalhães.

    Nasce em Lisboa, Ana Maria Magalhães.
    Ana Maria Magalhães, baptizada como Ana Maria Gonçalves de Oliveira Martinho, nasceu no seio de uma enorme família onde as crianças ocupavam o primeiro lugar. A casa albergava pais, avós, uma tia viúva, notável contadora de histórias. Ali eram recebidas também com frequência os muitos tios e primos, que se instalavam para passar temporadas quando vinham do Porto, da
  • Frequenta o Colégio Sagrado Coração de Maria

    Frequenta o Colégio Sagrado Coração de Maria
    Foi aluna do Colégio Sagrado Coração de Maria, onde concluiu o ensino secundário...
  • Licencia-se em Filosofia na Universidade de Lisboa.

    Licencia-se em Filosofia na Universidade de Lisboa.
    Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo acumulado, durante os três primeiros anos, com a frequência do Curso Superior de Psicologia Aplicada no ISPA. O casamento, aos 21 anos, obrigaria a uma opção. Ainda estudante, começou a trabalhar na Cambridge School e depois no Gabinete de Estudos dos Serviços de Apoio à Juventude do Ministério da Educação.
  • Inicia actividade docente...

    Inicia actividade docente...
    Iniciou a actividade docente como professora de História de Portugal do 2.º ciclo no ano lectivo de 1969/1970 no Liceu António Enes em Lourenço Marques, Moçambique. O contacto próximo com crianças africanas, indianas, chinesas e portuguesas foi tão motivante que, de regresso a Lisboa, decidiu enveredar definitivamente pela carreira docente.
  • Conhece Isabel Alçada durante Estágio Pedagógico.

    Conhece Isabel Alçada durante Estágio Pedagógico.
    No ano lectivo de 1976/1977 fez estágio pedagógico do 1.º grupo na Escola Preparatória Fernando Pessoa, em Lisboa. Conheceu Isabel Alçada em 1976, à porta da escola Fernando Pessoa em Lisboa.
  • Formadora de professores de história

    Formadora de professores de história
    Entre 1980 e 1982 desempenhou funções na Formação de Professores de História (delegada com profissionalização em exercício).
  • Técnica do Serviço de Ensino de Português no Estrangeiro.

    Técnica do Serviço de Ensino de Português no Estrangeiro.
    Em 1982 foi convidada para Técnica do Serviço de Ensino de Português no Estrangeiro. Nessa qualidade preparou e apresentou cursos de formação de professores, visitou escolas em vários países da Europa e nos Estados Unidos da América, participou em seminários do Conselho da Europa em Portugal e no Estrangeiro.
  • Lançamento do 1º livro da série «Uma Aventura»

    Lançamento do 1º livro da série «Uma Aventura»
    Em 1982, com Isabel Alçada, escreve o seu primeiro livro: Uma aventura na cidade. Não foi fácil arranjar editora, só a Editorial Caminho quis apostar na edição do livro. Uma Aventura é uma série de livros de literatura juvenil, iniciada em 1982 e que em 2013 tem 55 livros quatro dos quais recomendados pelo plano nacional de leitura. A colecção segue as diversas aventuras de cinco jovens: as gémeas Teresa e Luísa, Pedro, Chico e João e os cães das gémeas (Caracol) e o do João (Faial).
  • Colecção «Asa Delta»: Lançamento do 1º livro «O tapete mágico»

    Colecção «Asa Delta»: Lançamento do 1º livro «O tapete mágico»
    A coleção Asa Delta, escrita com Isabel Alçada, tem três volumes, e as histórias foram imaginadas para dar destaque ao artesanato português, nomeadamente: os tapetes de Arraiolos (O Tapete Mágico), a arte do azulejo (O Azulejo Mágico) e os barros de Barcelos (Os Músicos Mágicos).
  • Ler Ou Não Ler Eis a Questão

    Ler Ou Não Ler Eis a Questão
    Escrito com Isabel Alçada, é um livro pedagógico dirigido a investigadores e professores.
  • Coordenadora da reforma curricular do 2º CEB

    Coordenadora da reforma curricular do 2º CEB
    O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2.º ciclo. Nos dois anos seguintes dedicou-se a um estudo sobre os jovens e a leitura no âmbito do Instituto de Inovação Educacional.
  • Histórias dos Jerónimos

    Histórias dos Jerónimos
    Três pequenos textos ficcionais escritos com Isabel Alçada, sobre a construção, os monges e o monumento, que ajudam os jovens leitores a apreciar e entender o Mosteiro dos Jerónimos. Cronologia pormenorizada da história do Mosteiro dos Jerónimos. Álbum cartonado e ilustrado a cores.
  • Lançamento do 1º volume da colecção «História de Portugal», com o título «Os primeiros reis»

    Lançamento do 1º volume da colecção «História de Portugal», com o título «Os primeiros reis»
    Os textos desta coleção, escrita com Isabel Alçada, seguem, cronologicamente e com rigor, a História de Portugal, e conta, além disso, para cada uma das épocas da nossa História, com a parceria de prestigiados historiadores, como Jose Mattoso, Luís de Albuquerque, Maria Augusta Lima Cruz, Pedro Cardim, António Reis e Paulo Jorge Fernandes. A colecção tem, até agora 11 títulos
  • Jornal do Gil e EXPO'98

    Jornal do Gil e EXPO'98
    Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas.
  • Os Jovens e a Leitura nas Vésperas do Século XXI

    Os Jovens e a Leitura nas Vésperas do Século XXI
    É frequente ouvir anunciar o fim da palavra escrita como meio predominante de comunicação e de transmissão de saber. Já ninguém lê ou cada vez se lê menos. As crianças e os jovens ignoram ou aborrecem os livros. Mas será mesmo assim? Para ficar a saber, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada efectuaram um estudo nacional sobre o assunto.
  • Piratas e Corsários

    Piratas e Corsários
    Escrito com Isabel Alçada, é um livro recomendado para leitura orientada na sala de aula com alunos do 5º e 6º ano de escolaridade que ainda não adquiriram hábitos de leitura.
    Histórias e biografias de alguns dos grandes aventureiros dos mares, num pequeno álbum ilustrado a cores.
  • 1º Livro da colecção «Histórias e lendas» com o título, «Histórias e lendas da Europa»

    1º Livro da colecção «Histórias e lendas» com o título, «Histórias e lendas da Europa»
    Inicialmente publicadas no suplemento juvenil do jornal Público, as Histórias e Lendas da Europa e as Histórias e Lendas da América são o resultado de uma recolha notável de lendas, curiosidades, vida e obra de personalidades marcantes de cada país. Actualmente a colecção tem mais 2 livros: Portugal, histórias e lendas e Histórias e lendas de África. Mais uma parceria com Isabel Alçada.
  • Início da Colecção «Viagens no tempo» com o título «Uma viagem ao tempo dos castelos»

    Início da Colecção «Viagens no tempo» com o título «Uma viagem ao tempo dos castelos»
    Viagens no Tempo é uma Série de Livros Juvenis editados pela Caminho, com texto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrações a preto e branco de Arlindo Fagundes
    Nesta colecção encontramos uma abordagem leve e lúdica, mas rigorosa, da História, criando nos leitores um grande entusiasmo, com que se deixam levar para outras épocas, convivendo com personagens históricas. Para já conta com 15 livros...
  • Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada - Biografia

    Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada - Biografia
    A biografia e a obra das conhecidas autoras. Incluem-se numerosas propostas de trabalho. Um instrumento utilíssimo para professores.
  • Lançamento da colecção Livros do dia e da noite com o título «Diário secreto de Camila»

    Lançamento da colecção Livros do dia e da noite com o título «Diário secreto de Camila»
    Em conjuto com o livro «Diário Cruzado de João e Joana» constitui a colecção «Livros do dia e da noite», que são diários de adolescentes, aconselhados para alunos do 3ºCEB. Mais uma parceria com Isabel Alçada.
  • Série de Televisão «Uma Aventura»

    Série de Televisão «Uma Aventura»
    Uma Aventura foi uma série infanto-juvenil portuguesa, transmitida pela SIC, baseada na série literária Uma Aventura das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. Houve 4 séries, entre 2000 e 2007, com mais de 45 episódios.
  • «A gata gatilde», 1º livro da colecção «Ler dá prazer»

    «A gata gatilde», 1º livro da colecção «Ler dá prazer»
    Colecção escrita em parceria com Isabel Alçada, que conta até agora com 6 livros que procuram despertar o gosto pela leitura e o amor aos livros entre quem ainda não sabe ler ou está a aprender. Para alem deste, os títulos são: O leão e o canguru; O crocodilo Nini; A joaninha vaidosa; O João e o salticão; O avô urso Lão.
  • A Cidadania de A a Z

    A Cidadania de A a Z
    Livro escrito com Isabel Alçada, editado pelo Ministério da Educação, acerca de cidadania.
  • Lançamento do livro «Os primos e a fada atarantada», 1º da colecção «Floresta mágica»

    Lançamento do livro «Os primos e a fada atarantada», 1º da colecção «Floresta mágica»
    Parceria com Isabel Alçada. Uma forma de despertar o gosto pela leitura e o amor aos livros entre quem ainda não sabe ler ou está a aprender. Para além deste, contém os seguintes livros: Os Primos e a Bruxa Cartuxa; Os Primos e o Feiticeiro Lampeiro; Os Primos e o Mago Envergonhado; A bruxa Cartuxa na floresta dos segredos.
  • Início da colecção Quero Ser, com o livro «Quero ser actor»

    Início da colecção Quero Ser, com o livro «Quero ser actor»
    Colecção de dois livros (em 2006 lançaram «Quero ser outro»), escrita com Isabel Alçada, de grau de dificuldade de leitura I, aconselhados a alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.
  • Contos de Um Mundo com Esperança

    Contos de Um Mundo com Esperança
    Livro de contos infantis, escritos por diversos autores infantis de renome: Matilde Rosa Araújo, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Maria do Céu Ferro, Maria Fonseca Santos, Maria Alice M. Sarabando. Todos os contos têm como ponto comum o facto de conterem uma mensagem relacionada de alguma forma com os direitos da criança. Os direitos de autor deste livro reverteram a favor da Amnisita Internacional.
  • Natal! Natal Cinco histórias e uma peça de teatro

    Natal! Natal Cinco histórias e uma peça de teatro
    Cinco histórias de Nata, escritas com Isabel Alçada, que agradam a pessoas de todas as idades e enchem o coração de ternura. Uma peça de teatro para ler ou representar em família ou na escola, centrada em figuras que têm andado um pouco esquecidas: «As rainhas magas». Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
  • Há fogo na floresta

    Há fogo na floresta
    Escrito com Isabel Alçada, com ilustrações de Pedro Mendes, trazem-nos duas histórias inéditas e ajudam-nos a defender a nossa floresta, com informações úteis sobre a sua protecção, os cuidados básicos para evitar incêndios e o que fazer para dar o alerta em caso de fogo ou qualquer outro tipo de ameaça. Um livro indispensável para toda a família que nos apresenta a vida da floresta portuguesa, as nossas plantas, os nossos animais e a vivência de todos.
  • Três Fábulas

    Três Fábulas
    Escrito com Isabel Alçada. A conversa tomara, afinal, o rumo inverso do que a cegonha pretendia. Tanto quisera deslumbrara tartaruga com os seus conhecimentos e acabara fazendo uma triste figura. A outra sabia muito mais do que ela! Isso irritava-a mas também a enchia de curiosidade. Como é que, sem sair de casa, uma pessoa podia estar tão bem informada?
  • A raposa azul

    A raposa azul
    Mais uma parceria com Isabel Alçada, consta de 8 Histórias Tradicionais com Mensagens Universais. Quem ler histórias inventadas há séculos, e que foram passando de boca em boca, de pais para filhos, de avós para netos, descobre rapidamente que, por trás de personagens e lugares diferentes, se encontram mensagens comuns.
  • Rãs, Príncipes e Feiticeiros , 8 Histórias dos 8 Países que Falam Português

    Rãs, Príncipes e Feiticeiros , 8 Histórias dos 8 Países que Falam Português
    A tradição oral ganha forma escrita neste fantástico livro, composto por histórias tradicionais, lendas e contos dos oito países que, no mundo, falam a Língua Portuguesa, e por ilustrações magníficas.
  • Filme: «Uma Aventura na Casa Assombrada»

    Filme: «Uma Aventura na Casa Assombrada»
    Em 2009 foi feito o Filme Uma Aventura na Casa Assombrada, uma adaptação pela Valentim de Carvalho e pela SIC de um dos livros de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Uma aventura na Casa Assombrada com um elenco diferente da série original mas igualmente realizado por Carlos Coelho da Silva, as filmagens ocorreram em Julho e em Setembro. A Estreia decorreu no dia 3 de Dezembro de 2009.
  • O lobo Prateado

    O lobo Prateado
    Escrito com Isabel Alçada, fala de lendas e histórias tradicionais e a sua ligação aos animais... As lendas e histórias tradicionais apresentam personagens e ambientes próprios da zona do mundo onde surgiram.
  • Teki Vai à Escola

    Teki Vai à Escola
    A ONG timorense Diaktimor, baseada num projecto para a edição de livros didácticos, desenvolvidos para os alunos da pré-escola fatin ba labarik Maubara, resolveu estender os seus objectivos a todas as crianças timorenses. O "Projecto Teki" tem como desafio envolver as crianças de Timor-Leste na leitura de histórias genuinamente timorenses, nas suas duas línguas oficiais, e pretende simultaneamente proporcionar momentos de lazer e educá-las em temos importantes no seu desenvolvimento.
  • Monge Desastrado e os Pastéis de Belém

    Monge Desastrado e os Pastéis de Belém
    Este rapaz é um exemplo para todos nós - exclamou o prior, indicando o tabuleiro com um gesto breve. Fez uma bonita ação, merece recompensa. Manuel ainda olhou à procura do tal rapaz que ia ser recompensado, e ficou estupefacto quando percebeu que era ele próprio, pois não se lembrava de ter cometido nenhuma ação meritória. Escrito com Isabel Alçada.
  • Autobiografia: «Tudo tem o seu tempo»

    Autobiografia: «Tudo tem o seu tempo»
    'Tudo tem o seu tempo' é a autobiografia da escritora Ana Maria Magalhães: «Pertenço a uma enorme família, cheia de curiosas ramificações. Cresci num ambiente singular. Transporto comigo histórias engraçadas que merecem um registo. Tenho uma dívida de gratidão para com todos os que por vontade expressa ou por acaso converteram a minha infância e juventude no tesouro que ninguém me pode roubar...»
  • Batalha de Aljubarrota

    Batalha de Aljubarrota
    Com a morte do rei D. Fernando em 1383, o Tratado de Salvaterra de Magos estabelece que a Coroa de Portugal passaria a pertencer aos descendentes do Rei de Castela, passando a capital do Reino para Toledo. Depois de 2 anos de atribulações, o Rei de Castela invade Portugal em 8 de Julho de 1385 com um numero exército de 40.000 homens. Nuno Álvares Pereira tinha colocado os seus homens em posição de combate... Escrito para a Arcádia com Isabel Alçada.
  • Lançamento do livro: Ilha Arco-Iris

    Lançamento do livro: Ilha Arco-Iris
    O desafio de criar uma história especialmente dirigida a crianças que refletisse os valores da interculturalidade, temática especialmente cara aos Leigos para o Desenvolvimento, foi lançado a estas autoras tão conhecidas do público infanto-juvenil. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada corresponderam com entusiasmo, criando uma fábula em que, através da voz de diferentes animais, vão transmitindo a importância de percebermos e aceitarmos as diferenças uns dos outros, num diálogo intercultural...