-
Rusga foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui-se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros o que na verdade ocorreu em Cuiabá
-
Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia. Foi o levante de maior relevância da então província da Bahia. Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante.
-
A guerra dos farrapos ou revolução farroupilha foi um conflito entre o governo imperial e o sul-rio-grandense-republicano. Esse conflito durou dez anos. Existiram interesses econômicos dominantes e a principal causa dessa revolução tinha um objetivo principal que era se separar do Brasil politicamente.
-
Sabinada foi uma revolta autonomista de caráter separatista transitório. Ocorreu na Província da Bahia à época do Brasil Imperial, seus líderes foram o médico e jornalista Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva.
-
Ficou conhecida a importante revolta que se deu no Maranhão. É mais um capítulo das convulsões sociais e políticas que atingiram o Brasil no turbulento momento que vai da independência do Brasil à proclamação da República.
-
A Declaração da Maioridade de D. Pedro II, também referida na História do Brasil como Golpe da Maioridade, com o apoio do Partido Liberal e pôs fim ao período regencial brasileiro