Colonia pedro ii

Brasil

By A.R.A
  • Period: Jan 1, 1500 to

    Brasil Colônia até independencia

    De colônia a Imp;erio e depois até a Republica.
  • Jan 2, 1500

    Porugueses chegam ao Brasil

    Porugueses chegam ao Brasil
    Foi nesse dia em Pedro Alvarez Cabral descobriu o Brasil, onde conheceram os índios. Eles vieram para o Brasil para tomar posse do território que era seu defenido pelo de Tordesilhas, que dizia que tudo que estava a oeste da linha imaginaria pertencia a Espanha e leste a Portugal.
  • Period: Feb 17, 1500 to Feb 17, 1530

    Pau-Brasil

    Tempo em que os indios davam Pau-Brasil em troca de mercadorias como armas, tecidos, espelhos, etc. O Pau-Brasil era usado para tingir tecidos e outras coisas lá na Europa.
  • Feb 17, 1530

    A formação das Capitanias Hereditárias

    A formação das Capitanias Hereditárias
    Ano em que o Brasil foi divido em Capitanias Hereditárias para pai a filho. A sociedade era hierarquizada e patriarcal, ou seja quem era o dono da Capitania mandava em tudo. Isso quer dizer que ele mandava em sua familia, sua terra e em tudo que acontecia em seu engenho.
  • Period: Feb 17, 1530 to

    Cana-de-açucar

    Tempo em que cana-de-açucar era o principal produto economico do país. A cana era de boa qualidade, porém, depois, os holandeses começaram a produzir cana também, as vendas baixaram muito. A cana do holandeses era de boa qualidade e baixo custo,
  • Period: to

    Escarvidão no Brasil

    A escravidão no Brasil começou nas lavouras de cana-de-açucar para ajudar na produçao. Isso foi até o final do século XIX
  • Period: to

    Ciclo do Ouro

    Tempo em que os brasileiros e potrugueses começaram a explorar o ouro brasileiro. Isso fez que o território brasileiro aumentasse, pois eles começaram a explorar em outros lugares o ouro. Com isso, a população aumentou e o território.
  • Vinda da Familia Real

    Vinda da Familia Real
    Oa exércitos franceses comandados por Napoleão Bonapartee dominaram diversos países. Sem conseguir submeter os ingleses, o governo decretou o Bloqueio Continental. O governo português não atacou a proibição de fazer comércio com os ingleses, e oreino foi invadido pelos franceses, com apoio de tropas espanolas. Com isso, a Familia Real decidiu vim para o Brasil para fugir do Napoleão.
  • Elevação do Brasil a Reino Unido

    Elevação do Brasil a Reino Unido
    Com a vinda da Familia Real, o Brasil. D. João VI elevou o brasio a Reino Unido de Portugal e Algavarez. Isto deu o Brasil um status politicos equivalente ao de Portugal.
  • Revolução Liberal

    Revolução Liberal
    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em agosto de 1820 na cidade do Porto, ao norte de Portugal, espalhando-se rapidamente para outras regiões do país até chegar à capital, Lisboa. Eles querima acabar com o absolutismo do rei e que ele obedece uma constituição de leis.
  • Independência do Brasil

     Independência do Brasil
    Foi no dia em que Dom Pedro I declarou a independência do Brasil. Foi nesse dia em que a frase famosa - "Independência ou morte".
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    Foi a fase em que corresponde ao governo de Dom Pedro I. Começa com a independência do Brasil e terminou com a abdição de Dom Pedro I.
  • Reunião para nova Constituição

    Reunião para nova Constituição
    Deputados da Assembléia Nacional Constituinte, se reuniram para criar uma nova constituição.
  • Constituinte de 1823

    Constituinte de 1823
    Foi elaborado um ano depois da independêcia do Brasil. Defendia os interesses dos grandes propritário rurais, que havaim influenciado na independência do Brasil. Ficou conhecido como a constituição da Mandioca, pois havia o voto censitario, que era por quantidade de dinheiro e por isso só os grandes propritarios rurais votavam. Também proibia estrangeiros de ocupar cargos de deputados e senadores. Também queriam reduzir os poderes do imperador e ampliar os do Legislativo.
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    Nessa constituição havia quatro poderes: o Legislativo, Judiciario, executivo e o moderador, que era o poder só do imperador, que era a chave de toda a organização e era o poder acima de todos os outros, esse poder tinha poder sobre todos e nada passava sem a aprovação dele.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    A reação mais enérgica occoreu em províncias do Norte, em Julho de 1824, lideradada por políticos de Pernabuco. Eles queriam que o Nordeste se separasse do Império. No final, todos os revoltantes forma mortos, pois perderam a revolta.
  • Guerra da Cisplatina

    Guerra da Cisplatina
    Envolveu as forças brasileiras e da provincia de Buenos Aires. As duas forças disputavam a posse da Banda Oriental, que incluia a antiga colônia de Sacramento - incorporada ao Brasil em 1821, com o nome de provincia Cisplatina. Isso prejudicou os ingleses, pois os conflitos também aconteciam na bacia da Prata. Em 1828 os dois lados fizeram um acordo em que a região se tornou-se um país independente chamado de República Oriental do Uruguai. Isso deixou a imagem do imperador ficou desgastada.
  • Crise com a Coroa portuguesa

    Crise com a Coroa portuguesa
    Com a morte de seu pai em 1826, ele herdou o trono portugues. Porém, os politicos não queriam que ele fosse nem imperador do Brasil e nem o rei de Portugal. Miguel deu um golpe e em 1828 se proclamou rei. Depois, Pedro I consegiu pegar o trono de seu irmão, Miguel.
  • Falência do Banco do Brasil

    Falência do Banco do Brasil
    O Banco do Brasil vai a falência. Isso criou uma forte crise economica no Brasil.
  • A morte de Líbero Badaró

    A morte de Líbero Badaró
    Foi assasinado o Jornalista Líbero Badaró, um dos jornalistas que faziam oposição ao governo imperial. A oposição pública ficou indignado ap saber que D. Pedro thinha ligações com o crime.
  • Noite das Garrafadas

    Noite das Garrafadas
    O imperador viajou para Minas Gerais, onde a população não deu muita importância à visita. Em resposta ao comportamento dos mineiros, o partido português organizou uma festa para o manorca que regressava ao Rio de Janeiro. Os políticos liberais resolveram impedir a realização da festa.
    Foi um conflito que tomou as ruas. Portugueses e brasileiros entraram em choque.
  • Period: to

    Periodo Regencial

    Começou com a abdicação de D. Pedro I. Após a sua partida deixou seu filho Perdo, com o trono brasileiro para que D. Pedro podesse ficar com o trono portugues. Porém, seu filho era muito pequeno e teria que esperar.
  • Fases do Período Regencial

    Fases do Período Regencial
    A primeira foi de 1831 a 1837, quando prevaleceram as idéias dos liberais e certa autonomia nas províncias , e ficou conhecida como avanço liberal.
    A segunda vai de 1837 a 1840, foi denominada regresso conservador.
  • Restauradores

    Restauradores
    Esse grupo defendia D. Pedro para que ele voltasse ao governo.
    Eram comerciantes porugueses ligados ao antigo comércio colonial.
    Figuras destavadas: José Bonifacio de Andrade e Silva
    Jornais: Caramuru.
    Associação: Sociedade Conservadora da Constituição e depois Sociedade Militar
  • Liberais Exaltados

    Liberais Exaltados
    Defendiam a centralização do poder, a autonomia adminastriva das provimcias, o sistema fedralista e muitos eram republicanos.
    Profissionais liberais, pequenos comerciantes, funcionários públicos modestos e miliatres de baixa patente. Viviam e trabalhavam nas cidades.
    Figuras destacadas: Cipriano Barata, Borges de Fonseca, Miguel Frias, Rangel de Vasconcelos e Augusto May.
    Jornais: A Malagueta, A sentinela da Liberdade
    Associações: Sociedade Federalista
  • Liberais Moderados

    Liberais Moderados
    Objetivos: Lutavam plea preservação da unidade territorial do país. Defendiam a monarquia, mas sem absolutismo. Manter escravidão e a rodem scial. Ampliar poder dos governantes das províncias.
    Setores sociais respresentados: Grandes proprietarios rurais de São Paulo, Rio de Janeiro, MG e do Nordeste.
    Destaques: Diogo Antônio Feijó, Evaristo da Veoga e Bernado Pereira de Vasconselhos.
    Jornal: Aurora fluminense.
    Associação: Sociedade Defensora ds Independência Nacional.
  • Malês

    Malês
    A chamada Revolta dos Malês (também conhecida como revolta dos escravos de Alá) registrou-se de 25 a 27 de Janeiro de 1835 na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia, no Brasil. Consistiu numa sublevação de caráter racial, de escravos africanos das etnias hauçá e nagô, de religião islâmica, organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos.
  • Period: to

    Cabanagem

    A Cabanagem foi uma Revolta que ocorreu em 1825e foi até 1840 no Grão-Pará. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. No final, eles perderam. Os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) participaram.
  • Period: to

    Farroupilha

    A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. Causas foram: Descontentamento político, Revolta com os altos impostos, entre outros. No final, Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou.
  • Period: to

    Sabinada

    A Sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838. Ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. Os revoltosos eram contrários às imposições políticas e administrativas impostas pelo governo regencial. Estavam profundamente insatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo da Bahia.
  • Sabinada Final

    O governo central, sob a regência de regente Feijó, enviou tropas para a região e reprimiu o movimento com força total. A cidade de Salvador foi cercada e retomada. Muita violência foi usada na repressão. Centenas de casas de revoltosos foram queimadas pelas forças militares do governo.
    Entre revoltosos e integrantes das forças do governo, ocorreram mais de 2 mil mortes durante a revolta. Mais de 3 mil revoltosos foram presos. Assim, em março de 1838, terminava mais uma rebelião do período regen
  • Period: to

    Balaida

    Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841. Grande parte da população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Estes fazendeiros comandavam a região e usavam a força e violência para atingirem seus objetivos políticos e econômicos. Após perder a Vila de Caxias, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, se entregou as tropas oficiais. Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era o fim da revolta.
  • Proclomação da Republica

    Proclomação da Republica
    Foi um acontecimento politico-militar que começou um republica fedrativa presidencialista. Disbancou uma monarquia constitucional parlamentalista e deu fim ao Imperador D. Pedro II.
  • Period: to

    Período da República Militar (ou da Espada)

    Durante este período, o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
  • A Primeira Revolta da Armada

    A Primeira Revolta da Armada
    Em novembro de 1891, registrou-se como reação à atitude do presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca que, em meio a uma crise institucional, agravada por uma crise econômica, e com dificuldades em negociar com a oposição, em flagrante violação da Constituição recém-promulgada em 1891, ordenou o fechamento do Congresso.
  • A Segunda Revolta da Armada

    A Segunda Revolta da Armada
    Começou a delinear-se em Março de 1892, quando treze generais enviaram uma Carta-Manifesto ao Presidente da República, marechal Floriano Peixoto. Este documento exigia a convocação de novas eleições presidenciais para que, cumprindo-se o dispositivo constitucional, se estabelecesse a tranquilidade interna na nação. Floriano reprimiu duramente o movimento, determinando a prisão de seus líderes.
  • Period: to

    A Guerra de Canudos

    Nos sertões da Bahia, milhares de sertanejos, fugindo da miséria trazida pelas secas e sujeição aos coronéis, juntaram-se ao redor do pregador viajante Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro.
  • Period: to

    Período da República do Café-com-leite (Oligárquica)

    As oligarquias são grupos sociais formados por aqueles que detêm o domínio da cultura, da política e da economia de um país, e que exercem esse domínio no atendimento de seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares.
  • Period: to

    Guerra dos Canudos

    Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos[1] foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
  • Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina
    O início do período republicado da História do Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O Rio de Janeiro não escapou desta situação. No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
  • A Revolta da Chibata

    A Revolta da Chibata
    Em novembro de 1910 as tripulações do Encouraçado São Paulo, do Encouraçado Deodoro, do Encouraçado Minas Gerais e do Cruzador Bahia, lideradas pelo marinheiro João Cândido, se revoltaram no Rio de Janeiro contra os maus tratos, a má alimentação e o excesso de trabalho.
  • Period: to

    A Guerra do Contestado

    Em 1912, a fronteira entre Santa Catarina e Paraná foi motivo de uma disputa pela posse de terras que recebeu o nome de Guerra do Contestado. Sertanejos, imigrantes e nordestinos faziam parte do grande número de pessoas, sem terras e na miséria, que participaram deste conflito de cunho milenarista e messiânico.
  • Period: to

    Semana de Arte Moderna

    A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13 a 17 de fevereiro, no Teatro Municipal da cidade.
  • Os 18 do Forte

    Os 18 do Forte
    A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana ocorreu em 5 de Julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha brasileira. Foi feita por 17 militares e 1 civil que reivindicavam o fim das oligarquias do poder.
  • Revoltas de 1924

    Revoltas de 1924
    Ocorreram novas rebeliões tenentistas, dessa vez no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
  • Period: to

    Coluna Prestes

    A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda população.
  • Crise de 1929

    Crise de 1929
    Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus. Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drastic
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.1
  • Period: to

    Governo Provisório

    Mediante a decisiva importância que os militares tiveram na consolidação da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo. Em sua grande parte, os principais representantes das alas militares que apoiaram Vargas obtiveram as chamadas interventorias estaduais. Pela imposição do presidente, vários militares passaram a controlar os governos estaduais.
  • Period: to

    Governo Constitucional

    esse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional (1934 a 1937), observou-se a ascensão de dois grandes movimentos políticos em terras brasileiras. De um lado estava a Ação Integralista Brasileira (AIB), que defendia a consolidação de um governo centralizado capaz de conduzir a nação a um “grande destino”. Esse destino, segundo os integralistas, só era possível com o fim das liberdades democráticas, a perseguição dos movimentos comunistas e a intervenção máxima do Estado na economia.
  • Period: to

    Estado Novo

    O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial. O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a modernização industrial e investimentos e infra-estrutura.
  • Period: to

    Governo Dutra

    Eurico Gaspar Dutra foi o 16º presidente do Brasil. Seu mandato como presidente da República teve início em 31 de janeiro de 1946, finalizando em 31 de janeiro de 1951. Durante o governo do presidente Dutra foi elaborada a Constituição de 1946.
  • Period: to

    Governo e Suicídio de Vargas

    Pesidente da República em 1950, através das vias democráticas. Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas,.Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito para evitar o golpe militar.
  • Eleicao de Vargas

    Eleicao de Vargas
    Getulio foi lancado como candidato pelo PTB para suceder Dutra. O PSD lancou o Cristiano Machado, e a UDN lancou Eduardo Gomes. Crisitiano foi abandonado pelo seu partido, e o PSD apoio Getulio. Gomes nao apoiou o salario minimo e os integrais, por isoo perdeu e Getulio ganhou.
  • Suicídio de Vargas

    Suicídio de Vargas
    Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.
  • Period: to

    Governo de JK

  • Period: to

    Governo de JK

    JK colocou em ação o Plano de Metas e a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central. Abriu a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas.
  • Eleição de JK

    Eleição de JK
    Pela aliança PSD-PTB, Juscelino foi eleito Presidente da República em outubro de 1955 com 36% dos votos — na época as eleições se realizavam em turno único. . Em seu mandato presidencial, Juscelino lançou o Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado de Plano de Metas.
  • Eleição de Jânio Quadros

    Eleição de Jânio Quadros
    ânio da Silva Quadros foi eleito presidente do Brasil, através do voto direito, nas eleições presidenciais de 1960. Jânio, que já havia sido vereador, prefeito e governador do estado de São Paulo, fez uma campanha eleitoral baseada na identificação com as massas. Jânio governou apenas sete meses, pois renunciou em 25 de agosto de 1961. Durante este breve período, tomou medidas polêmicas de pouca importância, sofreu duras críticas e não conseguiu estabelecer uma relação harmônica com o Congresso.
  • Construção de Brasília;

    Construção de Brasília;
    A inauguração de Brasília foi, sem dúvida, um dos momentos que marcou o ano de 1960 no Brasil. Foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer a pedido do então presidente Jucelino Kubichek. A construção de Brasília demorou quase quatro anos.
  • Period: to

    Governo de Jânio Quadros

    Jânio governou apenas sete meses, pois renunciou em 25 de agosto de 1961. Tomou medidas polêmicas de pouca importância, sofreu duras críticas e não conseguiu estabelecer uma relação harmônica com o Congresso Nacional.
  • AI 1

    AI 1
    Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto à eleição, ao mandato e aos poderes do Presidente da República; confere aos Comandantes-em-chefe das Forças Armadas o poder de suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos, excluída a apreciação judicial desses atos; e dá outras providências.
  • Period: to

    Regime Militar

    Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
  • Period: to

    GOVERNO CASTELLO BRANCO

    Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.
    Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA).
  • AI 2

    AI 2
    Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto ao processo legislativo, às eleições, aos poderes do Presidente da República, à organização dos três Poderes; suspende garantias de vitaliciedade, inamovibilidade, estabilidade e a de exercício em funções por tempo certo; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes; e dá outras providências.
  • Period: to

    GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)

    Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país.
  • AI 5

    AI 5
    Suspende a garantia do habeas corpus para determinados crimes; dispõe sobre os poderes do Presidente da República de decretar: estado de sítio, nos casos previstos na Constituição Federal de 1967; intervenção federal, sem os limites constitucionais; suspensão de direitos políticos e restrição ao exercício de qualquer direito público ou privado; cassação de mandatos eletivos; recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores; exclui da apreciação judicial ato
  • Period: to

    GOVERNO MEDICI

    Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ". A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país.
  • Period: to

    O Milagre Econômico

    Na área econômica o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do Milagre Econômico. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país.
  • Period: to

    OVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)

    Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).
  • Period: to

    GOVERNO GEISEL

    Geisel anuncia a abertura política lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço. Nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das grandes cidades.