HIST9LF2 - Percursos na História de Portugal do século XX (MadalenaP e BeatrizN)

  • Século XX

  • Regicídio

    Regicídio
    Foi o assassinato do Rei D. Carlos I de Portugal e dos Algarves e do seu herdeiro, Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, por assassinos simpatizantes dos interesses Republicanos e auxiliados por elementos dentro da Carbonária Portuguesa, políticos desencantados e anti monarquistas. E aconteceu na praça do comércio, em Lisboa.
    https://ensina.rtp.pt/artigo/o-regicidio-em-fotografias/
  • Implantação da república

    Implantação da república
    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
    https://ensina.rtp.pt/artigo/uma-republica-preocupada-com-a-educacao/
  • Primeira constituição republicana do país

    Primeira constituição republicana do país
    A Constituição Política da República Portuguesa de 1911 foi a quarta constituição portuguesa, e a primeira constituição republicana do país.
    https://ensina.rtp.pt/explicador/medidas-da-republica-e-o-descontentamento-popular/
  • Início da 1ª Guerra Mundial

    Início da 1ª Guerra Mundial
    Esta guerra iniciou-se com declarações de guerra sucessiva, e na guerra, portugal envia tropas para Angola e Moçambique, colónias disputadas pela Alemanha.
    https://ensina.rtp.pt/explicador/a-participacao-portuguesa-na-i-guerra-mundial-h84/
  • Entrada de Portugal na frente europeia da 1ª Guerra Mundial

    Entrada de Portugal na frente europeia da 1ª Guerra Mundial
    Portugal entrou na 1. ª Guerra Mundial (Grande Guerra) contra a Alemanha e restantes Potências Centrais – Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano, na sequência do apresamento de todos os navios germânicos surtos em águas portuguesas.
    https://ensina.rtp.pt/explicador/a-participacao-portuguesa-na-i-guerra-mundial-h84/
  • Armistício (Fim da 1ª Guerra Mundial)

    Armistício (Fim da 1ª Guerra Mundial)
    Armistício é um acordo formal, segundo o qual, partes envolvidas em conflito armado concordam em parar de lutar. Não é necessariamente o fim da guerra, uma vez que pode ser apenas um cessar-fogo enquanto se tenta realizar um tratado de paz. A palavra deriva do latim: arma (arma) e stitium (parar).
    https://ensina.rtp.pt/explicador/das-causas-ao-final-da-i-guerra-mundial-h83/
  • Tratado de Versalhes

    Tratado de Versalhes
    Foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição). Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos.
  • Golpe militar de 28 de maio

    Golpe militar de 28 de maio
    Pode ser chamado de Revolução de 28 de Maio de 1926, ou Movimento de 28 de Maio de 1926, também conhecido pelos seus executores por Revolução Nacional, foi um golpe de Estado protagonizado por militares e civis antiliberais que resultou na queda da Primeira República Portuguesa e na instauração da Segunda República Portuguesa.
    https://ensina.rtp.pt/artigo/golpe-28-de-maio-1926/
  • Salazar torna-se ministro das finanças

    Salazar torna-se ministro das finanças
    António de Oliveira Salazar, foi um ditador nacionalista português.
    O seu percurso no Estado português iniciou-se quando foi escolhido pelos militares para Ministro das Finanças durante um curto período de duas semanas. Foi substituído pelo comandante Filomeno da Câmara de Melo Cabral após o golpe do general Gomes da Costa. Posteriormente, foi de novo Ministro das Finanças entre 1928 e 1932, procedendo ao saneamento das finanças públicas portuguesas.
  • Period: to

    Salazar assume a chefia do governo

  • Início do estado novo

    Início do estado novo
    Foi o regime político ditatorial, autoritário, autocrata e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos ininterruptos, desde a aprovação da Constituição portuguesa de 1933 até à sua queda pela Revolução de 25 de Abril de 1974.
    https://ensina.rtp.pt/explicador/a-revolucao-industrial-expande-se-pela-europa-h73/
  • Início da 2ª Guerra Mundial

    Início da 2ª Guerra Mundial
    Foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados.
    https://ensina.rtp.pt/artigo/formacao-do-governo-da-uniao-sagrada-em-portugal/
  • Fim da 2ª Guerra Mundial

  • Criação da ONU

    Criação da ONU
    É uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele.
    https://ensina.rtp.pt/explicador/o-periodo-do-marcelismo/
  • Guerra Colonial Portuguesa

    Guerra Colonial Portuguesa
    Guerra Colonial, ou Guerra de Libertação, o período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas colónias — Angola, Guiné-Bissau e Moçambique — entre 1961 e 1974.
    https://ensina.rtp.pt/explicador/efeitos-humanos-e-economicos-da-guerra-colonial/
  • Revolução de 25 de Abril

    Revolução de 25 de Abril
    Também conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril ou apenas por 25 de Abri, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo.
    https://ensina.rtp.pt/explicador/o-25-de-abril-de-1974-e-o-processo-revolucionario/
  • Adesão de Portugal na CEE

    Adesão de Portugal na CEE
    É uma das consequências do 25 de abril de 1974 e das subsequentes alterações que esta resolução provocou nos aspetos económicos, político e social.
    https://ensina.rtp.pt/artigo/processo-entrada-de-portugal-na-cee/