Brazil flag

História do Brasil

  • Apr 22, 1500

    Conquista do território pelos portugueses em 1500;

    Conquista do território pelos portugueses em 1500;
    Chegada dos portugueses no Brasil devido ao tratado de Tordesilhas que definiu qual terra era de Portugqal e de Espanha e também para a expansão mercantilista portuguesa.
  • Period: Apr 22, 1500 to Apr 22, 1534

    Fase pré-colonial de 1500 até 1534

    Extração do Pau-Brasil através a pratica de escambo que foi a troca de mercadorias entre os portugueses e os indígenas.
  • Apr 23, 1534

    Início da colonização propiamente dita

    Início da colonização propiamente dita
    Início da colonização com a formação das Capitanias Hereditárias que foram um sistema de administração territorial que consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares para evitar invasões estrangeiras nelas nas capitanias foram criados os primeiros engenhos de açucar .
  • Guerra dos Palmares

    Guerra dos Palmares
    os escravos negros geraram uma concentração quilombola na região Nordeste do país que ficou conhecida como Palmares. O quilombo foi crescendo aos poucos, com a adesão de escravos fugitivos, até ocupar uma área territorial de cerca de 200 km².No dia 20 de novembro de 1695, após as torturas com os mais de 400 prisioneiros negros, Zumbi foi delatado, capturado, assassinado e teve sua cabeça exposta em praça pública no Recife, numa tentativa lusitana de atemorizar os escravos em geral.
  • Revolta de Beckman

    Revolta de Beckman
    A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão)., para finalizar as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão, para acabar com o monopólio. A corte portuguesa reagiu e os revoltosos foram presos e julgados e os irmãos Beckman e Jorge Sampaio foram condenados à forca.
  • Guerra dos Emboabas

    Guerra dos Emboabas
    Conflito armado ocorrido na região de Minas Gerais, envolvendo os bandeirantes paulistas era comandado pelo bandeirante Borba Gato e os emboabas eram liderados pelo português Manuel Nunes Viana. Disputa pela exploração das minas de ouro recém-descobertas na região. Os bandeirantes paulistas, expulsos da região das Minas Gerais, foram procurar em busca de ouro nas regiões de Goiás e Mato Grosso.
  • Guerra dos Mascates

    Guerra dos Mascates
    foi uma rebelião de caráter nativista, ocorrida em Pernambuco que envolveu as cidades de Olinda e Recife.Disputa entre Olinda e Recife pelo controle do poder político em Pernambuco. Crise econômica na cidade de Olinda. Favorecimento da coroa portuguesa aos comerciantes de Recife. Forte sentimento antilusitano, principalmente entre a aristocracia rural de Olinda. O governador de Pernambuco ordenou a prisão dos principais líderes do movimento. A autonomia de Recife permaneceu após o conflito.
  • Revolta de Vila Rica

    Revolta de Vila Rica
    oi um movimento social de caráter nativista na atual Ouro Preto, Minas Gerais. Aumento da exploração colonial,Criação das Casas de Fundição no Brasil,Portugal decretou a proibição da circulação do ouro em pó.ouve a separação da capitania de São Paulo de Minas Gerais. As casas de muitos revoltosos foram queimadas pelas tropas do governo
  • Conjuração Mineira

    Conjuração Mineira
    principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. O lema da Conjuração Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”.xploração política e econômica exercida por Portugal sobre sua principal colônia, Derrama, A proibição da instalação de manufaturas. Os inconfidentes foram presos e condenados. Enquanto Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado, os outros foram exilados na África.
  • Conjuração Baiana

    Conjuração Baiana
    foi uma revolta social de caráter popular e teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa.Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.Insatisfação popular com o elevado preço cobrado. Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil.O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos. quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador.
  • vinda da famíla real ao Brasil

    vinda da famíla real ao Brasil
    Chegaram ao Brasil, pois a França criou o bloqueio continental que era para todos os paises em volta da inglaterra fecharem seus portos, mas Portugal tinha uma relacao forte com a Inglaterra e nao obedeceu a Napoleao. Entao Napoleao mandou uma carta dizendo que se em 30 dias Portugal nao fechassem seus portos iriam ser atacados pelo Exercito frances, D Joao com emdo fugiu para o BRasil com 15.000 pessoas de sua corte.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves

    Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves
    O Brasil equiparava-se à metroplo e adquiria autonomia. Essa medida foi interpretada como uma forma de a dinastia de Bragança. Em 1818 D. João foi nomeado o rei do REino Unido de Portgal, Brasil e Algarves.
  • Revolução Pernanbucana

    Revolução Pernanbucana
    Foi um movimento social (revolta) de caráter emancipacionista, causada pela insatisfação popular com achegada e funcionamento da corte portuguesa no Brasil, quantidade de portugueses nos cargos públicos, impostos e tributos criados no Brasil por D. João VI, Influência dos ideais iluministas. Tinha como objetivo principal a conquista da independência e queriam implantar um regime republicano. D.João VI organizou uma forte repressão militar contra os revoltosos, os lideres foram mortos.
  • retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal

    retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal
    D. João volta para Portugal porque estava com medo de perder seu trono, pois era o rei, entao deixa seu filho Dom Pedro no BRasil evai para Portugal
  • Independencia do Brasil

    Independencia do Brasil
    A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política. D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil. D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822
  • Período Regencial

    Período Regencial
    Foi o periodo em que Dom Pedro I abidica de seu trono em favor de seu filho Dom Pedro de Alcantara, mas como seu filho era menor de idade, nesse tempo o BRasil foi governado por regencias: Trina provisoria, Trina permanente e a Una. Acabou com o golpe da maioridade.
  • Primeiro Reinado

    Primeiro Reinado
    Período em que D. Pedro I governou o Brasil como Imperador, entre 1822 e 1831, ano de sua abdicação. O primeiro reinado compreende o período entre da independência do Brasil e de quando abdicou do trono brasileiro. Com a formação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
  • Segundo Reinado

    Segundo Reinado
    foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denota-se nesta época a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai em 1870, e mudanças profundas na situação social, como a gradativa libertação dos escravos negros e o incentivo de imigração para a força de trabalho brasileira.
  • Abolição da Escravidão

    Abolição da Escravidão
    Foi um movimento político que visou à abolição da escravatura e do comércio de escravos. Desenvolveu-se durante o iluminismo. Criando a Lei de eusébio de Queirós em 1850 que proibia o trafico negreiro, a lei do ventre livre que protegiam todos os filhos de escravos nascidos, lei do Sexagenario que defendia os escravos com mais de 60 anos (Eram libertos) e em 1888 veio a lei Aurea assinada pela Princesa Izabel, que acabava com a Escravidão no BRasil.
  • O período da República Velha

     O período da República Velha
    entre os anos de 1889 e 1930, quando a elite cafeeira paulistana e mineira revezava o cargo da presidência da República movida por seus interesses políticos e econômicos. entre os anos de 1889 e 1930, quando a elite cafeeira paulistana e mineira revezava o cargo da presidência da República movida por seus interesses políticos e econômicos.
  • Governo do Marechal Deodoro da Fonseca

    Governo do Marechal Deodoro da Fonseca
    foi o primeiro presidente do Brasil após a Proclamação da República de 15 de novembro de 1889. Deodoro da Fonseca já mantinha essa rigidez militar quando era Ministro da Guerra durante a Guerra do Paraguai, no governo de D. Pedro II. Em 23 de novembro de 1891, o presidente Marechal Deodoro da Fonseca renunciou ao cargo após a ameaça do almirante da Marinha Custódio de Melo de bombardear a Baía de Guanabara.
  • Governo de Marechal Floriano Peixoto

    Governo de Marechal Floriano Peixoto
    foi o vice de Deodoro da Fonseca e assumiu a presidência após a renúncia deste. Recebeu o apoio de militares florianistas e de oligarquias estaduais antideodoristas. O presidente achou necessário governar pela força devido aos inúmeros problemas enfrentados pela nação e ganhou com isso o apelido de "Marechal de Ferro". enfrentou protestos da oposição que não o aceitava como presidente. Em 1893 ainda enfrentou mais 2 revoltas: A Revolta Federalista do Rio Grande do Sul e A Revolta da armada.